segunda-feira, 7 de março de 2011

Será que nós ganhamos na loteria cósmica?


Peguei esse texto de um site em inglês, e traduzi de próprio punho, por isso não estranhem se não consegurem entender algo. Se quiserem, procurem pelo artigo original em http://ultimatequestions.org/ que, aliás, também é uma ótima fonte de consulta, tendo todo o material disponível na língua inglesa.



Será que nós ganhamos na loteria cósmica?

Será que nós ganhamos na loteria cósmica? Será que o universo é apenas um produto de probabilidades? Muitas pessoas parecem pensar assim, e elas acham que é isso que a ciência tem descoberto. Entretanto, descobertas recentes da física parecem apontar para o lado contrário, e essas pessoas possivelmente não estão a par desses fatos. Nos últimos 30 anos, os cientistas descobriram que o nosso universo possui as características ideais para que a vida ocorresse: se as condições iniciais ou as leis da física fossem minimamente diferentes em uma quantia ínfima, nenhum sistema físico complexo de auto-reprodução teria existido.

Segundo o físico eminente da Universidade de Princeton, Freeman Dyson, “Há muitos (...) acidentes de sorte na física. Sem tais acidentes, a água poderia não existir no estado líquido, cadeias de átomos de carbono poderiam não ser capaz de formarem moléculas complexas e estáveis, ou átomos de hidrogênio poderiam não ser capazes de formar “pontes” quebráveis entre moléculas “(Disturbing the Universe. New York: Harper & Row. 1979, p. 251).

Um dos casos mais impressionantes e discutidos da estrutura fina do Universo é a constante cosmológica, um dos Termos das equações de Einstein da Relatividade Geral que governa a taxa com que o Universo está se expandindo. Se o valor da constante não for ajustado em pelo menos uma parte em 1053 – isto é, um dividido por um seguido de 53 zeros – o que os físicos consideram que seja um desvio natural para essa faixa de valores, o Universo poderia ter se expandido de uma forma rápida demais para que as estrelas e os planetas se formassem, ou colapsar catastroficamente em si mesmo. Em casos como esse, não haveria vida.

Dessa forma, o Universo è análogo à biosfera – uma estrutura precisamente configurada para sustentar vida. Se encontrarmos estrutura tal em Marte, ninguém diria que aconteceu apenas por acaso – diria que alguma erupção vulcânica na qual metais e elementos pesados foram espalhados da maneira adequada. Uma ocorrência como essa parece meio irreal. Ainda poderíamos dizer que é uma evidência inequívoca de vida extraterrestre inteligente. Similarmente, muitos alegam que a estrutura fina do Universo sugere fortemente algum tipo de desígnio inteligente transcendente.

Ateus costumam ter duas réplicas principais à estrutura fina. Alguns ateus dizem que nós somos simplesmente sortudos, e não há nada mais a ser dito sobre. Como a ilustração da biosfera, essa resposta parece de certa forma adequada pra eles.

Uma resposta mais comum, excepcionalmente em físicos e cosmólogos, é dizer que algum processo físico produz um enorme número de universos com leis e condições iniciais diferentes. Quando bilhetes de loteria suficientes são gerados, um bilhete é marcado como o vencedor; assim se universos suficientes são gerados, pelo menos um possui justamente as condições iniciais e leis certas para desenvolver a vida. E, é claro, existências que vierem a ser nesse universo olharão pra trás e perceberão o quão sortudos eles foram.

Um gerador de universos como este, entretanto, teria de ter o conjunto certo de leis e meta-leis o governando para produzir ao menos um sistema que permita o surgimento de vida, algo que pode ser claramente demonstrado no caso da versão mais popular dessa hipótese – um que combina cosmologia inflacionária com teoria das supercordas. Assim, essa hipótese meramente transfere a necessidade de design para o tal gerador de universos.

Enfim, hoje nossas ciências mais fundamentais moveram o encargo para os ateus de como um universo precisamente configurado como o nosso poderia vir à existência sem um designer inteligente transcendente.

Podemos resumir nosso argumento da seguinte maneira:
Premissa 1 - A existência de um universo finamente estruturado, com vida consciente (e leis da natureza elegantes) não é uma surpresa se Deus existir.
Premissa 2 - A existência de um universo finamente estruturado, com vida consciente (e leis da natureza elegantes) é extremamente surpreendente se Deus não existir.
Conclusão: das premissas 1 e 2 e do princípio da surpresa*, segue que a estrutura fina do Universo constitui-se numa evidência significante em favor do teísmo, em relação ao ateísmo.

*De acordo com o princípio da surpresa, se corpo de dados E é muito mais surpreendente sob a hipótese H1 que outra (non ad hoc) hipótese H2, então E constitui-se numa evidência significante em favor de H1, em relação a H2. Como um exemplo desse princípio, considere o caso de encontrar impressões digitais de um réu na arma do assassino. Normalmente, encaramos o fato como uma forte evidência de que o réu é culpado. Por quê? Porque achamos muito surpreendente que essas impressões digitais sejam do réu se ele é inocente, mas não se ele for culpado.

(Notas e versão completa desse artigo estão disponíveis em ultimatequestions.org)

“O senso comum de interpretação dos fatos sugere que algum super-intelecto “brincou” com a física, assim como a física e a biologia”.
Fred Hoyle, Astrônomo da Universidade de Cambridge

Os cientistas que apontam para a mente de Deus não avançam meramente em uma série de argumentos ou num processo de raciocínio silogístico. Ao contrário, eles propõem uma visão da realidade que emerge do coração conceitual da ciência moderna e impõem-se sobre a mente racional. Isso é uma visão que eu, pessoalmente, acho convincente e irrefutável”.
Antony Flew, ex-ateu e autor: “There is a God” (HarperColins, 2007).



A vida é um dos fenômenos naturais mais belos do Universo. Mas também é um o mais complexo e difícil de explicar. A teoria da evolução explica parte do processo, mas eu acho que deixa a desejar em muitos pontos cruciais. A origem da vida é um mistério até hoje para os cientistas, há apenas hipóteses, e aquelas que não incluem planejamento eu particularmente considero absurdas: quase tudo que há no mundo sugere um planejamento para a existência da vida, como diz o texto acima.

O prêmio da loteria em questão é algo inconcebível, o surgimento de um Universo que além de ser estável reúne todas as características necessárias para o surgimento da vida, como se ele realmente fosse feito para que nós estivéssemos aqui um dia.

O contraste entre a vida simples e a consciência e capacidade humana de projetar o futuro é também algo muito belo e intrigante. Pensar nessas coisas belas como um simples prêmio de loteria ganhado ao acaso é um dos maiores pecados, na minha opinião.

Abraços, Paz de Cristo.

13 comentários :

  1. Suponhamos que a causa do universo fosse o acaso,sendo assim,o darwinismo não poderia se tornar uma explicação nem natural e nem tão pouco para a origem da vida,pois toda ação natural passou a existir após uma ação sobrenatural,e como não havia nenhuma forma de vida pré-existente,logo,a "seleção" natural não poderia agir,pois nada existia para que a mesma "selecionasse".Em ambos os casos,o naturalismo fracassa.Uma observação:Como reações químicas que segundo os próprios naturalistas são regidas pelo acaso pode ter a capacidade de SELECIONAR algo?Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. há um detalhe nas loterias : não é você que acerta o número, é a loteria que acerta ou sorteia o seu número, pois você faz o jogo antes do sorteio.
    Há que dizer também que para Deus criar algo do nada é natural, para nós é que é sobrenatural.

    ResponderExcluir
  3. Deus não poderia criar algo do nada de uma forma natural,pois o natural passou a existir através de uma ação sobrenatural,do ponto vista,creio que isso seria uma ação "natural" para Deus,não para leis naturais.Sobre a questão da loteria acertar os números existem equivocos.O primeiro é:A loteria não possui capacidade intelectual para errar ou acertar algo,eu fiz o jogo,os números foram criados por alguém que possui capacidade mental,não foram as leis da física que criaram os números para a loterica.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelos comentários, realmente acrescentaram ao texto.

    Abraços, Paz de Cristo :)

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo blog,muito bom mesmo.Gostaria que se possível vc fizesse parte do meu msn.

    emmanueldijon@hotmail.com

    Um grande abraço.A paz de Cristo

    ResponderExcluir
  6. Está adicionando. Mas vou logo avisando que quase não entro no msn.

    A, P d C :)

    ResponderExcluir
  7. "Similarmente, muitos alegam que a estrutura fina do Universo sugere fortemente algum tipo de desígnio inteligente transcendente."

    E esses são piada no meio científico - leia Martin Gardner, crente analfabeto.

    Esse post de seu blog é o resumo do que é CRAP - Completely Ridiculous Anthropic Principle.

    ResponderExcluir
  8. Uau, vc nem consegue verificar a desonestidade intelectual do dono do "ultimatequestions" ...

    Depois vc reclama quando eu afirmo e provo que seu blog é uma grande PIADA ...

    ResponderExcluir
  9. Anônimo,

    "E esses são piada no meio científico"

    isto é irrelevante. Historicamente muitos também foram "piadas" no meio científico, e só o tempo foi capaz de revelar que estavam certos. Ser piada não é critério para desacreditar ninguém.

    "leia Martin Gardner, crente analfabeto."

    Haha, frase contraditória. Eu não poderia ler se fosse analfabeto. Aliás não poderia nem escrever esse blog. E em terceiro lugar, chamar alguém de analfabeto é uma ofensa, que aparentemente foi feita sem motivo. Desconsiderando a ofensa, eu não conheço esse Martin Gardner. Você me sugere alguma leitura dele? Será útil para futuras postagens no blog.

    "Uau, vc nem consegue verificar a desonestidade intelectual do dono do "ultimatequestions" ..."

    Eu visitei este site há uns dois anos atrás, com certeza tinha muito menos conhecimento do que tenho hoje. Quando comecei o blog, no início deste ano, aproveitei a tradução que tinha feito antigamente para publicar aqui. Enfim, seu comentário até me motivou a revisitar o site para investigar mais a fundo. Depois eu te conto o que descobri.

    "Depois vc reclama quando eu afirmo e provo que seu blog é uma grande PIADA ... "

    Eu não tinha reclamado, afinal não tinha respondido nenhum comentário seu até agora. Aliás, pode chamar meu blog de piada o quanto quiser, contanto que não sejam acusações gratuitas, e sim devidamente justificadas.

    Abraços, Paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  10. Se algum deus fez o univeso, o que para mim é algo muito improvável, certamente não é o deus Judáico Cristão que o fez. O deus biblico me parece não ter inteligencia para fazer algo tão grandioso como o cosmo. Se o universo precisa ter um um criador, então o Criador também precisa ser criado por alguma coisa.
    Da mesma forma como dizem que a natureza é complexa demais para simplesmente ter acontecido, também esse deus seria inteligente demais para simplesmente ter sempre existido sem nenhuma criação. Isso nos leva a um labirinto de existencias e de criações se suscedendo indefinidamente. O certo é que um deus preconceituoso, vingativo e arrogante como Jeová não poderia nem em sonho ter criado tudo isso. Ja pensou se desse um ataque de chiliques nele e ele resolvesse destruir tudo como fez com Sodoma e Gomorra?

    Esse deus eu n˜åo queor nem em sonhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      seu argumento é totalmente irrelevante do ponto de vista filosófico. Se existe um Ser X tal que este ser é o criador do Universo, logicamente ele não deve ser formado da mesma substância que o Universo, nem estar dentro ou limitado pelo mesmo. Conclui-se portanto que Ele não está limitado nem à matéria, nem ao espaço e nem ao tempo. Se Ele não está limitado a tempo, isto significa que, do nosso ponto de vista, ele sempre existiu, já que não podemos marcar um instante inicial para sua existência.

      E, dado que o Universo é complexo como sabemos que é, CHEGAMOS À CONCLUSÃO de que esse ser é extremamente inteligente e poderoso, a ponto de criar o Universo. Note que a inteligência dele não entra em contradição com sua não-causalidade, de forma nenhuma, seguindo meu raciocínio. São apenas observações e deduções.

      Os outros argumentos para a existência de Deus sugerem uma série de atributos, que não são encontrados em conjunto em praticamente nenhum dos outros deuses da humanidade, exceto o Deus judaico-cristão.

      Seu argumento de apelo emocional de declarar Deus como arrogante, vingativo e blá blá blá segue a mesma linha de Dawkins, mas há varias falhas nesta linha de pensamento. Primeiro, e mais importante, como nossa mente é mais limitada que a de Deus, não temos capacidade fazer um julgamento definitivo sobre uma ação qualquer de Deus. Além disso, muitos dos atos de Deus (como o seu exemplo de Sodoma e Gomorra) mostram apenas que Deus possui a necessidade de executar justiça aos atos da humanidade, e não que ele é mau, arrogante ou vingativo.

      Abraços, Paz de Cristo.

      Excluir
    2. Deus foi o homem quem criou para justificar a extorsão, a coação, a violência, etc. Nenhum povo que tem Deus como alicerce está feliz, sempre convivendo com violencia psicológica e física extrema. Os que mais se afastam de Deus são felizes verdadeiramente, como eu.

      Excluir
    3. http://hypescience.com/pessoas-religiosas-sao-mais-felizes-saiba-porque/

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...