sexta-feira, 18 de maio de 2012

[Imagem] Refutando o argumento do Dragão na Garagem de Carl Sagan


20 comentários :

  1. Eu acho que você se precipitou em várias afirmações. Primeiro ao afirmar que um dragão necessariamente seria um ser material sendo que na verdade ele é uma criatura mitológica(ao menos que você acredite em dragões).Segundo ao afirmar que a existência de deus é de cunho metafísico provalvelmente os ateus concordem porem os teistas que acreditam que ele se manisfesta diariamente na nossa realidade não. Terceiro existem sim muitos argumentos baseados na fé para a existencia de deus se são lógicos talves nossas definições de lógica sejam diferentes. Quarto concordo que é problema de cada um em que acreditamos porem desde que nossas crenças não afetem a vida de quem não as compartilham.
    Parabens pelas publicações pessoalmente acho esse tipo de discução bem construtiva pois se deus realmente existir um pouco de questionamento não faz mal algum correto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentando as suas objeções:

      Primeira: Não há nada o que reclamar aqui. Isso é simplesmente a definição de "dragão" no dicionário, é o significado que esta palavra tem historicamente. Quando você ouve a palavra dragão, você logo imagina um ser como se fosse um réptil. Portanto, na sua imaginação, ele tem um corpo. Ele é supostamente um ser físico. Por isso não dá pra comparar a hipótese da existência de Deus com um "dragão metafísico" (seja lá o que isso for), como o ateu Carl Sagan tentou fazer.

      Segunda: Na verdade Deus é definido como um ser metafísico sim, inclusive no Cristianismo. Leia Jo 4.24, por exemplo, onde Jesus diz que Deus é espírito. Eu acho que você confundiu as coisas: dizer que algo é metafísico não quer dizer que não interfira diretamente na nossa realidade. Por exemplo, nossa mente é algo supostamente metafísico e ela interfere diretamente na nossa realidade. O "problema" com as coisas metafísicas (não é bem um problema, mas uma característica intrínseca) é que tais coisas não podem ser analisadas pelo método científico. Por isso os ateus que alegam que a "hipótese" de Deus deveria ser investigada cientificamente estão redondamente enganados.

      Terceiro: sobre os argumentos lógicos, veja a série de postagens "Existem evidências para a existência de Deus?". Na parte 1 eu falo um pouco sobre metafísica e a definição de evidência, e nas partes 2 e 3 apresento os argumentos:

      http://www.respostasaoateismo.com/2012/05/afinal-existem-evidencias-para.html
      http://respostasaoateismo.blogspot.com.br/2012/05/afinal-existem-evidencias-para_11.html
      http://www.respostasaoateismo.com/2012/05/afinal-existem-evidencias-para_15.html

      Quarto: você está correto, não vejo motivo para não discordar.

      Abraços, Paz de Cristo.

      Excluir
  2. O mais interessante é que Carl Sagan negligenciou o ponto mais importante da questão: As evidências científicas para a existência do seu dragãozinho.Logo, o ônus da prova recaiu sobre ele, mas ele mesmo não pôde mostrar nenhum tipo de evidência.Que coisa!!!!!

    ResponderExcluir
  3. é hilario esse povim de Gessus refutar um Dragaozinho afinal eles creem em , animais falantes, vara virando serpente, terra sustentada por colunas, ave mamífera, zumbís ressucitando, virgem parindo, arbusto em chamas falante, diabinhos, alimentos caindo do céu etc.. etc.. isso mostra oque? que a Evolução existe sim, de idiotas.

    Jorgge Dawkins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez você vai acreditar quando Jesus voltar, mas aí meu amigo vai ser um pouco tarde.
      Ah e outra coisa, tudo isso que você não acredita, nós povos de Jesus Cristo acreditamos, por que o MEU DEUS, O NOSSO DEUS É O DEUS DO IMPOSSÍVEL!!!

      Excluir
    2. o seu deus é o deus do impossivel mas se vc tem uma dor de cabeçazinha quem resolve é o remedinho néé :)

      Excluir
    3. Apelo ao ridículo?É digno de se esperar de um ateísta militante.

      Excluir
    4. Isso mostra que você não tem nenhum conhecimento bíblico e teológico. Provavelmente leu isso aí em blogs neo-ateístas, ou talvez a ATEA tenha te contado. O que você não deve saber é que muitas das passagens da Bíblia têm sentido metafórico. A Bíblia não é um livro científico, não foi escrita com essa finalidade. Terra sustentada por colunas, por exemplo, é um erro de interpretação. A mesma coisa é eu falar: "um dos pilares da filosofia é Sócrates" e você chegar e dizer: "Sócrates não é nenhum pilar, é um ser humano". Com relação à questão da ave mamífera, se referindo ao morcego no versículo de Levítico, bom, a classificação das espécies só foi proposta há cerca de 200 anos, por Darwin. Se nós, hoje em dia, não soubéssemos que o morcego é um mamífero, logicamente diríamos se tratar de uma ave, por ter asas e tamanho similar ao das outras. Enfim, estude um pouco antes de sair falando bobagens.

      Excluir
  4. RESPOSTAS ao ATEÍSMO
    "Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus."
    2 Co 10.5a
    ........................

    Por favor, esse deus que defendem, tem NOME? :)

    Jorgge Dawkins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Você é o mesmo Jorge Dawkins que participava da comunidade "eu não acredito em ateus" no orkut anos atrás? Eu acho que lembro de você! Eu sou David, mas na época meu perfil era "Super David". Prazer em revê-lo!

      Volte sempre,
      Abraços, Paz de Cristo.

      Excluir
    2. Sim sim, Deus tem nome, Ele é SENHOR, Todo-Poderoso, Onipotente, Onisciente, Onipresente, Deus que Tudo Pode!

      Excluir
    3. se ele pode tudo, porque suicidou na cruz?? kkkkkkkkkkk

      Excluir
    4. Aonde quis chegar com isso?Pagar de ridículo?

      Excluir
    5. Ele não se suicidou. Simplesmente deu uma prova objetiva de amor à humanidade. Amor é entrega, é doação. O que é mais nobre do que dar a própria vida a alguém? Se Jesus não morresse, nunca saberíamos na prática o quanto Deus nos ama de verdade.

      Abraços, Paz de Cristo.

      Excluir
  5. Não existe isso de "definição histórica da palavra dragão". As palavras mudam de significado com o tempo e a língua é uma coisa em constante evolução.
    Esse fluxograma é baseado na falácia de argumento especial. no 6o quadro você coloca que tem "vários argumentos" mas não apresenta eles.
    A discussão do dragão na garagem não é uma prova de que deus não existe, é um exemplo de como as pessoas de fé não aplicam o mesmo grau de ceticismo para o deus dele do que para as crenças de todas as outras pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro msbarbosa,

      " As palavras mudam de significado com o tempo e a língua é uma coisa em constante evolução."

      Concordo, mas em relação à palavra "dragão", o significado nunca mudou. A palavra sempre se referiu a um ANIMAL mitológico. Falar que "o dragão é imaterial" é mudar o significado convencional e corriqueiro da palavra de propósito no meio do argumento para achar que provou alguma coisa.

      "Esse fluxograma é baseado na falácia de argumento especial. no 6o quadro você coloca que tem "vários argumentos" mas não apresenta eles."

      É porque eu pressuponho que o leitor já os conheça, mas não seja por isso. Eles estão aqui:

      Afinal, existem evidências para a existência de Deus? (Parte 2) (Recomendo ler a parte 1 e a 3 também).

      Abraços, Paz de Cristo.

      Excluir
  6. Esqueçam os livros, Deus nunca escreveu nada. Nem precisa. Olhe a natureza e entendam que a própria evolução não seria possível sem um criador. Repito: esqueçam os livros. volte a fase primeva do ser humano. os livros tornaram-se obsoletos para falar de Deus. Ele é o próprio universo.

    ResponderExcluir
  7. Discutir Deus é perda de tempo. Ele, na forma apresentada pelos homens, é somente uma ferramenta para angariar fundos pra sobrevivência de pilantras. Esqueça tudo que você já leu, esqueça o Corão, a bíblia e tudo que escreveram a Seu respeito. Comece a Vê-lo na natureza.

    ResponderExcluir
  8. Discutir Deus é perda de tempo. Ele, na forma apresentada pelos homens, é somente uma ferramenta para angariar fundos pra sobrevivência de pilantras. Esqueça tudo que você já leu, esqueça o Corão, a bíblia e tudo que escreveram a Seu respeito. Comece a Vê-lo na natureza.

    ResponderExcluir
  9. Esqueçam os livros, Deus nunca escreveu nada. Nem precisa. Olhe a natureza e entendam que a própria evolução não seria possível sem um criador. Repito: esqueçam os livros. volte a fase primeva do ser humano. os livros tornaram-se obsoletos para falar de Deus. Ele é o próprio universo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...