terça-feira, 23 de agosto de 2011

A Alma da CIência



Devo dizer que este é um dos melhores livros que tenho lido. Sua análise histórica precisa e crítica o faz mais do que uma simples apologia ao cristianismo, mas sim uma total e clara refutação ao suposto conflito entre ciência e religião, causado pela adoção da visão positivista pela ciência. Quero agradecer ao blogueiro Cristiano, que escreve no Nerd Protestante, por ter me indicado esta maravilhosa leitura. E é claro, recomendo a todos!

Para adquirir o livro, clique aqui ou procure no Google (Obs: eu consegui comprar há alguns meses atrás no Mercado Livre por R$ 30,00, mas infelizmente o link não está mais disponível... se você achar mais caro em outro lugar, não pense duas vezes sobre comprar o livro... ele vale muito mais do que eu paguei!).

A autora Nancy Pearcey é escritora científica e editora colaboradora do Pascal Centre for Advance Studies in Science and Faith. O co-autor Charles Taxton é Ph.D. em Química e pós-doutor em História da Ciência pela Universidade de Harvard.

Publicarei minha análise sobre os pontos iniciais do livro nos próximos artigos do blog. Assim você terão uma 'amostra grátis' da leitura que os espera e ainda ficarão mais curiosos para conhecer sobre o que mais o livro fala.

Abraços, Paz de Cristo.

Resenha do Primeiro Capítulo:

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4

14 comentários :

  1. Olá David,

    Fico feliz que você tenha gostado do livro! Eu preciso tirá-lo da minha fila de "livros para ler" tão logo seja possível.

    O "problema", além da falta de tempo, é que comprei outro livro da Nancy Pearcey e que parece igualmente bom: Saving Leonardo. De qualquer forma, já fica a minha nova dica para você ;-)

    Vou acompanhar o seu blog para saber mais detalhamente dos seus comentários sobre o livro que você leu.

    Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Nancy Pearcey ? Escritora científica ??? Uhahahahahahhahahahahahhahahaa!

    http://en.wikipedia.org/wiki/Nancy_Pearcey

    Ela é JORNALISTA, ô cabeção !!!! Não é cientista, não é filosofa da ciência, não é historiadora : é uma jornaleira conservadora, que sabe P$##$@ nenhuma de ciência.

    O que acontece, é que ela vende tolice e vc aceita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão nem é essa. A questão é que é preciso saber filosofia pra entender o que ela diz. Estude os pré-socráticos e os Socráticos. Vai notar que a filosofia quase se tornou ciência, mas aí Sócrates disse para o homem se voltar para si mesmo antes de entender o mundo e, desde então, a filosofia não saiu dessa. Então como a ciência surgiu? Ela surgiu depois que se resgatou o estudo da natureza. E aí que vem o pulo do gato: quem fez isso e porque?

      Em resumo, não é porque somos ateus que temos que negar a contribuição desses caras. Estude mais a história da ciência, a filosofia na Grécia Antiga e a verdadeira história da Idade Média (procure medievalistas famosos e reconhecidos pelos seus estudos, não neoateus revoltados com o Deus cristão, que nada sabem, mas tudo rogam saber). Somente com racionalidade poderá fazer uma análise séria, com ódio e a arrogância de evocar o poder da habilidade (esse poder de se dobrar para "especialistas"), vc só prova que caiu no paradigma da ciência moderna, onde quem decide o que é verdade é um grupo de acadêmicos e o resto se cala como gado obediente, sem questionar, o que não ajuda em nada no desenvolvimento da ciência, pelo contrário.

      Fica a reflexão de uma adepta do ateísmo tradicional.

      Excluir
  3. Caro Anônimo, no que o fato de ela ser ou não uma escritora científica torna o conteúdo do livro inválido?

    ResponderExcluir
  4. O texto do livro torna ele inválido como epistemologia científica, como história da ciência, como sustentação filosófica.

    Ele se resume a apologética e dominionismo cristãos.

    E escrever "no fato" demonstra que vc é um analfabeto.

    ResponderExcluir
  5. E cada vez mais vc apóia minha idéia de que seu blog é só uma PIADA.

    Vá estudar ...

    ResponderExcluir
  6. Porfavor, Anônimo, me demonstre que o livro está errado. Você está simplesmente dizendo, que por ele se resumir "a apologética e dominionismo cristãos", ele é invalido.

    ResponderExcluir
  7. "Nancy Pearcey ? Escritora científica ??? Uhahahahahahhahahahahahhahahaa!
    Ela é JORNALISTA, ô cabeção !!!! Não é cientista, não é filosofa da ciência, não é historiadora : é uma jornaleira conservadora, que sabe P$##$@ nenhuma de ciência."

    Que eu saiba, o termo "escritor científico" significa "aquele que escreve sobre ciência". Isso pode incluir jornalistas, eles não fazem ciência, mas podem escrever sobre. E as ofensas que você fez a ela não foram muito legais, isto é desvalorizar o trabalho e esforço dela e não deve ser feito com ninguém.

    "O texto do livro torna ele inválido como epistemologia científica, como história da ciência, como sustentação filosófica."'

    Não. Note que o livro não tem a pretensão de ser um artigo científico, na verdade se você o ler vai ver que em momento nenhum ela afirma opiniões próprias, o livro é quase todo uma coleção de citações de cientistas, historiadores e filósofos da ciência. Ela apenas reuniu estas citações.

    "Ele se resume a apologética e dominionismo cristãos."

    Você está supondo isso, nem leu o livro. De onde eu venho isto se chama "preconceito".

    Abraços, Paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  8. "E cada vez mais vc apóia minha idéia de que seu blog é só uma PIADA."

    Até agora eu acho que dizer que meu blog é uma piada só prova que você deve ser um troll.

    "Vá estudar ... "

    Faço isso todo dia, não precisa pedir. É a coisa que eu mais gosto de fazer na vida.

    Abraços, Paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  9. Vejamos: Se a Nancy Pearcey não tem credencial acadêmica para escrever sobre ciência, o que dizer então do coitado do Darwin que tinha somente formação teológica...

    ResponderExcluir
  10. Pois é "respostassaoateísmo", estou num ímpasse que não há coisa que coloca argumento acima do que exponho, quem sabe esse blog responde:

    1.º - Deus é espírito(João 4:24) + criado nele todas as coisas, visíveis e invisíveis, tronos, potestantes, principados, por ele e para ele. Deus é princípio e primogênito dentre os mortos (espíritos). (Colossenses 1:15-18)

    * Obs: Aqui revela o que é o Deus invisível, primogênito de toda criação.

    1.º - Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. Gálatas 5:17

    2.º - Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. Gálatas 6:8

    3.º - Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Romanos 8:5

    * Obs: Aqui revela o dogma da escolha à população; ou espírito ou VIDA (carne).

    1.º - Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia (luxúria), Gálatas. 5:19.

    * Obs: Descreve-se aqui as supostas manifestações da VIDA (carne), que Deus tanto odeia.

    * Porém:

    1.º - Não querem ordenar as suas ações a fim de voltarem para o seu Deus, porque o espírito das prostituições está no meio deles, e não conhecem ao SENHOR. Oséias 5:4

    2.º - O meu povo consulta a sua madeira, e a sua vara lhe responde, porque o espírito da luxúria os engana, e prostituem-se, apartando-se da sujeição do seu Deus. Oséias 4:12

    Mas Deus é princípio e primogênito de toda criação (Colossenses 1:15-18). Provido dos mortos, espíritos, e é um espírito (João 4:24). Portanto todos os espíritos da bíblia são provido dos espíritos e de Deus. O que tá fazendo então:

    1.º - Espírito de Luxúria - Oséias 4:12
    2.º - Espírito de Prostituições - Oséias 5:4

    Quer dizer então que em Deus, nos mortos (espíritos), há prostituição e luxúria (lascívia) também, porque ambos são espíritos. Deus menciona que as obras das carne são manifestas e que tem lascívia (luxúria) e prostituição.

    Como que eu vou me inclinar pro espírito (Romanos 8:5) se nele há lascívia e prostituição também? É contradição evidente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro "Espíritos Nunca mais",

      essa ideia de "espírito é bom e carne é ruim" é uma heresia antiga dentro do cristianismo, que veio de uma linha de pensamento chamada gnosticismo. Mas como eu disse, ela é uma heresia. Não é verdade que Deus odeia a carne e que da carne vem toda a corrupção. Deus criou um mundo bom e perfeito, mas este mundo foi corrompido pelo PECADO. O pecado não é uma substância (no sentido mais amplo), como a matéria ou o espírito, mas é uma atitude ou postura. Deus odeia o PECADO (Salmo 45.7). Nós seres humanos hoje somos corruptos, imperfeitos e passíveis da ira de Deus por causa de nossos PECADOS. É isso que o cristianismo legítimo ensina.

      Quanto aos espíritos, também não é verdade que tudo que é espírito é bom. A Bíblia fala de muitos outros espíritos malignos além dos que você falou. E todos estes vieram junto com Satanás, que é pai de tudo aquilo que se opõe a Deus e foi o primeiro a pecar. Segundo se diz, satanás ao se rebelar contra Deus levou um terço de todos os anjos (que são espíritos) com ele (Ap 12.3,4).

      Abraços, Paz de Cristo.

      Excluir
  11. gostei muito do seu blog, que Deus te abencoe e que vc continue sendo usado por Ele pra salvar muitas almas confusas! Paz de cristo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...