sábado, 7 de janeiro de 2012

[Vídeo] Resposta a argumentos ateus: "somos todos ateus com os deuses dos outros"


Eu nunca escrevi especificamente sobre o assunto, e diga-se de passagem, nem achava necessário, tal a inferioridade deste argumento. Entretanto, o canal logosapologetica fala sobre o tema, de uma maneira acessível, sempre incorporando informações complementares e pertinentes para um debate. Recomendo o vídeo.

Abraços, Paz de Cristo.




http://www.youtube.com/watch?v=iZbwWdROFG0

16 comentários :

  1. Apesar de não ser ateu,concordo com a frase e acho David, que você está chegando a conclusão que você quer chegar (e pior, quer levar ignorantes a chegar também). A constatação da frase é lógica, se você acredita que o seu deus é Deus, então o deus do outro não é deus pra você. Logo, você não acredita no Deus do outro, sendo portanto, um ateu. Você que acredita em Deus deveria ler Aristóteles e São Tomás de Aquino para melhorar seus argumentos ao invés de ficar tentando incitar o preconceito contra quem pensa diferente de você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      antes de me acusar de preconceito, gostaria que me indicasse exatamente onde usei de qualquer tipo de incitação, como você alegou.

      Além disso, o objetivo desta postagem não foi defender nenhum argumento, apenas foi refutar a frase-bordão de muitos neo-ateus de hoje em dia. Não se trata de uma questão de concordar ou discordar, é simples lógica. Ou você é ateu, ou você acredita em um (ou mais de um) Deus. Os dois conceitos (ateu e teísta) são mutuamente exclusivos.

      Para fazer uma analogia, por exemplo, dizer que um cristão é ateu em relação a deuses pagãos é a mesma coisa que dizer que a minha esposa é solteira em relação a outros homens. Entendeu? Isto simplesmente não faz sentido. Os conceitos de solteiro e casado, assim como os de ateu e teísta são mutuamente exclusivos, ou seja, você não pode ser os dois ao mesmo tempo, se você é um dos dois, automaticamente você não é o outro.

      Abraços, Paz de Cristo.

      Excluir
    2. Então você admiti a existência de outros?

      Excluir
    3. Você disse que seria o mesmo que dizer que sua mulher era solteira para os outros homens, isso leva a pesar que Deus é o marido e os outros homens são os outros deuses.

      Excluir
    4. Affz... É uma anta msm viu! Ele quis dizer que somente pelo fato da mulher ser casada com um ela sera casada em relação a todos. Não é obrigado ela casar com tudim pra ser casada. Ateu é aquele que num crer em nenhuma crença, NENHUMA! Só pelo fato de você acreditar em um você já não é mais ateu, entendeu?

      Excluir
    5. Caro Anônimo,
      as pessoas podem acreditar no deus que quiserem, sejam eles reais ou não. O fato de o meu Deus ser o único verdadeiro é independente da analogia que eu fiz.

      Excluir
  2. Entendo seus pontos de vista, porém em relação as informações ciêntificas e a crença e não crença nestas preposições é algo indiscutível, já que a ciência não se baseia no acaso, e sim em argumentos lógicos e matemáticos, factualmente prováveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que isso tem a ver com o assunto da postagem? Por acaso você está querendo dizer que a ciência leva ao ateísmo? Desculpe sae eu entendi errado, mas se foi isso você está muito enganado.

      Abraços, Paz de Cristo.

      Excluir
  3. Engraçado que as pessoas não entendem que ser ateu é não acreditar em NENHUMA divindade, logo se eu creio em Deus e não creio em Zeus eu não sou ateu.
    Simples. Não sei como tem pessoas que carm nesses truquinhos ateistas!

    ResponderExcluir
  4. O alfabertizado em apenas uma língua pode ser considerado analfabeto em outras linguas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alfabetização é conhecer o alfabeto, saber ler e escrever. Eu não sei se é válido, mas é com certeza muito estranho se dizer "eu sou analfabeto em japonês". Esta afirmação é até compreensível, entendemos que a pessoa que falou não conhece o sistema de escrita japonês. Mas é muito mais usual se falar de anafalbetismo em relação à língua materna, ou seja, a lingua (e o sistema de escrita) do lugar onde se nasceu.

      Eu não acho que seja válido estender esta analogia ao âmbito do teísmo / ateísmo. Historicamente o ateísmo surgiu como a negação à qualquer divindade, especialmente a cristã. Se o ateísmo é o oposto de teísmo, e teísmo é igual a "algum deus existe", logo ateísmo significa "nenhum deus existe". A tentativa de redefinir ateísmo é algo bastante recente, e se traduz unicamente numa fuga do ônus da prova. Substituir "nenhum deus existe" por "algum deus não existe" ou por "eu não acredito em algum deus" simplesmente livra o afirmante da obrigação de provar a sua alegação.

      Abraços, Paz de Cristo.

      Excluir
  5. Vc concorda que existe diferença entre "vc é ignorante" para "vc é ignorante em relação a algo"?

    ResponderExcluir
  6. Vc concorda que existe diferença entre "vc é teísta" para "vc é teísta em relação a Javé"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está relativizando os conceitos e fugindo da interpretação histórica que eles têm. Está querendo criar um conceito próprio. Que eu saiba, nenhum filósofo ou teólogo na história usou a expressão "ser teísta em relação a algo". Quem tem usado essa expressão são notadamente os neo-ateístas, principalmente os seguidores de Richard Dawkins, que não possui nenhuma formação em filosofia e por isso comete várias gafes em seu livro "Deus, um delírio". Ser teísta é algo absoluto. Eu sou teísta, independente do Deus ao qual sigo. Dentro do teísmo existem ramificações, por exemplo, eu posso ser panteísta, politeísta, monoteísta, henoteísta. Mas não ser teísta em relação a um deus e ser ateu em relação a outro.

      Excluir
    2. A propósito, você é o Thiago Melo que escreveu lá na página do facebook? Eu estou falando com você lá e você não respondeu.

      https://www.facebook.com/respostasaoateismo/posts/370264506352192

      Abraços, Paz de Cristo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...