segunda-feira, 19 de março de 2012

Impressões do Congresso de Teologia

Bem, pessoal, finalmente estou podendo compartilhar com vocês um pouco do que vivi no 8º Congresso de Teologia Vida Nova, que aconteceu nos dias 13 a 16 de março em Águas de Lindóia, São Paulo. 

Quem me conhece sabe que não sou um teólogo, na verdade eu sou um estudante universitário de Química que possui interesses em muitos outros assuntos, notadamente a teologia e a filosofia. E acho que o que me atraiu não foi a teologia em si no Congresso, mas sim o tema: Apologética contemporânea para um mundo de incertezas. É um tema muito atual e importante, e como temos visto, principalmente no meio cristão na internet, o surgimento de páginas e blogs que defendem a cosmovisão cristã através da razão, da lógica e da ciência. Isto é apologética. E eu mesmo estou incluído nesta lista, e tenho muito orgulho de participar deste movimento.

O principal palestrante do evento foi o filósofo cristão William Lane Craig, e todos o conhecem aqui no blog pois há vários artigos falando dele por aqui. Ele falou sobre temas como o absurdo da vida sem Deus, as evidências acerca do Jesus histórico e a incompatibilidade filosófica do neo-ateísmo. São sempre pontos centrais do seu discurso, defendidos em vários dos seus livros, alguns deles também são recomendados aqui.

Acho que aqueles que esperavam que eu compartilhasse algum material ministrado no congresso ficarão desapontados, por que não tenho nada pra postar. Só queria compartilhar com vocês a experiência, foi algo que me marcou muito e me deu mais uma força para continuar escrevendo... ainda tem bastante material para ser escrito aqui!

Pra terminar, só compartilho umas fotos minhas, a primeira com o próprio Craig e a segunda com o arqueólogo Rodrigo Silva:



Abraços, Paz de Cristo e até a próxima!

2 comentários :

  1. Eu queria ter ido a esse congresso.

    Espero que tenham outros, com outros teólogos.

    Eu pessoalmente desejaria um com N. T. Wright ou pesquisadores como Craig Bloomberg, C. Evans e Gary Habermas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, você perdeu, Jonadabe.Eu tinha me inscrito desde setembro do ano passado. Fui um dos primeiros.

      Abraços, Paz de Cristo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...