segunda-feira, 16 de abril de 2012

60 respostas que farão de você um cristão [21-40]

[01-20]



21. Muitas pessoas acreditam em fantasmas. Então porque as pessoas só vêem fantasmas de pessoas ou bichos de estimação mortos? Por que não Neanderthais ou dinossauros? Não haveria um baita fantasma de um brontossauro para quem pudesse ver?

Não acredito em fantasmas e isso é completamente anti-bíblico (Dt 18.9-12; Ex 22.18; Lv 19.26,31). Eu acredito, com todo o respeito, que os médiuns espíritas não entram, realmente, em contato com os espíritos das pessoas mortas, mas, sim, com espíritos malignos enganadores.

22. Por que Deus abriu o Mar Vermelho para que Moisés tirasse os judeus do Egito, mas não abriu os portões dos campos de concentração?

Oi? [Deus interveio em situações muito pontuais e específicas na história. Naquelas ocasiões do Velho Testamento era necessário preservar a continuidade da nação hebraica porque um dia Jesus viria a nascer através deles. Não que depois da vinda de Jesus Deus tenha "abandonado" os judeus, apenas não são mais necessárias intervenções sobrenaturais específicas, assim como não houveram em qualquer outro povo].

23. Por que dizem que temos livre-arbítrio se só há duas opções: seguir a Deus e ir para o céu ou desobedecer e ir para o inferno?

E isto não é livre-arbítrio? Só que, de tudo, prestaremos contas a Deus. [Filosoficamente falando, qualquer escolha sempre pode ser reduzida a duas possibilidades - "A" e "não-A". Temos livre escolha para qualquer coisa neste mundo, mais todas as nossas escolhas se reduzem no fundo a duas principais - ou cumprimos ao propósito para o qual fomos criados, que é se relacionar com Deus, ou não cumprimos. Se não cumprimos ao propósito para o qual fomos criados, para que serviríamos então?].

24. Em Isaías 40.28 diz: “Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem Se cansa, nem Se fatiga?”. Então como é que os católicos dizem que Deus descansou no sétimo dia no Gênesis?

Para que os hebreus quando estavam sob a Lei tivessem base bíblica para reservar o sábado como dia de adoração, comunhão, culto a Deus e descanso. [Ou seja, este "descanso"  é simbólico].

25. Adão e Eva tinham umbigos?

Bela pergunta! Quase com certeza, não (pois segundo se conta eles não nasceram, no sentido literal da palavra). Só não entendi como isso abalaria a minha fé.

26. Judeus tradicionais dizem que o nome de Deus é impronunciável e por isso o chamam de Javé ou JHVH. Como é que então alguém pode ser acusado de falar Seu nome em vão se ninguém sabe qual é?

Seguindo essa linha de raciocínio, um português também não estaria errado ao dizer "Deus" em vão, pois não é este o nome original de Deus, este nome está traduzido! Independente da forma que o fazemos, não devemos pronunciar o nome de Deus em vão. Isso também não abala a fé de ninguém. [Esta pergunta foi também totalmente irrelevante].

27. Por que Deus é do sexo masculino?

Quem te garante que Deus é do sexo masculino? E se for, e daí? [Não há nada na Bíblia que diga que Deus é do sexo masculino, pelo contrário, Deus é espírito (Jo 4.24) e não possui corpo, logicamente não possui órgãos sexuais e portanto não possui sexo. Sobre "Deus" estar associado à ideia de "Pai", esta é uma comparação que nos ajuda a melhor entendermos a essência do amor de Deus, como eu já explanei nesta postagem aqui.]

28. Se você nasce retardado, sua alma também é retardada? E se você fica retardado depois de velho?

Não. E daí?

29. Se o homem é feito imagem de Deus, então Deus tem pênis?

Isso é uma "piada", né? 
[A palavra "homem" em português, assume vários significados:

ho.mem sm (lat homine) 1.Ser humano em geral; o homem é um mamífero bípede, dotado de inteligência e linguagem articulada. 2.Indivíduo da espécie humana. 3.Ser humano do sexo masculino. 4.A humanidade. (...) Fonte: Dicionário Online Michaelis http://michaelis.uol.com.br/

Pelo contexto é óbvio que o texto está se referindo à humanidade em geral. É claro, a análise do texto em português não é suficiente. No original hebraico, em Gn 1.26, a palavra em questão é 'adam, que também se refere à raça humana em geral, em vez de 'ish, que é a palavra para ser humano do sexo masculino. A confusão é causada unicamente na língua portuguesa (e talvez no inglês também, já que esta crítica no original   era em inglês).]



30. Por que precisamos orar se Deus já sabe de tudo o que vamos dizer e do que precisamos? Será que ele gosta que nos humilhemos diante dEle?

E por que você não quer se humilhar perante Ele, se Ele é o único Deus soberano? Você é maior do que Ele? Ele sabe o que necessitamos e o que vamos pedir, mas Ele quer, sim, ver-nos pedindo a Ele pessoalmente. Afinal, Deus também sabe o que um ateu precisa e o que ele pediria, mas ele não ora, então Deus não dá. [Deus quer que tenhamos um relacionamento com Ele, afinal fomos criados exatamente pra isso. Não pedimos para Deus para que Ele saiba do que precisamos, mas para desenvolver nosso relacionamento pessoal.]

31. Por que danos ao cérebro podem mudar nossa personalidade se nossa essência está na alma?

Porque aqui na Terra o que prevalece aos nossos olhos carnais é o corpo. 
[Nossa personalidade, segundo a psicologia, é determinada uma parte por nossos genes e uma parte pelo modo em que fomos criados e nossas experiências passadas. Isto não tem nada a ver com alma. A Bíblia não fala claramente sobre o que é a alma na verdade, mas eu acredito pessoalmente que a alma é o que nos torna seres conscientes e o que nos diferencia dos seres não-vivos. O espírito, que é diferente da alma, é a parte da nossa constituição que nos torna capazes de nos comunicar e nos relacionarmos com Deus. A Bíblia argumenta que os não-crentes em geral não podem perceber a Deus e o espiritual porque não possuem esta conexão (2 Co 2.14)]. 

32. Cristãos adoram dizer o quanto Jesus se sacrificou por nós. Mas, se Ele era Deus, como Ele não sabia que, em 3 dias, estaria no céu para nos governar? Se ele está lá e vivo, o que exatamente Ele sacrificou?

Ele sabia. Ele prometeu isso aos discípulos. Mas, só porque Ele ressuscitou Seu sacrifício foi anulado? Isso foi uma demonstração de Sua onipotência! E, também... Eu não serviria a um Deus morto.
[Jesus predisse várias vezes nos Evangelhos sua própria morte e ressurreição. A morte foi o sacrifício, e a ressurreição foi o símbolo de que o sacrifício deu certo: afinal, o sacrifício foi feito para nos livrar da morte. E Jesus foi o primeiro "humano" a se libertar da morte.]

33. Se o design de Deus é tão inteligente, por que os homens possuem mamilos?

Outra "piadinha"?
[Os homens não possuem os hormônios que fazem as glândulas do leite funcionar, enquanto nas mulheres eles começam a ser fabricados horas depois do parto. Os principais hormônios são a prolactina, que estimula a produção do leite, e a citosina, que permite a saída do líquido. Parece esquisito, mas em algumas situações os homens também são capazes de dar leite! Isso é mais comum na adolescência, quando os hormônios não estão equilibrados.

Mesmo assim, qualquer homem que receba sucção nos mamilos pode produzir o líquido, pois esse estímulo desencadeia a fabricação de prolactina e ocitocina. Mas o normal é que entre os humanos e outros mamíferos a amamentação seja tarefa só das fêmeas, por isso nada de sair por aí tentando amamentar, ok?

Uma curiosidade:
Sri Lanka (AFP) – Um homem de 38 anos, natural do Sri Lanka, viúvo há três meses, parece ter a habilidade de amamentar a seus dois filhos, conforme contaram os médicos a um periódico local. B. Wijeratne,  perdeu sua mulher enquanto esta dava a luz a seu segundo filho. O bebê rejeitava o leite em pó, uma noite o pai desesperado ofereceu meu peito para que deixasse de chorar. Então se deu conta de que era capaz de amamentá-la. O Dr. Damal Jayasinghe, diretor em exercício de um hospital em Kurunegala, assegura que os homens podem produzir leite quando se ativa o hormônio da prolactina. Fonte: Diário de Biologia.]

34. Como Adão e Eva podiam saber que era errado comer da Fruta do Conhecimento se só ao comê-la saberiam o que era bom e mal, certo e errado?

Porque a árvore estava no meio do jardim (Gn 3.3).
[Eles sabiam porque Deus havia dito, ora... não há muito o que comentar aqui.]

35. Se Deus detesta tanto o prepúcio que manda que os homens sejam circuncidados, por que Ele os criou assim?

Isso apenas SIMBOLIZAVA "libertação" do mal, do pecado. Mas, isso ocorria apenas na época da Lei, agora estamos sob a Graça.

36. Como podemos ofender a Deus se não é possível surpreendê-Lo?

Você sabe que um dia sua mãe irá morrer, mas, só por isso, quando isso acontecer, você não ficará triste?

37. Se a reencarnação é real, porque é que a população mundial continua crescendo? Da onde vêm todas essas almas novas?

Reencarnação não é real (Dt 18.9-12; Ex 22.18; Lv 19.26,31). [Se fosse como os kardecistas afirmam, o que deveria acontecer é o mundo ficar cada vez melhor, com pessoas mais puras, menos egoístas, etc. Mas o que está acontecendo é exatamente o contrário, aliás, é exatamente o que a Bíblia previu (cf. Mt 24).]

38. Em I Coríntios 15.50 diz: “Isto afirmo, irmãos, que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção”. Como Jesus pôde então ascender ao reino de Deus se ele mesmo é carne e sangue?

É claro que a linguagem aí é figurada e quer dizer que o pecado não entra no céu (observe a parte b do mesmo versículo). E, mesmo se fosse literal, Jesus teve Seu corpo transformado após a ressurreição e Ele é Deus, o Dono dos Céus e da Terra! [O autor retirou completamente o versículo de seu contexto. O assunto sobre o qual está sendo falado é sobre o fim dos tempos, quando os salvos receberão corpos novos e incorruptíveis, assim como Jesus recebeu depois de ressuscitado.]


39. Por que Deus criou o mal (Is 45.6,7) se Ele não quer que o pratiquemos? Por que Ele cria as pessoas já sabendo que vão para o inferno?

Ele observa se você realmente é fiel a Ele. Se você pratica o mal, o faz porque quer. Nós não vamos ao Inferno só porque existe o mal, só iremos se o praticarmos e não nos arrependermos. [Esta pergunta e perguntas relacionadas tem sido amplamente respondidas aqui no blog. Veja a categoria "Problema do Mal".]

40. Se algum dia houver transplantes de cérebro, a alma irá junto com ele?

Talvez é por isso que não existe transplante de cérebro. [Esta pergunta é especulativa, não pode ser respondida].



8 comentários :

  1. fiquei decepcionado com as perguntas, achei que era algo que realmente iria abalar minha fé! por outro lado as respostas estão de parabéns, realmente verdadeiros homens inspirados por DEUS! gostei bastante!

    ResponderExcluir
  2. Onde estão o restante das respostas??? Por favor alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa, esqueci de colocar o link.

      http://www.respostasaoateismo.com/2012/04/60-respostas-que-farao-de-voce-um_18.html

      Excluir
  3. Sabe quando leio essas respostas cada vez mais eu fico fã de Matrix. Seria interessante uma avaliação comparativa de porque o cristianismo esta certo e as demais erradas e uma avaliação sincera de porque vc escolheu ser dentre 2.300 religiões existentes ateu em relação as demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante. Já fiz coisa parecida aqui no blog, mas vou pensar em fazer algo mais específico.

      Excluir
  4. No final, pra maioria das perguntas vc n teve resposta e escreveu como se fosse absoluto kk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas obrigado por tentar kra, realmente vou continuar agnóstico e esperar pra queimar no inferno ou algo assim

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...