sexta-feira, 6 de julho de 2012

O que será que os ateus querem dizer com "Forças Naturais"?


Olá, leitores.

Pensei em escrever sobre este tema depois de umas conversas e debates que tive com alguns ateus na internet. Por exemplo, vejam o resultado uma vez de uma conversa que eu estava tendo com um dito ateu no blog / Facebook :

(05/01/2012)
Rodolfo Mota
Eu acredito nas forças da natureza, e não acredito em Deus sendo assim automaticamente me torno um ateu, pois o significado da palavra ateu se caso tu procurar no dicionário, se refere a pessoas que não acreditam em forças sobrenaturais, logo a natureza se torna uma força natural. (...)

Respostas ao Ateísmo
Caro Rodolfo Mota,
seu comentário me deixa curioso. O que seria, no ponto de vista de um ateu, essas tais "forças naturais"? Esse termo parece um pouco confuso para mim.

Rodolfo Mota
Bom me referindo as tais "forças naturais". Pelo fato de ter estudado química, comecei a observar que a bíblia se referia a uma energia de capacidades indeterminadas e incomparáveis, cujas a lei que mais me chamava a atenção era a de Ação e reação (no caso das religiões seria o pecado).

Como nasci cristão e não me sentia atraído pela religião e nem pela fé isso me impulsionou a criar comparações e questionamentos. Como todos nós sabemos a natureza não é apenas um conjunto de animais e seres vivos que compõe um contexto maior que seria a biodiversidade, e sim o Universo inteiro, por mais que não tenhamos descoberto nem 1% de toda a sua magnitude, tudo que é composto pela natureza e é compreensível pelo homem. De acordo com o que disse no começo do texto "Energia de capacidade indeterminadas", a natureza se adequa a este termo, mesmo que hoje ela não seja nem 1% compreendida, mas no futuro tudo indica que teremos respostas. entre várias outras coisas que observei e tirei conclusões.

Claro que posso estar errado perante meu ponto de vista. Por isso não me encaixo no quadro de teísta, pois não acredito em algo sobrenatural.

Respostas ao Ateísmo
Seu texto sobre forças naturais me deixou interessado em publicar algo sobre esse assunto. (...) como esse assunto é inédito aqui acho que vai ser uma boa falar sobre isso sim. Aguardemos.

Ao tentar racionalizar a origem das coisas, parece-me que muito ateus da atualidade tendem a colocar algum princípio Universal por trás de tudo, supostamente responsável pela existência do Universo. 

É curioso ver que tal forma de pensar surgiu primeiro dentro do deísmo. O filósofo iluminista Rousseau fazia uma distinção entre natureza e Natureza (com "n" maiúsculo), sendo a segunda relacionada à divindade. Na verdade, tal visão de mundo está intimamente ligada ao deísmo, pois a existência de qualquer princípio, mesmo impessoal ou não-sobrenatural por trás da origem do universo e da vida já é a definição de deísmo. Veja por exemplo esse trecho do Wikipédia sobre o verbete "deísmo":
"O deísta acredita que a própria estrutura do universo, tão complexa como é, é a prova de que existe um deus criador, entretanto é importante ressaltar que o deísmo permite aos seus seguidores uma livre interpretação disso. Para alguns deístas, por exemplo, Deus pode ser um ser transcedental criador das coisas, para outros pode ser uma força completamente científica, não pensante, não sobrenatural, que gera e mantém o universo. Portanto, a concepção de Deus para um deísta pode ser completamente diferente da concepção geral que se tem.
O Deísmo pretende enfrentar a questão da existência de Deus, através da razão, em lugar dos elementos comuns das religiões teístas tais como a "revelação divina", os dogmas(crenças sem comprovação científica) e a tradição. Os deístas, geralmente, questionam as religiões denominacionais e seu(s) deus(es) dito(s) "revelado(s)", argumentando que Deus é o criador do mundo, mas que não intervém, nos afazeres do mesmo, embora esta posição não seja estritamente parte da filosofia deísta. Para os deístas, Deus se revela através da ciência e as leis da natureza."
É possível encontrar um conceito parecido em alguns cientistas cuja posição filosófica era desconhecida / ambígua em relação à existência de Deus. Veja por exemplo esta citação de Albert Einstein e note sua reverência à natureza, quase como se ela fosse uma entidade viva:

“Tente penetrar, com nossos limitados meios, nos segredos da natureza, e descobrirá que por trás de todas as leis e conexões discerníveis, permanece algo sutil, intangível e inexplicável. A veneração por essa força além de qualquer coisa que podemos compreender é a minha religião.” 
“Não sou ateu. O problema aí envolvido é demasiado vasto para nossas mentes limitadas. Estamos na mesma situação de uma criancinha que entra numa biblioteca repleta de livros em muitas línguas. A criança sabe que alguém deve ter escrito esses livros. Ela não sabe de que maneira nem compreende os idiomas em que foram escritos. A criança tem uma forte suspeita de que há uma ordem misteriosa na organização dos livros, mas não sabe qual é essa ordem. 
É essa, parece-me, a atitude do ser humano, mesmo do mais inteligente, em relação a Deus. Vemos um universo maravilhosamente organizado e que obedece a certas leis; mas compreendemos essas leis apenas muito vagamente” 

(Fonte: ISAACSON, Walter - Einstein: sua vida, seu universo. Companhia das Letras, São Paulo, 2007 p.394,396)
“A emoção mais bela que podemos experimentar é o sentimento do mistério. É a emoção fundamental que está no berço de toda a verdadeira arte e ciência. Aquele que desconhece essa emoção, aquele que não consegue mais se maravilhar, ficar arrebatado pela admiração, é como se estivesse morto; é uma vela que foi apagada. Sentir que por trás de qualquer coisa que possa ser experimentada há algo que nossa mente não consegue captar, algo cuja beleza e solenidade nos atinge apenas indiretamente: essa é a religiosidade. Nesse sentido, e apenas nesse sentido, sou devotamente religioso” 
(Fonte: EINSTEIN, Albert - The world as I see it - New York, 1949. p. 397, Tradução livre)


 [Veja também o artigo: Einstein era ateu ou não?]

Só para dar outros exemplos, os físicos Zel'dovich e Novikov frequentemente diziam: "por que a natureza resolveu criar este tipo de Universo e não outro?". O biólogo ateu Francis Crick, um dos descobridores da estrutura do DNA, no seu livro the origin of the genetic code (a origem do código genético), escrevia frequentemente "Natureza" com "N" maiúsculo, e parece dizer que a seleção natural é "inteligente" e que "pensa" no que fará. Fred Hoyle, um astrônomo inglês, fala do Universo como se tivesse as mesmas características de Deus. Quase evidentemente, estas pessoas não suportavam a ideia de um Universo governado pelo acaso e estas "forças impessoais", e acabaram criando substitutos para a ideia de Deus.

Em algum momento no tempo, talvez quando o deísmo declinou e o materialismo / naturalismo entraram na moda, o conceito de "Natureza" foi aparentemente absorvido por osmose pelo ateísmo. Mas o ateísmo em si, não possui nenhuma base filosófica para afirmar que o mundo é dessa forma! Se você é ateu, necessariamente tem que acreditar que a única "força natural" que existe e rege o Universo é o simples acaso, e não existem "Forças Naturais" (com iniciais maiúsculas), as únicas forças que existem são aquelas que Newton definiu como sendo o produto da massa pela aceleração, a força de atração entre cargas elétricas e as forças que mantém os núcleos atômicos e os quarks unidos. A não ser, é claro, que você seja um deísta enrustido.

Eu não acho razoável afirmar que o acaso seja a única força envolvida na formação do Universo. Na verdade, à luz das informações que temos hoje sobre o mundo e seu funcionamento, isto é completamente absurdo.


O Dr. Carl Sagan, que era evolucionista, ateu e um dos principais críticos da Bíblia no século XX (e que, a propósito, sempre escrevia "Cosmos" com c maiúsculo), em seu escrito "Communication With Extra-Terrestrial Intelligence" (Comunicação com inteligência Extra-Terrestre), chegou a conclusão de que a chance da vida ter surgido por acaso, em apenas 1 planeta qualquer é algo matematicamente da ordem de 1 chance contra 10 seguidos de 2 bilhões de zeros. Partindo da premissa que aqui trata-se da vida em uma forma mais simples que uma ameba. (Fonte: Close Encouters – A Better Explanation, 1977 – Clifford Wilson and John Weldon).

É importante, ainda, observar algumas informações fornecidas pelo Dr. Frank Salisbury, da Utah State University, publicadas na Revista Nature em outubro de 1969, na qual se realiza um cálculo para descobrir a probabilidade para que uma única molécula de DNA se formasse, de um tipo específico, assumindo que a vida já existisse, e que as matérias primárias necessárias já estivessem formadas, e fosse preciso APENAS que ocorresse a combinação dessas matérias, apenas por simples acaso. Admitindo-se que existem 1020 (100.000.000.000.000.000.000) planetas onde essa reação é possível; e que houveram 4x109 (4.000.000.000) anos disponíveis para que tal ocorresse, usando os métodos da Teoria da Probabilidade e Estatística conclui-se que há 1 chance em 10415 de, em algum instante em todo este tempo, em algum destes planetas, 1 única molécula desejada se combinaria por acaso!


Nós sabemos que o Universo opera perante certos princípios, e estes princípios podem ser expressos em algo que nós chamamos de linguagem matemática. É incrível notar que existem certos números dentro dessas relações matemáticas conhecidos como "constantes fundamentais". Essas constantes fundamentais, segundo o ateísmo, deveriam possuir valores totalmente arbitrários. Entretanto, elas possuem valores perfeitamente ajustados para que o Universo não entre em colapso, para que houvesse após o Big Bang uma razão matéria/antimatéria perfeitamente ajustada para que as galáxias pudessem se formar, e no final para que eventualmente em um planeta perfeitamente ajustado para isso, a vida inteligente se formasse.

É óbvio que se essas constantes não tivessem estes valores exatos, nos não estaríamos aqui para observar o Universo. Mas isto não responde a pergunta: Por que elas possuem estes valores?

Se você é ateu, você tem que acreditar que, de alguma forma, as “forças naturais” (seja lá o que isso for, dentro do ateísmo) foram capazes de criar essa complexidade, inclusive coisas que seres inteligentes como nós temos grandes dificuldades em reproduzir até hoje.

No seu livro "A Criação Imperfeita", o físico brasileiro Marcelo Gleiser critica os neo-ateístas Richard Dawkins e Sam Harris, que "tiraram deus do povo sem pôr nada no lugar". Gleiser tenta pôr a Natureza (com ‘n’ maiúsculo) no lugar do Deus judaico-cristão, mas isso acaba entrando em contradição com outros pontos dentro de seu próprio livro: para ele a ausência de intenção e de algum sentido “superior” marcam a Criação. O único sentido para a vida seria o que nós podemos dar a ela.

A alegação dos neo-ateístas é que, obviamente, Deus não existe. Os adeptos à filosofia do novo ateísmo acreditam cegamente que as tais "forças naturais" são responsáveis por toda a realidade que percebemos. Os novos ateus não se limitam a uma descrença passiva. Ao contrário, eles estão ativamente envolvidos em convencer os outros a seguirem o seu exemplo, para declarar sua não-crença em Deus, e tomar as medidas necessárias para livrar o mundo de crenças e práticas religiosas, como o ateu Richard Dawkins coloca em “Deus, um delírio”, “eu faço tudo ao meu alcance para alertar as pessoas contra a própria fé.”

Uma característica irônica do novo ateísmo é a sua forte fé na inferioridade de ter fé. Os neo-ateus erroneamente redefinem a “fé” como uma “crença irracional na ausência de provas.” Esta deturpação da natureza da fé é um absurdo, pois a fé não é essencialmente uma crença forte em algo, mas o fundamento da fé cristã é acreditar em alguém, a saber, Deus. [Veja o artigo: A fé é irracional?]

Minha pergunta final é: como reagir perante a tanta confusão dentro do ateísmo em relação a esse conceito? Sinceramente, me parece que eles não têm a mínima ideia do que estão falando. As evidências mostram que eu estou justificado racionalmente em acreditar em Forças Naturais, e isto é coerente com a minha cosmovisão, que é cristã [Veja o artigo: Afinal, existem evidências para a existência de Deus?]. Mas isto é totalmente incoerente com uma cosmovisão ateísta.

Abraços, Paz de Cristo.

6 comentários :

  1. Caro David Sousa,

    Nem sei como "falar" sobre isso. Mas quero que saibas que você é um grande homem e que tem ajudado muito em minha vida.

    Há alguns anos, desde criança, quando deixei a igreja de lado e abandonei Deus, passei a não mais acreditar em certos valores da vida.

    Me vi um ateu, se assim posso dizer. Nunca achei que minha vida sem Deus fosse a melhor forma de viver. Mas diante de tantos problemas me vi "obrigado" a exclui-lo de minha vida. Achava que seria a melhor forma.

    Algo sobrenatural, vida pós a morte, bençãos, Ser Superior... Nada disso tinha cabimento pra mim.

    De uns tempos pra cá tive depressão. Algo que dura já alguns anos. O problema foi se agravando e esse ano tudo piorou depois que descobri que, além da depressão aguda, tiha TOC e síndrome do pânico (medo enorme de morrer, de existir ou não existir algo após essa vida, não entendendo como poderemos ter vida eterna, se a existência de Deus era possivel ou não...).

    Passei a pesquisar muito sobre isso e descobri o seu blog. Um dos meus preferidos, sério!

    Tenho mergulhado em suas postagens e de tantos outros homens maravilhosos que por meio da ciência desmonstram que Deus existe e é maravilhoo. Confesso que ainda, diariamente, melhor dizendo, ainda me bate um medo, um terror, várias dúvidas,algo angustiante e inexplicável, volto a ficar descrente. Como é possível existir um Deus poderoso?

    Tenho buscado ajuda em sites como o de vocês. Nunca conversei isso abertamente com alguém. Nem mesmo com meus médicos. Talvez, por aqui não poderem me julgar, malhar, me ridicularizar, assim espero... eu me sinto mais leve pra falar sobre isso, embora ainda tenho vergonha.

    Hoje é o aniversário da minha mãe, orei, agradeci e pedi a Deus que continuasse me dando forças para seguir em frente, aumentando a minha fé e iluminando a vida da pessoa que sempre me ajudou, me cuidou e tanto sofreu nessa vida.

    Sei que parece bobagem e tudo o que escrevi nem se compara com o que realmente vivi.

    Desculpa alguma coisa, desculpa os erros ortográficos, se voltar para corrigir pode ser que me envergonhe e apague tudo.

    Que Deus (que eu torço que exista e tenho procurado e vendo cada vez mais que existe e é maravilhoso) possa te abençoar. Você não sabe o bem que faz mantendo esse espaço aqui. Tenho certeza que já ajudou, e muito,várias pessoas.

    Se não for pedir demais... Ore por mim. Peça a Deus que aumente minha fé e que eu possa ser mais um seguidor de Cristo como você. Minha fé ainda é pequena.

    Minha visão já está embassada, vou finalizar por aqui... (rs)

    Paz de Cristo. Reparei que é assim que você sempre escreve, né?

    Um abraço.

    Bruno (Natal -RN)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Bruno,

      peço mil desculpas por ter demorado tanto para responder... é que estou passando por algumas dificuldades e não estou com acesso a internet de casa. Já tinha visto seu comentário antes, mas não pude responder. Estou tendo que acessar a internet na casa de amigos, mas nem sempre tenho como fazer isso.

      Me alegrei muito com a sua mensagem, e tenho orado por você desde que li. Na verdade, me alegrei tanto que gostaria de exibir esta mensagem na página do Facebook como forma de divulgação. A não ser que você se manifeste de forma contrária, eu vou publicar (não se preocupe, não colocar a mensagem toda, só as partes principais).

      Enfim, meu desejo é que você busque a Deus de todo o coração e com toda a sinceridade, pois só assim poderá encontrá-Lo. Continue acompanhando as postagens do blog, infelizmente a frequência de publicação deve diminuir um pouco nos próximos meses, mas eu já estou com um novo projeto em mente, mas não sei ainda como vai ser.

      Abraços, Paz de Cristo!

      Excluir
    2. Ou seja,os ateus são na verdade deistas e não sabem.Até imagino alguns comentários do tipo:Não ecreditamos em Deus,por isso somos ateus,e esquecem q muitos deistas não crêem numa força pessoal e transcendental ao universo,ou seja,ficou na mesma.Aliás, eu gostaria de uma unica evidência em que a natureza não seja uma reação ao invés de uma ação.

      1-O mundo fisico é regido por leis naturais.
      2-Mas a natureza não pode saber o que é melhor ou pior para a existência do universo.
      3-A natureza irracional não pode criar leis
      4-A natureza é sempre dependente de ações, para causar reações
      5-Logo, todo o mundo fisico é dependente de um agente capaz de determinar em sua ordem a natureza cega.

      Excluir
    3. Caro Emmanuel,
      seu argumento é interessante.

      Abraços, Paz de Cristo.

      Excluir
    4. olá querido, fico feliz por ter achado interessante meu argumento, mesmo que tenhamos discordado na questão da salvação. Um grande abraço. A paz de Cristo.

      Excluir
  2. Presto meu testemunho de que a Igreja verdadeira é a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias http://WWW.mormon.com.br
    Eu os convido a abrir uma conta para fazer sua árvore genealógica ( história da família).
    Acesse o site : http://www.new.familysearch.org . Assim você poderá ter um arquivo só seu para gravar todos dados dos seus familiares e só você tem acesso. Isso tudo é grátis.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...