sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Em Defesa de Cristo, por Lee Strobel [Livro e Filme]


O jornalista Lee Strobel, que considerava-se ateu, investigou as evidências de Jesus a partir de fatos que pudessem provar a veracidade do cristianismo, ou desmascará-lo. Preparado para saber o que ele descobriu e o que as provas indicam? Então acompanhe ao documentário no vídeo abaixo (que também está disponível em forma de livro).

O documentário resume a pesquisa de Lee sobre as seguintes abordagens:

1 - AS FONTES:
  • Pode-se confiar nas biografias de Jesus?
  • As biografias de Jesus resistem à investigação minuciosa?
  • As biografias de Jesus foram preservadas de modo confiável?
  • Existem evidências confiáveis a favor de Jesus além de suas biografias?
  • A arqueologia confirma ou contradiz as biografias de Jesus?

2 - JESUS
  • Jesus estava realmente convicto de que era o Filho de Deus?
  • Jesus estava louco quando afirmou ser o Filho de Deus?
  • Jesus apresentou os atributos de Deus?
  • Jesus — e só ele — enquadra-se no perfil do Messias?

3 - A RESSURREIÇÃO
  • A morte de Jesus foi uma fraude e sua ressurreição, um logro?
  • O corpo de Jesus realmente desapareceu do túmulo?
  • Jesus foi visto vivo depois de sua morte na cruz?
  • Existem fatos secundários que apontam para a ressurreição?

"Esta investigação acabou tomando mais de dois anos da minha vida. De certa forma foi a história mais estimulante que eu já pesquisei como jornalista" Lee Strobel


Abraços, Paz de Cristo.

9 comentários :

  1. É novo esse livro? Estranho, o vídeo não traz nada, nada de novo!

    O velho Josefo e cia, o já repetitivo Craig...

    Esperava um defensor mais à altura do desafio de defender o Cristo histórico, ao menos com argumentos novos!

    Por outro lado, essa busca pelo Cristo histórico pode, no futuro, trazer problemas sérios para a teologia cristã. Vejam o que ocorre hoje com Adão e Eva e o Paraíso: depois que Paulo considerou histórico o Adão (Rm 5), a teologia ainda não sabe como retirar Adão da história, para compatibilizá-lo, através da alegorização, com a evolução.

    Talvez fosse melhor não comprovar historicamente a ressureição, deixando uma brecha para a teologia usar, caso precise no futuro alegorizar a ressureição, tal como tenta fazer hoje com a desobediência de Adão mas não consegue sem contrariar o Paulo.

    Infelizmente, para a teologia cristã, não há como deletar o Velho Testamento: Cristo depende de Adão! Paulo assim o quiz...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Por que Adão seria alegoria? É óbvio que deveria haver um casal inicial pro inicio da humanidade. Pelo tempo que viveram, estudos indicam que Adão e Eva tiveram uns 60 ou 70 filhos cfe. Gn 5:4.
      É narrado acontecimentos importantes da vida deles e seus filhos, sendo isso histórico, portanto real. Tens provas que Gênesis é mito? Outros textos no Antigo T e Jesus e os apóstolos citaram Adão e Eva; ou eles também são mitos?

      Pelo contrário; além da Bíblia há também registros históricos e arqueológicos. Temos a descoberta das tábuas de Ebla-atual Síria datadas em torno de 2300 AC. O povo de Ebla acreditava na criação a partir do nada. Ali contém nomes das cidades de Ur, Sodoma, Gomorra e deuses pagãos citados na Bíblia como baal, além de nomes como ADÃO, EVA e NOÉ e antecede o registro babilônico em 600 anos.

      A evolução é um mito já esfarelado por grandes cientistas.
      “O neodarwinismo está morto”
      Eric Davidson – geneticista – autor de livro didático: California Institute of Technology-2000.

      “A evolução acabou de receber o seu golpe mortal. Após ler o livro Origins of Life [Origem da Vida] com a minha formação em química e física, é claro que a evolução [biológica] não poderia ter ocorrido”.
      Richard Smalley, Ph.D., prêmio Nobel em Química de 1996.

      Excluir
    2. "Esperava um defensor mais à altura do desafio de defender o Cristo histórico, ao menos com argumentos novos!"

      Que eu saiba a antiguidade de um argumento não o torna menos válido!

      Excluir
    3. Não seria mais coerente com a Bíblia e o testemunho de São Paulo, retirar a evolução? Para quê precisamos nos preocupar com ela? Deus é o Criador, não Darwin.

      Excluir
  2. Cristo não pode existir por conta própria...ele depende de quem acredita nele, deus só existe pq há quem alimente a ideia da existência do mesmo... assim que se morre deus morre junto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu texto já prova a existência Dele!
      A própria idéia de Deus não seria possível se Ele não existisse para infundi-la em nós, mas podemos negá-lo ou aceitá-lo (é a livre-escolha que Ele nos deu), além de todos os atributos cognitivos, pensamentos, ideias etc - exclusivo nos humanos - se a evolução fosse um fato por que outros animais não teriam tais atributos?
      Lembrando que meras reações químicas/físicas de elementos químicos (matéria) no cérebro (conexões) seriam ilógicas, impessoais, amorais, irracionais, aleatórias e inanimadas no cérebro.

      Excluir
    2. Eliezer, seria ótimo se as pessoas justificassem seus comentários:
      "Cristo não pode existir por conta própria..." -> Por que não? Justifique. Dê argumentos.
      "ele depende de quem acredita nele" -> Por que?
      "deus só existe pq há quem alimente a ideia da existência do mesmo" -> Prove que se ninguém pensar nele, ele deixaria de existir.
      "assim que se morre deus morre junto..." Como você sabe?

      Recomendo você ver o documentário e pesquisar sobre o assunto ao invés de ter conclusões precipitadas.

      Excluir
  3. Essa historia contada não foi uma invenção de alguem, mas sim um fato verídico. E digo mais,o narrador dessa história ou desse testemunho, como quiser ver, nao foi uma pessoa qualquer que decidiu se converter, mas de um renomado jornalista que nao pôde provar suas teorias e teve que se curvar sobre a existência de cristo. Ninguém melhor do que ele para contar essa história ou testemunho. Lembrando que ele era um ateu.sugiro que faça o mesmo que o autor,todos aqueles que tiverem alguma dúvida a respeito disso. Que DEUS ilumine. Veja o documentário e tire saus próprias conclusões.

    ResponderExcluir
  4. como é maravilhoso ver os ateus, que outrora não acreditavam em Deus nem na biblia, ter que baixar a crista e aceitar que Ele existe!! Deus não precisa que provem que Ele existe, porque isso não seria fé, seria meramente estudos, e ninguem agradaria a Ele, pois sem fé, ninguem agradaria a Deus. Deus abençoe a todos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...