sexta-feira, 12 de agosto de 2011

O Problema do Mal (parte 9) - E aqueles que nunca conheceram Deus ou o Evangelho? ou "O Problema da Ignorância"


Graças a Deus, finalmente chegamos na última (e não menos importante) parte da série "O Problema do Mal"(se você ainda não leu as outras partes, veja aqui). Aqui trataremos de um problema dentro do problema do inferno, que eu chamo de "problema da ignorância".

Aparentemente há um problema quando pensamos no destino de milhões de pessoas que sequer ouviram falar da existência de Jesus Cristo, se consideramos que a salvação só vem dEle. Estariam essas pessoas indo para o inferno também?

A Bíblia diz em sua sabedoria "Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? " (Rm 10.14). Será que Deus condena pessoas por não acreditar em coisas que elas nem sabem que existe? E se faz, será que isso é uma contradição à justiça de Deus? Seguindo algumas pesquisas, pude notar que a Carta de Paulo aos Romanos é um verdadeiro tesouro no que diz respeito a esse assunto. 

 Assumindo que já foi discutido nos textos anteriores sobre a noção do pecado e a corrupção da raça humana, presumimos que todos os seres humanos pecam contra Deus, como vemos em Rm 3.9-12,23; 5.12:
"Que concluiremos então? Estamos em posição de vantagem? Não! Já demonstramos que tanto judeus quanto gentios estão debaixo do pecado. Como está escrito: "Não há nenhum justo, nem um sequer;
não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus. Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer" (...) pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus.
Logo, assim como por meio da desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, assim também, por meio da obediência de um único homem muitos serão feitos justos. "
Só para lembrar, a consequência para o pecado é a total separação de Deus, também conhecida como morte (Rm 6.23). O inferno é a morte (como argumentei nos outros textos), pois é o lugar onde a separação de Deus é máxima e Seus atributos (amor, bondade) não estão mais presentes.

Mais uma vez retomo também a premissa que o único jeito de escapar da morte é aceitando o Plano de redenção proposto pelo próprio Deus, através de Jesus (e só através dEle): 
'Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.' Jo 14.6

"Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos." At 4.12
A salvação é e sempre foi através de Jesus. Antes dEle vir à Terra, salvavam-se os que tinham esperança que Deus redimiria a humanidade (os judeus esperavam pelo Messias, talvez Deus tivesse revelado essa verdade a outros povos também, na Antiguidade. O Livro "O Fator Melquisedeque" mostra importantes dados a respeito do assunto.

Dadas as premissas, formulamos o nosso problema: se toda a humanidade está condenada e só pode ser resgatada por Jesus, como ficam aqueles que nunca conheceram o Deus judaico-cristão muito menos o nome de Jesus? Podemos citar exemplos, como tribos indígenas isoladas.

Antes de responder a pergunta, note que só existem duas respostas possíveis. Uma é que Deus salva essas pessoas através de Sua misericórdia, já que é injusto condenar alguém por algo que ela não tem como saber (mas lembre-se que é justo condenar por algo que a pessoa não sabe, mas tem a obrigação e a possibilidade de saber, assim como vemos no nosso código penal, por exemplo).  A segunda resposta é que Deus condena todos os ignorantes ao Seu respeito, independente de atos bons ou ruins que cometeram.
Se apelássemos ao nosso emocional e admitíssemos a primeira resposta como verdadeira, entraríamos em várias contradições com o resto da Bíblia. Por exemplo, com os dois últimos versículos citados (salvação só através de Jesus), e também com a grande missão que Jesus nos deu em seus últimos momentos na Terra: "Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações (...)" Mt 28.19, outras versões em Mc 16.15 e Lc 24.46-49. Não sentido pregar o cristianismo em toda a Terra se os que não conhecem a Deus são salvos. Pregar a eles seria apenas dá-los a chance de ir para o inferno.

Entretanto, a segunda resposta ainda nos dá um golpe em nosso senso de justiça. Vamos esclarecer alguns detalhes mais. Um trecho bíblico que já foi exposto aqui no blog parece fazer uma alusão ao tema:
 “Aquele servo, porém, que conheceu a vontade do seu Senhor, não se preparou, nem obedeceu conforme a sua vontade, receberá muitos açoites. Aquele, porém, que não soube a vontade do seu senhor e fez cousas dignas de reprovação levará poucos açoites. Mas àquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido; e àquele a quem muito se confia, muito mais lhe pedirão.” Lc 12.47,48
Jesus contava a parábola dos dois servos. Aqui nos parece que Deus leva em consideração a quantidade de conhecimento que a pessoa recebeu na vida sobre Deus. Isto mostra que não há duas respostas possíveis, mas elas são extremos de uma escala. O texto também sugere que o inferno terá diferentes graus de sofrimento, baseados nessa mesma escala. Isso é compatível com o que a Bíblia ensina abertamente sobre o "céu", que lá também haverão níveis de recompensa (Mt 5.11,12; 6.1,2; 16.27,28; 18.4; Mc 9.35; Lc 6.35; 22.25-27; Jo 4.36; 1 Co 3.8,12,14,15; Cl 3.24; 2 Tm 4.8, 1 Pe 5.4; Ap 2.10,23).

Mas o problema dos que nunca ouviram falar de Jesus continua. Ao que parece, eles não receberam absolutamente nenhum conhecimento sobre Deus. Isso implicaria em nenhuma condenação?

Paulo responde brilhantemente a esta questão, mais uma vez em sua carta à Igreja de Roma:

"Portanto, a ira de Deus é revelada do céu contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça, pois o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou.
Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis; porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e os seus corações insensatos se obscureceram. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis.
Por isso Deus os entregou à impureza, segundo os desejos pecaminosos dos seus corações, para a desonra dos seus corpos entre si. Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém.
Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a um sentimento perverso, para praticarem o que não deviam."
Rm 1.18-25,28 (grifos meus)
"Porque não são os que ouvem a Lei que são justos aos olhos de Deus; mas os que obedecem à lei, estes serão declarados justos.
( De fato, quando os gentios, que não têm a lei, praticam naturalmente o que ela ordena, tornam-se lei para si mesmos, embora não possuam a lei; pois mostram que as exigências da lei estão gravadas em seus corações. Disso dão testemunho também a consciência e os pensamentos deles, ora acusando-os, ora defendendo-os. )" Rm 2.13-15
Deus se revela aos homens não através da Bíblia ou de pregações de homens, mas inclusive pela própria natureza. Inclusive essa é na minha opinião uma das formas mais bonitas de se encontrar Deus (por isso sou um estudante de ciências :D). Visto que Deus se revela na beleza da natureza e seu design, os povos isolados não tem desculpa quanto à sua ignorância. E dado que eles também pecam, logo também são condenados. Além disso, também há a revelação de Deus na nossa consciência (também chamada de Lei Moral). Note que como a revelação dada aos povos isolados é mínima, o que Deus exige deles é mínimo (apenas que reconheçam o Deus único e Criador, em detrimento de outras divindades que são apenas distorções do conceito divino verdadeiro, e sigam os precitos da Lei moral). Mas mesmo assim, Deus quer que todos recebam a Sua revelação completa, por isso intima seus servos a espalhá-la pelo mundo.

Conclusão:

1. A Salvação é somente por Jesus, e a condenação por nossos pecados.

2. Deus leva em consideração o conhecimento que recebemos em vida a respeito dEle.
3. Entretanto, isso também inclui a revelação natural de Deus (na natureza), de forma que todos (ou a grande maioria) são indesculpáveis por não acreditar em Deus.

Logo, os que nunca ouviram o Evangelho podem ser salvos, à medida que respondem à revelação natural de Deus. Mas isto nem sempre acontece.

Obs: Uma questão menor, derivada desta, diz respeito à salvação de crianças pequenas e pessoas com problemas mentais de nascença. A Bíblia não se manifesta explicitamente sobre o tema, mas alguns trechos sugerem que estas classes de pessoas não têm capacidade moral de saber o bem ou mal, assim podem ser salvas. Ver Is 7:15,16; Rm 9:11; Mt 21:16, Is 35:8.

Referências

Craig, William L. - Poderia um Deus amoroso mandar pessoas para o inferno? 
http://www.apologia.com.br/?p=54

Campos, Anchieta - E os que nunca ouviram falar do Evangelho?
http://anchietacampos.blogspot.com/2008/06/e-os-que-nunca-ouviram-o-testemunho-do.html
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Epílogo

E assim termina a minha primeira série de postagens nesse blog. Tomara que tenham aproveitado a leitura (aliás, tomara que tenham lido tudo!), não esqueçam de divulgar o meu trabalho, pois não tenho a intenção de escrever para o vento, apenas de esclarecer dúvidas e mostrar um pequeno filete de luz nas trevas da ideologia ateísta.

Abraços, Paz de Cristo :)

5 comentários :

  1. Olá, é a primeira vez que posto algo aqui, mas tenho acompanhado.

    Gostaria de somar ao estudo, algumas questões:
    - primeira morte x segunda morte = a ideia da primeira nao é correlata com a da segunda? digo, a primeira é inexistencia (fisica) a segunda nao seria a mesma só q espiritual?
    - segunda morte/inferno/castigo eterno x vida eterna = nao seria incoerente q atravéz de JESUS vivamos eternamente (paraiso) e sem JESUS, também vivamos eternamente só que sem ELE, mas diante da revelação seja tratado como morte?

    a princípio é isso, tem algumas outras mas estou sem tempo aqui. rs

    ResponderExcluir
  2. Olá, Marcos. Muito obrigado por acompanhar o meu blog.

    Receio que estas questões que você levantou fogem um pouco ao escopo do meu blog, pois estão mais relacionadas a questões internas da teologia cristã. Ás vezes eu também sinto vontade de escrever sobre esse assunto, quem sabe um dia crio um outro blog sobre isso.

    Mas não vou deixar de falar nada sobre suas perguntas:

    Ao que parece, sua cabeça está pendendo um pouco para o lado do aniquilacionismo (a segunda morte é a cessação da existência), o que é estranho, pois vistando seu perfil vi que você administra o blog de uma Igreja Batista, que assim como todas as igrejas reformadas, não partilham deste ponto de vista.

    Por mais que possam haver argumentos tanto racionais quanto emocionais para esta vertente teológica, ela é muito recente em relação à história do cristianismo, além disso o tormento eterno é baseado em muito mais argumentos bíblicos do que puramente racionais ou emocionais.

    Se quiser conversar mais sobre o assunto, me mande um e-mail, ou use o formulário de contato do blog.

    Abraços, Paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo Religião

    Você diz:

    (apenas que reconheçam o Deus único e Criador, em detrimento de outras divindades que são apenas distorções do conceito divino verdadeiro, e sigam os precitos da Lei moral). Mas mesmo assim, Deus quer que todos recebam a Sua revelação completa, por isso intima seus servos a espalhá-la pelo mundo.

    "distorções do conceito divino verdadeiro"?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

    Meu amigo ... em qualquer lugar que formos e que existir um religioso fervoroso e temente seja a qual divindade for ele dirá exatamente o que você diz nesta sua afirmação.

    É isto que não me desce rsrsrs

    Me diga uma coisa ... como você me prova ... ou como você tem tanta "certeza" de que foi o personagem fictício deus judaico/cristão que criou todas as coisas e não Odin , ou Thor ou Zeus , ou Apolo , ou Amon Rá , ou Set , ou Baal , ou , ou ou , ou.

    Meu amigo ... você percebe que esta minha pergunta , por mais que os crentes tentem responder não tem resposta racional?

    Religião é uma fuga da realidade , é uma fuga da morte.

    Não existe uma prova sequer de que você acertou em cheio e está servindo o deus verdadeiro , se é que ele existe.

    Será que você é um sortudo e acertou de primeira ?

    O que a bíblia tem de melhor do que os outros livros sagrados?
    Será que você acha ela tão fantástica por que você nasceu em um país predominantemente cristão?

    Você acharia ela tão fantástica e achamaria de palavra de deus se você tivesse nascido no Egito???

    Meu amigo , por favor , seja sincero com você mesmo.

    A religião tem sido um câncer , uma erva daninha que imperrou a evolução da ciência e tecnolgoia no mínimo uns 500 anos.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Cristiano Goes, voce esta cego com as resposta que ciencia lhe deu, feita por ser humanos cheios de duvidas e que tentaram dar um significado pra todas as coisas coerentes de que são a realidade.

    Se a duvida é o caminho pra se obter as respostas.... por que vc nao duvida da propia ciencia? que afinal foi criada pelos humanos tambem. por que simplesmente voce está cego.

    ResponderExcluir
  5. Mas a salvação não deveria vir através da fé e não das obras? Pois agir dignamente não é visto como uma obra?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...