sábado, 2 de março de 2019

Mudança no Blog


Olá, leitores. O que tenho a noticiar a vocês hoje é resultado de um processo que durou alguns anos. Provavelmente vai desagradar alguns, mas meu objetivo aqui nunca foi agradar a todos, e sim tão somente buscar e apontar para a verdade.

Coincidentemente, essa mudança acontece no aniversário de 8 anos deste mesmo blog. Comecei a escrever na época da faculdade. Interrompi por um ano a minha graduação para trabalhar como técnico em química, para me sustentar. Criei o blog para preencher um pouco do vazio que a distância da faculdade me deixou. Desde então o trabalho só foi crescendo, e eu junto. Hoje em dia posso dizer que amadureci muito em relação às minhas posições teológicas e cientificas. Já estou chegando ao fim do meu doutorado.

Ao longo dos anos fui ajustando muitas posturas e posicionamentos. O primeiro texto que publiquei aqui é na verdade de antes do blog. Era um questionamento sobre a interpretação literal dos primeiros capítulos do Livro de Gênesis. Esse talvez seja um dos assuntos que mais chamam a atenção de qualquer pessoa cristã que esteja começando a se aprofundar no estudo das ciências naturais. De fato, é um assunto pelo qual eu sempre me interessei. O posicionamento do texto era, na época, uma tentativa de conciliação entre o relato bíblico literal e dados científicos da história de nosso planeta. A posição que expressava na época tinha um pouco de concordismo, ou seja, de forçar a concordância entre a visão científica e a visão bíblica literal fazendo vista grossa às possíveis inconsistências que poderia ocorrer. Dentro do espectro criacionismo-evolucionismo, posso dizer que se encaixava dentro de um criacionismo da Terra antiga, ou seja, acreditando na visão cosmológica e geológica sobre a antiguidade da Terra mas sendo cético quanto ao relato biológico da origem das espécies, particularmente do homem.

Lembro-me de ter lido, mesmo antes disto, o livro A Linguagem de Deus, de Francis Colins. Talvez tenha sido o primeiro livro sobre ciência e fé cristã que eu li na vida. Na época, eu estava terminando o ensino médio e não tinha muita maturidade para absorvê-lo. O autor, um físico-químico e médico geneticista, ex-ateu e cristão, defendia abertamente a Evolução no livro. Minha primeira reação a isso foi talvez de escândalo - isto era impensável para mim - mas ao longo da leitura muito dos argumentos passavam a fazer algum sentido, e como ele era um especialista no assunto e eu não tinha competência alguma para contra-argumentar, decidi me calar sobre o assunto. A partir de então, eu não defenderia qualquer posicionamento sobre criação ou evolução, enquanto não pudesse estudar a fundo. Quando comecei o blog, eu pensava desta forma, e por isso, não fiz muitas afirmações categóricas a nível biológico naquele primeiro texto sobre o Gênesis.

Tive contato com muito materiais que defendiam o criacionismo literal (basicamente do Adauto Lourenço), inclusive fiz uma resenha do livro dele na época. Conheci depois a Teoria do Design Inteligente por conta do Marcos Eberlin e pelo blog do Luiz Francisco Pianowski. Não me aprofundei nesses assuntos na época por falta de tempo e, talvez, de interesse.

Eu sempre tive consciência, no entanto, que a evolução não era e nem podia ser um "problema" para a existência de Deus. É possível que Deus tenha criado as espécies através de um mecanismo evolutivo. Ainda me parecia difícil ver como isso poderia se conciliar com o texto de Gênesis, mas mesmo assim, deveria ser possível de alguma forma. O problema real é o de alguns cientistas adotarem a evolução como uma "filosofia", algo além de uma mera teoria científica, concluindo que o Universo é como é por uma série de acasos sem sentido algum por trás de tudo. Essa é a abordagem do biólogo e ateu militante Richard Dawkins, por exemplo. 

Enfim, sem mais delongas, creio que hoje em dia eu possa me expressar de maneira mais explícita e favorável à Teoria da Evolução das Espécies. Não parece haver nenhuma objeção séria à teoria atualmente do ponto de vista cientifico, assim como não parece haver nenhum problema de suas implicações na teologia cristã. Não vou contar muito acerca de como foi minha mudança nem argumentar a favor da evolução aqui. Isso deve vir nos posts seguintes.

Talvez vocês devam estar se perguntando: o que muda no blog a partir de agora? Bem, não muita coisa. Não pretendo fazer deste assunto o principal aqui. Postarei sobre Evolução quando sentir necessidade. Eu já não tenho postado tão frequentemente nos últimos anos. Estou pensando em aos poucos voltar a postar regularmente, mas não quero me comprometer ainda, pois pode ser que eu não consiga cumprir essa tarefa.

Por ora, alguns textos anteriores serão editados, possivelmente com notas explicativas acerca da minha mudança de posição. Espero publicar um comentário ao meu primeiro texto aqui, para deixar claras as minhas mudanças e meus posicionamentos atuais. Os próximos posts serão dedicados a mais algumas exposições e esclarecimentos.

Abraços, Paz de Cristo.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...