quarta-feira, 15 de junho de 2011

10 fatos bíblicos que não estão na Bíblia


Não costumo postar listas top 10 ou mesmo curiosidades por aqui... mas resolvi abrir uma exceção, só pra quebrar o clima sério e às vezes maçante do blog para um pequeno momento de descontração... e aproveitando pra desbancar muitos clichês que alguns pensam ser fatos bíblicos, mas na verdade não são!

Abraços, Paz de Cristo :)


1 - Adão e Eva não comeram maçã alguma no Éden. A tal maçã – que nunca existiu – não tinha ligação com sexo (já que esse era ordenado a ser feito: Deus viu que era bom para o casal), mas era o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. A proibição informava que a ingestão da mesma causaria a necessidade imediata de lidar com o delicado e humanamente impossível senso de justiça entre certo e errado que nos leva a bancarrota desde a queda.

2 - Deus não expulsou o casal primordial do paraíso por comerem do fruto, mas para evitar que chegassem ao estado eterno daquela condição de morte, ingerindo do fruto de outra árvore do Jardim, que dava vida eterna (alguém diria que então seríamos zumbis...).

3 - A tradução mais correta de Jardim do Éden seria POMAR do Éden.

4 - Não haviam três reis magos no presépio: os tais reis do oriente, que NÃO eram três (mas trouxeram TRÊS presentes) só apareceram na vida de Jesus quando ele já tinha dois anos.

5 - A tradução de algumas escrituras para os reis do Oriente, chamados por alguns de “reis magos” é “astrólogos”. A palavra "magoi" em grego significa sábio, e uma das ciências mais bem conhecidas da época era a astronomia, embora muito misturada com a astrologia. Vocês não se lembram que os tais "magos" acharam Jesus através da observação de uma estrela no céu?

6 - Dalila não cortou os cabelos de Sansão. Ela mandou um empregado fazer para ela.

7 - Os bichos não entraram todos em pares na arca de Noé (não a de Moisés, como aparece na figura :P). Os animais considerados puros entraram em grupos de sete, e os impuros aos pares.

8 - Não existe a palavra LÚCIFER na Bíblia: ela resulta da tradução do latim um trecho das Escrituras no Profeta Isaías por Jerônimo, quando exilado pelo Papa em Jerusalém.

9 - Não existe a palavra TRINDADE em toda a Bíblia [Embora haja uma forte sugestão de que exista algo como o que chamamos de Trindade].

10 - A tradução corretado hebraico do Salmo 23.1 - "O Senhor é eu pastor, nada me faltará" é "O Senhor é meu pastor, DE NADA SINTO FALTA".

Fonte: Cristão Confuso (adaptado)

12 comentários :

  1. Hahahahahaha...

    O que seria um animal impuro?

    ResponderExcluir
  2. A definição veterotestamentária de "animal impuro" está em Levítico 11. Seriam os animais que não podiam ser comidos ou oferecidos em sacrifício, ou porque eram tradiiconalmente associados a coisas impuras, ou porque sua carne poderia trazer doenças. Apesar de ter sido instituído por lei para os hebreus somente em Levítico, milênios depois de Noé, povos muito antigos já possuíam esse conceito.

    Vale lembrar que depois de Jesus foram abolidas as leis de dieta para fins religiosas, e pelo menos para os cristãos, não há religiosamente distinção de animais puros e impuros.

    Abraços, Paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  3. Pombas são puras segundo a gibíblia e são um dos maiores vetores de doenças ...

    Gibíblia, o livro das crendices tolas mais usado no ocidente. Leia também o Livro do Mórons ( errei, é Mórmons) e Cacacorão.

    Religião: fazendo seus asseclas pagar mico a milhares de anos!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo,

    "Pombas são puras segundo a gibíblia e são um dos maiores vetores de doenças ..."

    Isso é totalmente anacrônico. Pombos só se tornaram vetores de doenças muito recentemente, graças à urbanização que tomou o habitat deles. É a mesma coisa que aconteceu com os ratos. Desde a Antiguidade pombos eram consumidos normalmente por muitos povos.

    Além disso, a "pureza" do pombo é algo simbólico e não físico.

    Abraços, Paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  5. Como você soube isso filho? Eu achei que tinha impedido vocês de terem qualquer comunicação com o passado O.o
    Ou você está errado?
    Vou deixa-lo na duvida mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O conteúdo desta postagem são fatos que são conhecidos pela cultura popular, mas que na verdade não estão na Bíblia (o que pode ser verificado numa simples leitura direta).

      Abraços, Paz de Cristo.

      Excluir
  6. Fato? Pra ser fato, tem que ser verídico. Tem como provar que isso aconteceu? Tem alguma foto, ou alguém que viveu nessa época pra comprovar que isso realmente aconteceu? Saci, Mula-sem-cabeça, também fazem parte da cultura popular. Você também acredita que existam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é justamente o que eu falo na postagem. Não são "fatos" porque não aconteceram, não estão na Bíblia, vieram da cultura popular.

      Abraços, Paz de Cristo.

      Excluir
    2. Antes de declarar firmemente que algo não existe, busque suas provas também... É fácil de mais teclar e dizer eu não acredito ou isso não existe, É impossível se explicar o princípio do universo pela lógica, tese ou hipótese traçada por um homem sem "esbarrar" neste magnifico ser que vc tão firmemente diz não existir.
      Quem criou as moléculas do big bang? Como cada planeta tomou sua posição de forma tão ordenada e diferente? Como uma explosão química gerou vida? Aliás, como se gera a vida sem se utilizar nenhum ser já vivente ou instrumento moderno?
      Não há resposta alguma senão Deus fez ou Deus criou.
      Se acha esperto? Vc não. Conseguiu nem ao menos ver a maior verdade que estava diante dos teus olhos, Deus existe, te ama e enviou seu filho para que pagasse o preço por sua vida, depende de vc querer ou não ser"comprado", se quer o céu ou arriscar ir pro inferno. Está nas suas mãos.

      Excluir
  7. 4 - Não haviam três reis magos no presépio: os tais reis do oriente, que NÃO eram três (mas trouxeram TRÊS presentes) só apareceram na vida de Jesus quando ele já tinha dois anos.
    COMO CHEGASTE A TAL CONCLUSÃO ? GOSTARIA DE ENTENDER

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que UNS MAGOS vieram do oriente a Jerusalém" (Mateus 2.1)

      Note a ausência de número, diz apenas "uns magos". O número se sugere apenas pela quantidade de presentes que eles trouxeram:

      "E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra." (Mateus 2.11)

      Note aqui que eles entraram NUMA CASA, e não no estábulo. Na época em que eles chegaram Maria e José não estavam mais hospedados no estábulo onde Jesus nasceu, mas já tinham conseguido uma casa para morar.

      Isso se justifica pelo fato de a viagem das terras do Oriente (possivelmente a Pérsia e a Índia) até a Judeia poderia demorar muitos meses. Essa hipótese ganha força com o seguinte texto:

      "Então Herodes, vendo que tinha sido iludido pelos magos, irritou-se muito, e mandou matar todos os meninos que havia em Belém, e em todos os seus contornos, DE DOIS ANOS PARA BAIXO, SEGUNDO O TEMPO QUE DILIGENTEMENTE INQUIRIRA DOS MAGOS." (Mateus 2.16)

      Herodes provavelmente perguntou aos magos desde quanto tempo a estrela tinha aparecido no céu, e isso fazia aproximadamente dois anos quando os magos chegaram à Judeia. Era também a idade aproximada do menino Jesus.

      Abraços, Paz de Cristo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...