quinta-feira, 30 de junho de 2011

Campanha: Ciência não é contra religião

Lançada pelos sites Teismo.net e Quebrando o Encanto do Neo-ateísmo há alguns meses.

"São lançados 5 banners mostrando 5 de vários cientistas religiosos que fizeram a diferença no mundo da cosmologia, da física, da matemática e muito mais – a saber, Lemaitre, Mendel, Pascal, Ronald Fisher e Francis Collins.

Antes de tudo, um esclarecimento necessário: não lançamos estas imagens aqui com a intenção de ser um argumento para a existência de Deus – não há um argumento sólido (como pretendem alguns neo-ateus) ao dizer algo do tipo “os cientistas devem ser ateus, portanto, não há Deus”, nem na sua versão oposta. Não há nexo lógico nenhum nessa afirmação assim como não há como qualquer de informação desse tipo servir de base para algum argumento para a existência ou inexistência de Deus.

Repetindo: não defendemos que isso seja um argumento para a existência de Deus.A única intenção dessas imagens é trazer à tona a verdade – que não há incompatibilidade entre ciência e teísmo. Além disso, não precisaremos ouvir mentiras de neo-ateus passando limpo ao lançarem mão de slogans do tipo “se é cientista, então é ateu”.

Essas imagens terão como intenção também a divulgação do material teísta e anti-neo-ateístas, com o foco em destruir o preconceito contra os religiosos que tem nascido no Brasil e crescido cada vez mais."




Se você está interessado pela causa também, divulgue essas imagens em seu blog/site/rede social!

Abraços, Paz de Cristo :)

12 comentários :

  1. quantos acreditas que :
    - faziam ciência com base no teísmo?
    - escondiam as suas descobertas por causa da igreja?
    - deitaram para o lixo as suas descobertas por irem contra as crenças divinas?
    - adaptavam as suas descobertas para baterem certo com crenças divinas?


    E já agora, Alan Turing teve um papel importantíssimo na 2º guerra mundial. Possivelmente os aliados venceram os nazis graças a ele.
    Há 50 anos atrás suicidou-se por pressões relativas à sua homossexualidade.

    Gênesis 19:1-13; Levítico 18:22; Romanos 1:26-27; I Coríntios 6:9; Romanos 1:26-27

    Não há incompatibilidade entre ciência e teísmo ?

    ResponderExcluir
  2. -Fazer ciência com base no teísmo: O teísmo é uma ótima motivação para investigação científica (mas é claro que não é a única). Saber que Deus fez esse mundo cheio de mistérios e nos deu capacidade para descobrí-los é o que me motiva a investigar o Universo, além do fascínio pela natureza. Se tenho esse fascínio, a admiração por quem a criou é ainda maior. Muitos cientistas também pensavam assim, todo o desevolvimento científico que houve na Idade Média, tanto no mundo árabe quanto europeu foi com base nesse pensamento.
    -Esconder descobertas por causa da Igreja: Não creio que ninguém tenha feito isso. O padre Nicolau Copérnico e o católico fervoroso Galileu não tiveram medo de expor a verdade, mesmo sabendo que poderiam ser mortos por isso. E eu não aprovo a Instituição Romana como uma verdadeira instituição Cristã, com base nos seus atos históricos e de dogmas contraditórios com a Bíblia. Sou um cristão reformado.
    -Jogar fora descobertas por entrar em conflito com crenças: Minha crença é que Deus criou o Universo. Como Ele criou não é assunto de fé, mas de investigação científica. Não há como haver conflitos desta maneira. Além disso, não há evidências científicas de que Deus tenha criado (nem pode haver, por definição), mas há fortes argumentos lógicos e filosóficos para isso.
    -Adaptar descobertas com as crenças: Indo pelo mesmo raciocínio acima, essa também não faz sentido. Não há conflito entre crenças e descobertas porque as duas simplesmente não se tocam. Discutir sobre Deus está no plano metafísico, e sobre o Universo está no plano físico.

    -Gênesis 19: Não vi o que há de anti-científico nesse texto. Poderia me explicar?
    -Levítico 18, Romanos 1: O que a ciência diz sobre homossexualismo? Nada conclusivo ainda.
    -1 Co 6.9: "Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus?" Não entendi a incompatibilidade.

    Continuam faltando argumentos sólidos, nmhdias...
    Abraços, Paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  3. As passagens bíblicas foram apenas para demonstrar a incompatibilidade com os homossexuais e como indirectamente influência os que praticam ciência.

    De qualquer forma aceito o argumento de que a falha esteja nos homens.

    Façamos a leitura do Génesis.

    Bíblia "No princípio criou Deus os céus e a terra."
    Ciẽncia No princípio houve um "bigbang"

    Bíblia E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.
    Ciẽncia Os continentes movem-se por deslocação das placas tectónicas

    Bíblia E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi.
    Ciẽncia Toda a água que existe foi trazida pelo metoritos

    Bíblia E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.
    Ciẽncia Não há qualquer separação entre dia e noite, apenas gradientes de luz. A dimensão tempo varia conforme a velocidade.

    Bíblia E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
    Ciẽncia As espécies surgiram por selecção natural, gradualmente ao longo de milhões de anos sem qualquer evidência de design

    Bíblia E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.
    Ciẽncia As estruturas corporais dos carnívoros não são compatíveis com o vegetarismo

    ResponderExcluir
  4. A ciência deve ser livre de predefinições; os cientistas trabalham baseados apenas nos axiomas da lógica, matemática e do método científico. É preciso saber separar suas crenças ou opiniões pessoais do seu trabalho investigativo. Se suas crenças estiverem corretas, provavelmente o resultado da sua pesquisa será compatível com a sua crença... se não, você teria um motivo para não acreditar. Até hoje não encontrei nada que abalasse aquilo no que acredito.

    Veja bem, sua interpetação do Gênesis é forçada e totalmente ridícula em alguns pontos, mesmo você escrevendo estas frases ainda não vejo nenhum incompatibilidade... sugiro que leia meu artigo "Interpretação Literal do Gênesis?", partes 1 e 2. (Veja na aba "mais acessados")

    "Sem qualquer evidência de design" - discordo. É preciso ser cego pra não ver. Ou ter uma profunda necessidade de não acreditar... hehe

    Abraços, Paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  5. Por outro lado, religiosos aos quais VC faz referência são contra a ciência ...

    ResponderExcluir
  6. "Até hoje não encontrei nada que abalasse aquilo no que acredito."

    Simplesmente pq vc não usa o filtro de evidências para analisar o que vc crê. Vc usa só seu bias e a adaptação do que vc aceita da ciência e conhecimento humano para ligá-los ao que vc crê.

    ResponderExcluir
  7. Kepler foi excomungado pela igreja protestante ... E vc acha que ninguém tenha encoberto informações científicas por causa da igreja.

    Como eu já disse antes, seu blog não passa de PIADA.

    Fique no amor dos Pôneis Malditos!!!!

    ResponderExcluir
  8. Ciência não é contra a religião. Ciência está cagando e andando para o que a religião diz. Se um religioso quiser produzir ciência, ele será bem vindo. Se ele quiser vender que os dogmas religiosos dele são ciência, ele será refutado em suas alegações.

    Já as religiões fazem questão de brigar umas contra as outras e de atacar a ciência quando ela mostra que os dogmas de uma religião ou outra são falsos.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo(s),

    "religiosos aos quais VC faz referência são contra a ciência"

    Quais?

    "Simplesmente pq vc não usa o filtro de evidências para analisar o que vc crê. Vc usa só seu bias e a adaptação do que vc aceita da ciência e conhecimento humano para ligá-los ao que vc crê."

    O que é bias?

    Essa sua interpretação da minha estrutura psicológica é totalmente irrelevante.

    "Kepler foi excomungado pela igreja protestante"

    Uma possível justificativa para isto foi dada em http://respostasaoateismo.blogspot.com/2011/08/alma-da-ciencia-anotacoes-do-primeiro_27.html

    "E vc acha que ninguém tenha encoberto informações científicas por causa da igreja."

    Talvez tenham encoberto, e isso é extremamente lamentável. A instituição Romana medieval estava quase que totalmente corrompida, é praticamente impossível chamar aquilo, à luz da Bíblia, de cristianismo.

    "Como eu já disse antes, seu blog não passa de PIADA."

    Hum, então você é o mesmo anônimo dos outros posts... é, acho que está "inspirado" ultimamente, né?

    "Fique no amor dos Pôneis Malditos"

    Esse comercial é realmente engraçado. Só vi uma vez, eu quase não vejo televisão.

    (continua)

    ResponderExcluir
  10. "Ciência não é contra a religião. Ciência está cagando e andando para o que a religião diz. Se um religioso quiser produzir ciência, ele será bem vindo."

    Concordo que as duas estão fora de escopo, assim uma é necessariamente indiferente ao que a outra diz.

    "Se ele quiser vender que os dogmas religiosos dele são ciência, ele será refutado em suas alegações."

    Concordo, exatamente pelo que disse anteriormente.

    "Já as religiões fazem questão de brigar umas contra as outras"

    Isso é irrelevante para o conteúdo da postagem, estamos falando contra a oposição entre ciência e religião e não sobre as religiões entre si.

    "e de atacar a ciência quando ela mostra que os dogmas de uma religião ou outra são falsos."

    Isto é porque algumas religiões insistem em fazer dogmas com conteúdo científico. Aí quando a ciência descobre que não era daquele jeito, os religiosos se ferram. Como já disse acima, o escopo do conhecimento científico e doutrina religiosa nunca se toca. Por exemplo, um dos "dogmas" do cristianismo é que há um Criador pessoal do Universo. Isto não contradiz em nada a ciência, enquanto discutir como Deus teria criado o Universo, ou como ele surgiu, é assunto estritamente científico. Esse é só o exemplo mais "manjado".

    Abraços, Paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  11. Gostei do blog, meu caro.
    Parabéns, não deixe o trabalho parar.

    Ah, sei que o Blogger é confiável, mas faz um backup dos posts e guarda. rs(?)

    Abs.

    ResponderExcluir
  12. T. Mileto,

    eu não quero parar com meu trabalho. Mas eu sou muito ocupado, faço muitas coisas ao mesmo tempo. POr isso atualmente a atualização do blog está um pouco mais lenta.

    Obrigado por acompanhar o blog, não se esqueça de divulgá-lo.

    E sobre fazer backup, é uma boa ideia, uma outra ideia que também já tinha pensado é disponiblizar todas as postagens em formato pdf. Tentarei fazer isso nas férias.

    Abraços, Paz de Cristo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...