quarta-feira, 6 de abril de 2016

[Vídeo] O que coloca o Cristianismo à parte das outras religiões?



Olá, leitores.

Em homenagem à Pascoa, que ocorreu há alguns dias, trago a transcrição de um vídeo sobre um assunto relevante: o que coloca o Cristianismo em destaque, em relação a outras religiões? A resposta tem a ver justamente com o evento que foi comemorado nesta festa cristã.

Feliz Páscoa (atrasado)!
Abraços, Paz de Cristo. (Ele vive!)

Vídeo Original:



Transcrição:

Tem sido corretamente dito que o escândalo e a grandeza da religião cristã é que ela afirma que Deus revelou-se por meio de fatos históricos. Isto é escandaloso para alguns, porque isso significa que a veracidade do cristianismo está ligada com a factualidade de certos fatos históricos relacionados, por exemplo, à vida e aos ensinamentos de Jesus. Por outro lado, isso torna o cristianismo grandioso porque significa que nós temos uma maneira de verificar a veracidade dessas alegações cristãs e coloca o Cristianismo à parte das outras religiões do mundo.

Quando você olha para as outras religiões do mundo como o hinduísmo, ou budismo, ou mesmo o Judaísmo, muito menos o politeísmo, a veracidde das visões de mundo atreladas a esses sistemas religiosos não está vinculada a quaisquer fatos históricos particulares tais que, se esses fatos fossem refutados, a religião seria refutada. O budismo poderia existir sem Buda. O hinduísmo existe sem a historicidade de Krishna ou outros avatares e como eu disse, mesmo o judaísmo poderia existir como uma religião sem Moisés. Então, penso que a grandiosidade na fé cristã é a sua afirmação de que Deus revelou-se decisiva na história humana na pessoa de Jesus de Nazaré e ele deu provas disso a todos pessoas ressuscitando Jesus dos mortos.

Se este homem realmente foi ressuscitado dentre os mortos, então isso significa que o Deus a quem ele supostamente blasfemou vindicou pública e inequivocamente essas alegações supostamente blasfemas pelas o qual ele foi crucificado. E que eu acho que isso coloca o Cristianismo além das outras religiões do mundo.

Para saber mais sobre as evidências históricas da ressurreição de Jesus, veja o artigo:

23 Argumentos Históricos para a Ressurreição de Jesus

ou veja o debate entre William Craig e Bart Ehrman (historiador do Novo Testamento e agnóstico) sobre a historicidade da ressurreição de Jesus

Craig versus Ehrman - o Debate da Ressurreição
Transcrição do Debate em Português (reasonablefaith.org)

12 comentários :

  1. Eu tenho um presente de páscoa (um pouco atrasado) também =)  ele vem em várias partes e acho que vai ficar surpreso.

    1. Os slides do debate entre Michael Licona e Greg Cavin, onde são mostrados o quanto a ressurreição é uma hipótese fraca face às evidências que Craig, Licona e os McGrews afirmam ser:https://www.google.com/url?q=http://infidels.org/images/media/library/modern/greg_cavin/resurrection-debate.pdf&sa=U&ved=0ahUKEwj6i5eN6f3LAhWESBQKHWmMA7wQFggGMAE&client=internal-uds-cse&usg=AFQjCNFqK1BmA92bwhmaV_KzLMAh4gHm_A

    2. Um amigo meu conhecido somente por 'Angra Mainyu' elaborou um caso moral contra o cristianismo considerando objeções de Craig, Paul Copan e outros:
    http://angramainyusblog.blogspot.com.br/p/blog-index.html?m=1

    3- Bradley Bowen debateu contra Craig nessa série de posts e demonstrou o quão fraca a evidência dele é:

    http://www.patheos.com/blogs/secularoutpost/2015/10/29/william-craigs-response-to-my-objections-on-the-resurrection/
    http://www.patheos.com/blogs/secularoutpost/2015/11/18/luke-johnson-and-the-resurrection-of-jesus/

    4- O argumento da causalidade material (leia-se: como o Kalam se destrói pela mesma lógica que se constrói)
    http://exapologist.blogspot.com.br/2014/12/theism-and-material-causality.html?m=1

    5- Por último, esse artigo pelo professor Keith Parsons (que debateu WLC duas vezes) explicando o que há de errado na filosofia teísta:

    http://www.patheos.com/blogs/secularoutpost/2015/03/02/the-theistic-arguments-a-brief-critique/

    Boa leitura. E boa sorte, meu amigo. Se você quiser que o teísmo do jeito apresentado por Craig pelo menos decole do chão, você tem incontáveis pilhas de trabalho a fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentários, Felipe.

      Atualmente eu não estou com tempo algum para atuar no blog. Tenho alguns textos prontos que estão programados automaticamente para serem postados semanalmente.

      Estou na reta final do meu mestrado, e se tudo correr bem daqui a alguns meses vou poder dar uma atenção maior aqui. Vou deixar os seus links guardados para eu ler quando puder.

      Abraços, Paz de Cristo.

      Excluir
    2. Caro, é pura petição de princípio preconceituosa antissobrenaturalista desses links.
      Foram inúmeras as aparições de Jesus em 40 dias após ressuscitado; não sendo apenas uma visão, miragem, alucinação, emanação fluídica, espiritual, ou nebulosa (vapor), ou fantasiosa, como muitos supõe; mas realmente ressurreição física-material.
      Mostrou-se para Maria Madalena, para outras mulheres, em várias etapas a alguns discipulos, a todos os discipulos, a quinhentos irmãos, a todos os apóstolos, a Tiago, a Paulo.
      Esse evento se confirma pela ousadia dos apóstolos em pregar tal milagre, sem medo de serem duramente perseguidos e mortos pelas severas autoridades judaicas apoiadas pelos romanos.
      Estavam duvidosos, amedrontados e se escondiam no começo. Mas de repente proclamavam de forma descomunal, corajosa, aberta e desconcertante a ressurreição de Cristo diante do temido Sinédrio.

      Tal explicação dessa mudança radical e milagrosa é que estavam ABSOLUTAMENTE convencidos de virem Cristo ressurreto fisicamente.
      Destaca-se o fato, dos líderes judaicos não apresentaram o corpo, nem organizaram uma busca. Pelo contrário subornaram os soldados para mentir sobre o túmulo vazio.
      Em vez de refutarem com evidência do corpo; tentaram lutar e confrontar os discípulos que viram o corpo vivo. Isso comprova a realidade da ressurreição.
      Outra prova é o crescimento incrível e notável da Igreja Primitiva nos primeiros anos com base nessa doutrina.
      Será que os apóstolos e seguidores morreriam por um defunto, uma lenda e hoje igualmente há muitos morrendo por Cristo em vários países?

      Essas testemunhas oculares sofreram perseguição e morte por deixar o judaísmo tradicional rígido e declarando empiricamente que viram, ouviram e tocaram em Jesus ressurreto, aquele que fez grandes obras entre os homens! embora elas pudessem ter-se salvado simplesmente recusando-se a dar o testemunho disso!
      O paradoxo é como os autores judeus do NT repentinamente abandonaram seu meio de ganhar a vida e suas valiosas tradições judaicas em favor dessa nova crença? que ganhariam eles se convertendo do rígido judaísmo para acreditar que Jesus fazia sinais, prodígios, milagres, curas e ressuscitara dos mortos??... NADA! pelo contrário, somente perseguição, submissão, servidão, desprezo, tortura e morte!! mas por que motivo? porque tinham certeza absoluta que Cristo ressuscitara!
      Que os incrédulos nos respondam, se há lógica racional, coerência e razão nisso!

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Caro David, mais um presente pra você. Um post com vários links, que demonstra porque não é possível justificar a ressurreição de Jesus (ou a reencarnação dos espíritas, ou as quarenta virgens dos muçulmanos etc) de forma racional, ao contrário do que afirma Craig. Quando puder desfrute-o e divirta-se. Abs.
    https://blogdomensalao.wordpress.com/2013/03/02/ressurreicao-de-jesus-uma-conclusao/
    E convenhamos, um apologista que escreve um livro intitulado "Fé Racional" e ao mesmo tempo faz declarações como esta: "Sabemos que o Cristianismo é verdadeiro pelo testemunho auto-autenticador do Espírito Santo de Deus. (...) Eu quero dizer que o testemunho, ou depoimento, do Espírito Santo é sua própria prova; é inequívoco; não precisa de outras provas para respalda-lo; é autoevidente e atesta sua própria veracidade....o testemunho do Espírito Santo prevalece sobre qualquer outra evidência.", não pode ser levado a sério.
    https://rebeldiametafisica.wordpress.com/2012/01/15/william-lane-craig-e-um-solipsista-epistemologico/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro, a ressurreição é plenamente factual como mostrei acima.
      E como vc sabe que o Espírito Santo inexiste?
      Diga-me: somos pura matéria? Quem disse isso pra vc? que deve ser assim; que inexiste o mundo espiritual? acaso foram suas moléculas químicas, sua matéria orgânica cerebral que lhe incutiu também conceitos de razão, ética, moral, justiça?

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  5. Porque todos os países que Cristo botou os pés vivem na merda apesar do grau elevadíssimo religioso de seus povos, enquanto países com muitos ateus e pessoas pouco religiosas vivem em paz com fartura ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coréia do Norte, Vietname, Cambodja, China. Exemplos de países de estado Ateu (e não laico) que vivem com bastante fartura económica e de liberdade também! :)

      Excluir
    2. Países ateus também tem altos índices de suicídios!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...