sábado, 29 de junho de 2019

Físico teórico Michio Kaku diz ter encontrado evidências de Deus

Imagem: Youtube

Olá, leitores. 

Faz algum tempo que circulam na internet notícias acerca do físico teórico estadunidense Michio Kaku (1947-) ter encontrado "provas" ou "evidências" de que Deus existe. Embora hajam alguns equívocos básicos nessa ideia (eu já expliquei sobre a impossibilidade de se encontrar evidências rigorosamente científicas para a existência de Deus aqui), ainda assim é interessante divulgar este tipo de coisa, principalmente porque parece que ele está fazendo isso da maneira correta - isto é, para encontrar Deus temos que ir além do método científico experimental, e ver as consequências (e os pressupostos) interpretativas daquilo que estamos estudando e observando.

Cientificamente, o máximo que podemos dizer, talvez, seja que o Universo possui algum tipo de design ou planejamento. Isto é o que faz, por exemplo, a Teoria do Design Inteligente (TDI), principalmente a versão do matemático William Dembski que utiliza elementos de Teoria da Informação. Michio Kaku parece encontrar evidências para este design na física teórica, de maneira totalmente independente ao empreendimento da TDI. O passo seguinte, que é de ligar este suposto "designer" a Deus, ultrapassa o escopo do método científico, e o próprio Kaku não se arrisca a fazer isso (por isso é um pouco de sensacionalismo afirmar que ele "prova" a existência de Deus), mas só por não ser científico não quer dizer que não seja plausível. De fato, ultrapassando as ciências físicas e adentrando no terreno da Metafísica, as evidências de que este Designer é o mesmo Criador que os monoteístas adoram há milênios são muito abundantes, como mostrei nas continuações do artigo que citei acima (Parte 2 e Parte 3).

Seguem algumas traduções que fiz, um texto de um site de notícias falando sobre o assunto, um fragmento do próprio Michio Kaku e uma transcrição de um vídeo de uma entrevista com ele.

Abraços, Paz de Cristo.


Michio Kaku, cientista mundialmente renomado, "prova" a existência de Deus
JAMES, Brooke. Science World Report, 13 de junho de 2016. Fonte



O físico teórico Michio Kaku, um dos cientistas mais respeitados atualmente, afirma que encontrou provas definitivas da existência de Deus. A informação que ele compartilhou criou um grande alvoroço na comunidade científica simplesmente por causa de seu status como um dos criadores e desenvolvedores da revolucionária Teoria das Cordas, que é grandemente considerada em todo o mundo.

O relatório publicado no site Feroces Mente explicava que, para chegar a essa conclusão, ele utilizava o que é chamado de táquions primitivos semi-radiais, que são partículas teóricas capazes de "descolar" a matéria do Universo ou o espaço do vácuo entre as partículas. Elas então fazem com que qualquer coisa seja livre da influência do universo que a cerca.

Enquanto trabalhava nessa teoria, Kaku descobriu o que ele diz ser a evidência de que o Universo foi criado por uma inteligência, e não por forças aleatórias. Para simplificar, como afirma o site Catholic.org, ele disse que vivemos em um universo no estilo Matrix.

"Concluí que estamos em um mundo feito por regras criadas por uma inteligência", disse o cientista. "Acredite em mim, tudo o que chamamos de acaso hoje não fará mais sentido. Para mim, é claro que existimos em um plano que é governado por regras que foram criadas, moldadas por uma Inteligência Universal e não por acaso".

Então, isso significa que ele acredita na onipotência de Deus? Sim e não. Apesar de sua teoria de uma Inteligência ser o Criador do Universo, ele também pode estar se referindo ao Deus de Spinosa, que é uma espécie de deificação das leis do próprio universo. Esse é o tipo de "Deus" que Einstein também admitiu décadas atrás.

Houve [e ainda há] um grande número de cientistas que acreditam em uma divindade Onipotente, no entanto. O matemático, físico e filósofo francês do século XVII, Blaise Pascal, e o matemático e físico suíço do século XVIII Leonhard Euler, por exemplo, são notados pelo site Oddee.com como crentes em um Ser Onipotente.


Nós, físicos, somos os únicos cientistas que podem dizer a palavra “Deus” sem corar de vergonha
KAKU, Michio. BigThink, 30 de junho de 2010Fonte

Imagem: Live Science

Albert Einstein disse uma vez algo muito profundo. Ele disse que o Universo poderia ter sido caótico, aleatório e feio - e mesmo assim nós temos essa linda síntese na origem do Universo, dando origem às galáxias, aos planetas, ao DNA, à vida. Einstein disse que a harmonia que ele vê não poderia ter sido um acidente. Nós não estamos necessariamente falando sobre o design dos seres humanos; não estamos falando de uma intervenção que nos deu olhos, narizes e ouvidos, mas sim sobre de onde vieram as leis da Física.

Como você sabe, eu trabalho em algo chamado Teoria das Cordas, que assume que estamos lendo a mente de Deus. A teoria é baseada em música, ou pequenas cordas vibrantes, que nos dão as partículas que vemos na Natureza. As Leis da Química com as quais lutamos no Ensino Médio seriam as melodias que você pode tocar nessas cordas vibrantes. O Universo seria uma sinfonia dessas cordas vibrantes e a mente de Deus, sobre a qual Einstein tanto escreveu, seria a música cósmica ressoando através desse Nirvana... através deste hiperespaço de 11 dimensões - que seria a mente de Deus. Nós, físicos, somos os únicos cientistas que podem dizer a palavra "Deus" e não corar de vergonha.

O fato é que estamos lidando com as questões cósmicas sobre existência e significado. Thomas Huxley, grande biólogo do século XIX, disse que a questão de todas as questões para a ciência e a religião é determinar nosso verdadeiro lugar e nosso verdadeiro papel no Universo. Tanto para ciência como para religião, é a mesma questão.

No entanto, essencialmente, houve um divórcio no século passado entre a ciência e os humanistas, e acho que é muito triste que não falemos mais a mesma língua.


Michio Kaku sobre Deus
This Week in Science, YouTube, 30 de abril de 2009. Fonte


Entrevistadora: Sim, bem, eu acho que são essas grandes questões teóricas com as quais os físicos parecem se deparar ao longo de suas carreiras inteiras...

Michio Kaku: e é por isso que eu me tornei um físico teórico... eu queria colidir contra esses grandes questionamentos.

Entrevistadora: (risada) ...constantemente, e bem, eu quero dizer (isto não é outra pergunta) que eu eu estava realmente interessada... eu ouvi dizer que a maioria dos físicos teóricos são incrivelmente espirituais e têm um grande apreço pelos conceitos de consciência, alma, o Universo e de onde ele veio, porque estas são as perguntas que eles são constantemente se perguntando. Para você, como você... qual é a sua opinião sobre a vida e, você sabe... o que é? Onde? O que nós estamos fazendo quando teletransportamos vida, se algum dia chegarmos a esse ponto?

Michio Kaku: ah, bem... se eu soubesse  a resposta para a vida, eu teria uns contatos com o cara lá em cima, certo?

Entrevistadora: (risada) ...certo, como seria com qualquer outro lá. 

Michio Kaku: oh, mas deixe-me dizer como nós, físicos, vemos as coisas.Por exemplo, foi perguntada a Einstein a Grande Questão, "existe um Deus"? "Existe um sentido para tudo"? E aqui está a resposta de Einstein à pergunta: ele disse que, na verdade, existem dois tipos de deuses. Temos que ser rigorosamente "científicos" e definir o que se quer dizer com "Deus". Se "Deus" é o Deus da intervenção, o Deus pessoal, o Deus da oração, o Deus que separa as águas, então ele tinha bastante dificuldade em acreditar nisso; em que Deus ouça a todos as nossas orações, "que eu ganhe uma bicicleta no Natal" ou "destrua os filisteus para mim, por favor". Ele não pensava assim. No entanto, ele acreditava no Deus da ordem, da harmonia, da beleza, simplicidade e elegância. O Deus de Spinoza, este é o Deus em que ele acreditava. Porque ele achava que o Universo é tão lindo, e que não deveria ser assim. Poderia ter sido caótico, poderia ter sido feio e bagunçado. Mas aqui temos o fato de que todas as equações da Física podem ser colocadas em uma simples folha de papel. A equação de Einstein tem apenas uma polegada de comprimento; a teoria quântica teria cerca de um metro, mas você pode ajustar em uma folha de papel...

Entrevistadora: (risada) certo, com uma fonte pequena o suficiente.

Michio Kaku: ok, e com a teoria das cordas você poderia até mesmo colocar essas duas equações juntas. A Teoria das Cordas pode ser espremida em uma equação de uma polegada de comprimento e essa equação, a propósito, é a minha equação, isto é, a Teoria de Campo de Cordas que é a minha contribuição. Mas queremos saber, bem, de onde é que essa equação veio. Foi isso que Einstein se perguntou. Será que Deus teve uma escolha? Houve uma escolha na maneira de construir o Universo? Quando ele acordou de manhã, ele diria: "vou criar um Universo, vou ser Deus hoje. Que tipo de Universo eu criarei?". Foi assim que ele criou muitas de suas teorias.

Um comentário :

  1. Os descobrimentos científicos e suas pesquisas, descobriram o átomo e com o tempo as partículas que o formam,e com o acelerador de partículas conseguiram dividir ainda mais em seus constituintes elementares básicos, se tornado virtuais que tem existência em um limitado tempo e espaço, sendo que os valores da sua energia e de movimento não podem ser definidos com precisão, a pularem entre a existência e a não existência. Com isto chegaram a conclusão que o nada, o vazio absoluto, não existe e sim partículas virtuais, potenciais. Neste pensamento o que seria menor que estas partículas essenciais,transpassando o espaço-tempo, a realidade, porque é imaterial. O Espírito cabe muito bem neste conceito, porque é essência virtual originadora, imanente, infinito de perspectivas.Sua personificação a qual nos influenciou durante a nossa história a colocar um nome de respeito e poder ( DEUS). O caos é uma ilusão, é somente o modo como as coisas vão se harmonizando naturalmente, da menor partícula, a sua estranheza as leis da física,e se organizando para formar nossa realidade. Com isto pode Deus ter originado vários Universos, separados pela barreira da existência. E deixado cada um evoluir, com seus planetas que serviram de teste para o surgimento da vida, e na Terra e talvez outros surgirem, e evoluírem para seres com inteligência. A ciência estuda a parte física de Deus, a matéria, descobrindo alguns dos mistérios, mais como ele é infinito e inferível pela matéria, dificilmente pode confirmar sua existência. já a religião foi a forma de inspiração dos seres humanos de uma época antiga, sem muito conhecimento, através de sonhos, visões e motivações de ideais, que causaram alguns erros de interpretação, causando a divisão em várias religiões. Este contato e indireto, e cada pessoa, e dependendo da época entende de maneiras diferentes.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...