quinta-feira, 15 de março de 2018

Os Cientistas e os Seus Deuses

Olá, leitores. Há alguns anos, eu publiquei aqui uma tradução de um texto, escrito por Henry F. Schaefer III, um dos cientistas mais destacados da atualidade na área de Química Quântica, que é, coincidentemente, a área de estudo do meu doutorado. Aliás, tive o privilégio de conhecê-lo pessoalmente no final de 2016, em um evento científico internacional.

Desta vez, trago mais um texto traduzido, que é a transcrição de uma palestra sobre ciência e cristianismo. É sempre bom revisitar esse tema.

Abraços, Paz de Cristo.


Henry F. (Fritz) Schaefer é um dos cientistas mais destacados do mundo. A reportagem de capa do U.S. News and World Report de 23 de dezembro de 1991 especulou que o professor Schaefer foi "cinco vezes candidato para o Prêmio Nobel." Ele recebeu quatro dos mais prestigiados prêmios da American Chemical Society, bem como o mais altamente prêmio estimado (a Centenary Medal) dado a um assunto não-britânico pela Royal Society of Chemistry de Londres. Ele é membro da Academia Americana de Artes e Ciências. Além disso, suas palestras de interesse geral sobre ciência e religião têm registrado grandes audiências em quase todas as grandes universidades nos EUA e em Pequim, Berlim, Budapeste, Calcutá, Cidade do Cabo, Nova Deli, Hong Kong, Istambul, Londres, Paris, Praga, Sarajevo, Seul, Xangai, Cingapura, Sofia, de São Petersburgo, Sydney, Tóquio, Varsóvia, Zagreb e Zurique.

Por 18 anos, o Dr. Schaefer foi um membro do corpo docente da Universidade de Berkeley, na Califórnia, onde ele permanece Professor Emérito de Química. Desde 1987, o Dr. Schaefer foi Graham Perdue Professor of Chemistry e diretor do Centro de Química Computacional da Universidade da Geórgia.

Cientistas e seus deuses

Henry F. Schaefer III 

(Esta palestra também é conhecida como "Ciência e Cristianismo: Conflito ou Coerência?")

O Gênesis desta Palestra


Eu comecei a ensinar Química para os calouros da Universidade em Berkeley na primavera de 1983. Normalmente, nós ministrávamos as aulas em salões que comportavam cerca de 550 pessoas. No primeiro dia de aula, você poderia caber entre 680 pessoas, que tínhamos naquela manhã em particular. Era um auditório lotado. Aqueles de vocês que fizeram alguma matéria de Química em uma grande universidade saberão que muitos têm sentimentos mistos sobre esse curso.

Eu nunca tinha falado a um grupo de 680 pessoas antes e estava um pouco preocupado com isso. Mas eu tinha uma demonstração fantástica preparada para eles. Em Berkeley, no auditório de aula de ciências físicas, o palco é dividido em três partes. Ele tem a capacidade de girar, de forma que se pode ir para uma parte reservada do palco e trabalhar por várias horas antes da palestra, preparando tudo. Meu assistente, Lonny Martin, que fazia todas as demonstrações de Química em Berkley, estava preparando 10 moles de um grande número de substâncias - 10 moles de benzeno, ferro, mercúrio, álcool etílico, água, etc. Bem na hora certa, no ponto alto desta palestra, eu iria pressionar o botão e Lonny viria com o palco e mostraria-lhes os 10 moles de várias substâncias.

Isso seria maravilhoso. Chegamos a esse ponto na palestra e disse: "Lonny, venha e nos mostre os moles". Pressionei o botão para girar o palco, mas nada aconteceu. Eu não percebi que ele estava apertando o botão do lado dele para cancelar o movimento, porque ele não tinha terminado de preparar as substâncias. Isso foi muito embaraçoso. Saí na frente dos 680 alunos e estava realmente sem saber o que dizer, então fiz algumas observações desprevenidas. Eu disse: "Enquanto esperamos os moles, deixe-me dizer o que aconteceu comigo na igreja ontem de manhã".

Eu estava desesperado. Houve um grande silêncio entre esses 680 alunos. Eles tinham vindo com todo tipo de expectativas sobre Química Geral, mas histórias sobre igreja não estavam entre elas!

Eu continuei: "Deixe-me dizer o que o meu professor da Escola Dominical disse ontem". Isso aumentou ainda mais o interesse deles. "Eu estava esperando que o grupo na igreja me desse algum apoio, moral, espiritual ou qualquer coisa para lidar com essa grande classe, mas eu não recebi nenhum. De fato, o professor da Escola Dominical perguntou à turma em homenagem a mim:
Qual é a diferença entre um cão morto deitado no meio da rua e um professor de química morto deitado no meio da rua?
A turma estava entusiasmada com isso e eu tinha chegado ao clímax da história. Eles caíam em gargalhadas. O próprio conceito de um professor de química morto deitado no meio da rua era divertido para eles. Tenho certeza de que alguns deles começaram a pensar: "Se esse cara se tornasse um professor de química morto perto do exame final, provavelmente não teríamos que fazer o exame final. Eles provavelmente nos darão notas de aprovação e isso seria maravilhoso ".

Eu disse a eles que meu professor da escola dominical havia dito que a diferença entre o cão morto que estava no meio da estrada e o professor de química morto que estava no meio da estrada é que existem marcas de derrapagem de pneu próximo ao cachorro morto.

A turma adorou a piada. Assim que se aquietaram, pressionei o botão e assim veio Lonny com os moles. Foi um começo maravilhoso para minha carreira como professor de Química Geral.

Cerca de 50 estudantes vieram a mim ao final da aula. Metade deles tinha as perguntas habituais como "Onde eu eu marco nessa ficha de registro?". Há sempre algo disso. Mas cerca de metade desses estudantes tinham mais ou menos a mesma pergunta. Basicamente, eles queriam saber "o que você estava fazendo na igreja ontem?". Um em particular disse: "A pessoa que mais admiro na minha vida foi meu professor de Química do ensino médio no ano passado. Ele me disse com grande certeza que era impossível ser um químico praticante e ter qualquer visão religiosa. O que você acha sobre isso?". Não tivemos uma longa discussão naquela ocasião, mas os alunos me perguntaram se eu falaria mais sobre este assunto. Isso se tornou a origem desta palestra.

Eu dei essa palestra em Berkeley e na área de São Francisco muitas vezes. Quando me mudei para a Universidade da Geórgia, há vários anos, o interesse aumentou. E alguns membros da faculdade se queixaram da administração. Foi um capítulo interessante na minha vida. O Atlanta Journal and Constitution, o maior jornal do sudeste dos Estados Unidos, saiu com um editorial que apoiava o meu direito de dar esta palestra, dizendo: "Os fanáticos exigem um controle rigoroso sobre a disseminação de idéias".

Uma perspectiva sobre a relação da ciência e do cristianismo


Coloquemos essa questão da relação entre ciência e cristianismo com a perspectiva mais ampla e mais razoável possível. A relação entre ciência e outras atividades intelectuais nem sempre foi fácil. Portanto, muitos sentem que houve uma guerra terrível entre ciência e cristianismo. Mas eu sinto que essa não é toda a história.

Por exemplo, um recente texto da literatura de Susan Gallagher e Roger Lundeen diz1:
Porque na história recente, a literatura muitas vezes se encontrou em oposição à ciência, para entender as visões modernas sobre a literatura, o domínio da ciência em nossa cultura. Durante vários séculos, os cientistas estabeleceram os padrões de verdade para a cultura ocidental. E sua inegável utilidade em nos ajudar a organizar, analisar e manipular fatos deu-lhes uma importância sem precedentes na sociedade moderna.
Nem todos gostaram disso. Por exemplo, John Keats, o grande poeta romântico, não gostou da visão de Isaac Newton da realidade. Ele disse que ela ameaçou destruir toda a beleza no universo. Ele temia que um mundo em que os mitos e as visões poéticas tivessem desaparecido se tornasse um lugar estéril e pouco convidativo. Em seu poema Lamia, ele fala sobre esse poder destrutivo. Neste poema, ele chama de "ciência" de "filosofia", então vou tentar substituir a palavra "filosofia" por "ciência" porque é o que ele quer dizer.
Todos os encantos não voam
No mero toque de ciência fria ?
Havia um horrível arco-íris uma vez no céu.
Nós conhecíamos sua trama e textura.
Ela é dada no insensato catálogo de coisas comuns.
A ciência irá cortar as asas de um anjo,
Conquistar todos os mistérios acuradamente,
Esvaziar o ar assombrado e a mente do gnomo,
Destrançar um arco-íris.
Meu ponto de vista é que houve alguma disputa entre a ciência e praticamente todos os outros esforços intelectuais. Portanto, não deve ser inteiramente surpreendente se não houvesse um pouco disso entre ciência e cristianismo.

A Ciência Refutou Deus?


No entanto, a posição comumente mantida é que "a ciência refutou Deus". C. S. Lewis diz, em sua autobiografia Surpreendido pela Alegria, que ele acreditava nessa afirmação. Ele fala sobre o ateísmo de sua juventude e credita isto à ciência. Ele diz:
Você entenderá que meu ateísmo foi inevitavelmente baseado no que eu acreditava serem as descobertas das ciências e essas descobertas, não sendo um cientista, eu tive que assumir a confiança, de fato, na autoridade.
O que ele está dizendo é que alguém lhe disse que a ciência havia refutado a Deus e ele acreditava, mesmo que ele não soubesse nada sobre ciência.

Uma visão mais equilibrada é essa de um dos meus heróis científicos, Erwin Schrödinger. Ele foi o fundador da mecânica quântica e o criador da equação mais importante na ciência, a equação de Schrödinger. Ele diz2:
Estou muito surpreso que a imagem científica do mundo real seja muito deficiente. [A ciência] dá muita informação factual, coloca toda a nossa experiência em uma ordem magnificamente consistente, mas é horrivelmente silenciosa sobre tudo e todos que estão realmente perto do nosso coração, aquilo que realmente importa para nós. Ela não pode nos dizer uma palavra sobre vermelho e azul, amargo e doce, dor física e prazer físico, não sabe nada sobre o belo e o feio, o bem ou o mal, Deus e eternidade. A ciência às vezes finge responder a perguntas nesses domínios, mas as respostas são muitas vezes tão tolas que não nos inclinamos a levá-las a sério.
As pessoas contam boas histórias. Os cientistas contam algumas histórias interessantes sobre religião. Este é da Chemistry, que é como a revista Time da profissão química na Inglaterra. Falando sobre o lançamento de um novo livro sobre política científica, eles exploram uma ideia interessante:

Se Deus se inscrevesse para uma bolsa de pesquisa científica do governo  para o desenvolvimento do céu e da terra, ele seria recusado pelas seguintes razões:
  • Seu projeto é muito ambicioso.
  • Ele não tem registros anteriores.
  • Sua única publicação é apenas um livro e não um artigo em um periódico com referência.
  • Ele se recusa a colaborar com seu maior concorrente.
  • Sua proposta de céu e terra está disponível em toda a parte.

As Alternativas à Crença no Deus Soberano do Universo

Lev Landau


Quero dar exemplos de dois ateus. O primeiro é Lev Landau, o físico soviético mais brilhante deste século. Ele foi o autor de muitos livros famosos com seu colega de trabalho Lifshitz. Na verdade eu usei alguns desses livros como estudante no MIT. Esta é uma história sobre Landau de seu bom amigo e biógrafo Kolotnikov. Isso apareceu no Physics Today. Esta é uma história do final da vida de Landau. Kolotnikov diz:
A última vez que vi Landau foi em 1968 depois que ele passou por uma operação. Sua saúde se deteriorou muito. Lifshitz e eu fomos convocados para o hospital. Fomos informados de que praticamente não havia chance de ele ser salvo. Quando entrei em sua ala, Landau estava deitado de lado, com o rosto virado para a parede. Ele ouviu meus passos, virou a cabeça e disse: "Kollat, salve-me". Essas foram as últimas palavras que ouvi de Landau. Ele morreu naquela noite.

Subrahmanyan Chandrasekhar


Chandrasekhar foi um famoso astrofísico. Ele ganhou o Prêmio Nobel de Física em 1983. Ele foi um membro do corpo docente na Universidade de Chicago por muitos anos. No final de sua biografia, há uma entrevista. Chandrasekhar diz:
Na verdade, considero-me ateu. Mas eu tenho um sentimento de decepção porque a esperança de contentamento e uma visão pacífica da vida como resultado da busca de um objetivo permaneceu em grande parte não cumprida.
Seu biógrafo ficou atônito. Ele diz:
O que? Eu não entendo. Você quer dizer que o estudo dedicado da ciência, de entender e alcançar compreensão sobre a natureza com tão enorme sucesso ainda deixa você com um sentimento de descontentamento?
Chandrasekhar continua de forma séria, dizendo:
Eu realmente não tenho um senso de realização. Tudo o que fiz parece não ser muito.
O biógrafo procura aliviar a discussão um pouco dizendo que todos têm o mesmo tipo de sentimentos. Mas Chandrasekhar não o deixará fazer isso, dizendo:
Bem, isso pode ser, mas o fato de que outras pessoas experimentam isso não muda o fato de que alguém está experimentando isso. Não se torna menos pessoal nessa conta.
E declaração final de Chandrasekhar:
O que é verdadeiro no meu caso pessoal é que eu simplesmente não tenho essa sensação de harmonia que eu esperava quando era jovem. Eu perseverei na ciência por mais de cinquenta anos. O tempo que dediquei a outras coisas é minúsculo.

É possível ser um cientista e um cristão?


Então, a questão que eu quero explorar é aquela que me perguntou aquele jovem depois da minha aula de Química Geral em Berkeley, "É possível ser cientista e cristão". O aluno e seu professor de Química do ensino médio, obviamente, pensavam que não era possível.

C.P. Snow


Deixe-me começar em um terreno bastante neutro citando duas pessoas sem inclinação teísta particular. O primeiro é C.P. Snow. C.P. Snow foi muito famoso como o autor de um livro chamado The Two Cultures. C.P. Snow foi um físico-químico da Universidade de Oxford. Ele descobriu na metade da sua carreira que ele também tinha talento para ser escritor e começou a escrever romances sobre a vida universitária na Inglaterra. Um em particular chama-se Masters, o qual eu recomendo. C.P. Snow tornou-se bastante rico e conseguiu se estabelecer em uma posição intermediária, entre o mundo das ciências e o mundo da literatura.

Snow escreveu este livro, que em sua época era muito famoso, sobre as duas culturas - as ciências e as humanidades. Ele disse que, estatisticamente, um número ligeiramente maior de cientistas são incrédulos, em termos religiosos, em comparação com o resto do mundo intelectual, embora existam muitos que são religiosos, e parece ser cada vez mais assim entre os jovens. Então, é possível ser cientista e cristão? C.P. Snow, que certamente não era cristão, disse que sim.

Richard Feynman


Richard Feynman, Prêmio Nobel em Física em 1965, era uma pessoa muito incomum. Ele disse cerca de 9 anos antes de receber o Prêmio Nobel: "Muitos cientistas acreditam na ciência e em Deus, o Deus da revelação, de uma maneira perfeitamente consistente". Então, é possível ser cientista e cristão? Sim de acordo com Richard Feynman.

Uma boa declaração resumida a este respeito é de Alan Lightman, que escreveu um livro muito bem recebido chamado Origins. Ele é um professor do MIT que publicou este livro pela Harvard University Press. Ele diz:
As referências a Deus continuaram na literatura científica até o meio até o final dos anos 1800. Parece provável que a falta de referências religiosas após este tempo pareça mais com uma mudança nas convenções sociais e profissionais entre os cientistas do que em qualquer mudança no pensamento subjacente. Na verdade, ao contrário do mito popular, os cientistas parecem ter a mesma gama de atitudes sobre assuntos religiosos, como o público em geral.
Agora, essa afirmação poderia ser considerada estritamente anedótica. Americanos adoram estatísticas. Aqui está o resultado de uma pesquisa da Sociedade Profissional Sigma Zi. Três mil e trezentas pessoas responderam, então isso certamente está além da incerteza estatística. A manchete diz: "Os cientistas estão ancorados no mainstream dos EUA". A pesquisa diz que metade dos cientistas participa de atividades religiosas regularmente. Cerca de 43% dos cientistas com Ph.D. estão na igreja num domingo típico. No público americano, 44% estão na igreja num domingo típico. Portanto, é claro que, seja lá o que faz com que as pessoas tenham inclinações religiosas, não tem relação com um diploma avançado em ciência.

Michael Polanyi


Vamos um pouco mais fundo com uma declaração de Michael Polanyi, professor de Química e depois Filosofia na Universidade de Manchester. Seu filho, John Polanyi, ganhou o Prêmio Nobel em 1986. Penso que é provavelmente verdade que, quando as realizações científicas de John Polanyi, que foram magníficas, foram na maior parte esquecidas, o trabalho de seu pai continuará.

Michael Polanyi era um ótimo físico-químico na Universidade de Manchester. Aproximadamente na metade de sua carreira, ele mudou para a Filosofia. Ele também se destacava ali. Seus livros não são fáceis de ler. Seu livro mais influente é chamado de Conhecimento Pessoal. Ele nasceu na Hungria e era de descendência judaica. Ao mesmo tempo que ele mudou de Química para Filosofia, ele se juntou à Igreja Católica Romana. Ele disse:
"Irei reexaminar as suposições subjacentes à nossa crença na ciência e proponho mostrar que elas são mais extensas do que normalmente é pensado. Elas parecem coexistir com todos os fundamentos espirituais do homem e irem até a própria raiz de sua existência social. Por isso, insistirei que a nossa crença na ciência deve ser considerada como um sinal de convicções muito mais amplas."
Se você ler o resto do livro, você provavelmente fará a mesma conclusão que eu faço. Concluí que Polanyi está apontando que o observador está sempre lá no laboratório. Ele sempre faz conclusões. Ele nunca é neutro. Todo cientista traz pressupostos para o seu trabalho. Um cientista, por exemplo, nunca questiona a solidez básica do método científico. Esta fé do cientista surgiu historicamente da crença cristã de que Deus, o Pai, criou um Universo perfeitamente ordenado.

Agora, quero dar-lhe algumas provas disso.

Ciência desenvolvida em um ambiente cristão


Gostaria de começar com uma declaração ultrajante que sempre causa reação. Esta é uma afirmação de um cientista britânico, Robert Clark. Isso fará você pensar. Ele diz:
No entanto, podemos interpretar o fato de o desenvolvimento científico ter ocorrido apenas em uma cultura cristã. Os antigos tinham cérebros tão bons quanto os nossos. Em todas as civilizações, Babilônia, Egito, Grécia, Índia, Roma, Pérsia, China e assim por diante, a ciência se desenvolveu até certo ponto e depois parou. É fácil argumentar de forma especulativa que a ciência poderia ter sido capaz de se desenvolver na ausência do cristianismo, mas na verdade, nunca o fez. E não é de se admirar, pois o mundo não-cristão sentia que havia algo de eticamente errado em fazer ciência. Na Grécia, esta convicção foi consagrada na lenda de Prometeu, o portador do fogo e protótipo de cientista, que roubou o fogo do céu incorrendo assim na ira dos deuses".
Eu preferiria se ele tivesse dito "desenvolvimento científico sustentado". Eu acho que ele foi um pouco longe aqui, mas isso certamente dará às pessoas algo para pensar.

Francis Bacon


Vamos explorar a idéia envolvida nas declarações que Clark e Polanyi fizeram, ou seja, que a ciência cresceu em um ambiente cristão. Foi-me ensinado que Francis Bacon descobriu o método científico. A alta crítica agora afirma que ele o roubou de outra pessoa e apenas a popularizou. Deixaremos isso para os historiadores da ciência solucionarem.

Uma citação muito famosa de Francis Bacon fala sobre dois livros. Ele disse:
Que ninguém pense nem sustente que uma pessoa possa ir fundo demais ou ser bem-estudada demais no Livro da Palavra de Deus ou no Livro das Obras de Deus.
Ele está falando sobre a Bíblia como o Livro das Palavras de Deus e da Natureza como o Livro das Obras de Deus. Ele está incentivando a aprendizagem tanto quanto possível sobre ambos. Então, bem no início do método científico, temos essa afirmação.

Johannes Kepler


Johannes Kepler postulou a ideia de órbitas elípticas para planetas. Ele é considerado o descobridor das leis do movimento planetário. Ele era um cristão luterano devoto. Quando lhe fizeram a pergunta "Por que você faz ciência?", Ele respondeu que desejava em sua pesquisa científica obter uma prova de amostra do deleite do Criador Divino em seu trabalho e participar de sua alegria. Isto foi dito de muitas maneiras por outras pessoas, de pensar os pensamentos de Deus após Ele, conhecer a mente do homem. Kepler poderia ser considerado um deísta com base nessa primeira afirmação. Porém, ele disse mais tarde:
Eu acredito apenas e tão somente no culto a Jesus Cristo. Nele está todo refúgio e consolo.

Blaise Pascal


Blaise Pascal foi um magnífico cientista. Ele é o pai da teoria matemática da probabilidade e da análise combinatória. Ele forneceu o elo essencial entre a mecânica dos fluidos e a mecânica dos corpos rígidos. Ele é o único cientista físico a fazer contribuições profundas para o pensamento cristão. Muitos desses pensamentos são encontrados no pequeno livro, o Pensées , que eu tive que ler como estudante de segundo ano no MIT (eles estavam tentando "civilizar" os nerds no MIT, mas alguns anos depois decidiram que não estava funcionando, então nós não tivemos mais que cursar outras cadeiras de ciências humanas).

A teologia de Pascal é centrada na pessoa de Jesus Cristo como Salvador e baseada na experiência pessoal. Ele afirmou:
Deus faz as pessoas conscientes de sua miséria interior, o que a Bíblia chama de "pecado", e de Sua misericórdia infinita. Ele une-se à sua alma íntima, enche-a de humildade e alegria, com confiança e amor, torna-os incapazes de qualquer outro fim além dEle. Jesus Cristo é o fim de tudo e o centro para o qual tudo tende.
Pascal também disse:
No interior de todo ser humano há um vazio na forma de Deus, que só pode ser preenchido por Jesus Cristo.

Robert Boyle


Robert Boyle foi talvez o primeiro químico. Ele desenvolveu a idéia de átomos. Muitos dos meus estudantes de química de primeiro ano conhecem a lei de Boyle. De vez em quando encontro um dos meus ex-alunos de Química. Pergunto-lhes: "O que você lembra do curso?" Ocasionalmente, eles dirão: "pV = nRT". Então eu sei que eu tive sucesso. Esta é a lei de gás ideal, na qual a lei de Boyle está incluída.

Boyle era um homem ocupado. Ele escreveu muitos livros. Um deles é The Wisdom of God Manifested in the Works of Creation. Ele patrocinou pessoalmente uma conferência anual promovida para a defesa do cristianismo contra o indiferentismo e o ateísmo. Ele era um bom amigo de Richard Baxter, um dos grandes teólogos puritanos. Ele foi governador da Corporação para a Propagação do Evangelho de Jesus Cristo na Nova Inglaterra.

Isaac Newton


Embora eu não concorde, uma pesquisa recente sobre quem a pessoa mais importante da História deu essa honra a Sir Isaac Newton. Newton foi um matemático, físico, co-inventor do cálculo junto com Leibniz e fundador da Física clássica. Ele foi o primeiro dos três grandes físicos teóricos. Ele escreveu sobre muitas outras coisas. Ele tentou fazer Química, mas foi um pouco antes de seu tempo. Ele escreveu mais livros sobre Teologia do que sobre Ciência. Ele escreveu um sobre o retorno de Jesus Cristo, intitulado Observações sobre a profecia de Daniel e a Revelação de São João. Ele disse:
Este sistema mais belo do Sol, dos planetas e dos cometas só poderia proceder do conselho e do domínio de um Ser inteligente e poderoso.
Pode-se supor a partir desta afirmação de que Newton era um deísta (sistema de religião natural que afirma a existência de Deus mas nega a revelação). No entanto, citações como esta mostram isso não é verdade:
Há mais marcas certezas de autenticidade na Bíblia do que em qualquer história profana.
Conclui-se que Newton era um literalista bíblico. Não bastava que um artigo de fé pudesse ser deduzido da Escritura, ele disse:
Deve ser expresso na própria forma de palavras enfáticas nas quais foi entregue pelos apóstolos. Pois os homens estão aptos a se incorrer em divisões através de deduções. Todas as antigas heresias residem em deduções. A verdadeira fé está nos textos bíblicos.
George Trevellian, um historiador secular, resumiu as contribuições desses indivíduos da seguinte forma:
Boyle, Newton e os primeiros membros da Royal Society eram homens religiosos que repudiavam as doutrinas céticas de Thomas Hobbes. Mas eles familiarizaram as mentes de seus compatriotas com a idéia de leis universais e com o método científico de investigação para descobrir a verdade. Acredita-se que esses métodos nunca levariam a conclusões inconsistentes com a história bíblica e a religião milagrosa. Newton viveu e morreu com essa fé.

Michael Faraday


Meu cientista favorito - e provavelmente o maior experimentalista de todos - é Michael Faraday. O ducentésimo aniversário do nascimento de Michael Faraday foi recentemente celebrado na Royal Institution (laboratório de pesquisa multidisciplinar em Londres). Havia um artigo interessante publicado por meu amigo Sir John Thomas, que disse que se Michael Faraday vivesse na era do Prêmio Nobel, ele teria sido digno de pelo menos oito desses prêmios. Faraday descobriu benzeno e radiação eletromagnética, inventou o gerador e foi o principal arquiteto da teoria clássica de campos.

Deixe-me contrastar o fim de sua vida com o fim da vida de Lev Landau. Faraday estava perto da morte. Um amigo apareceu e perguntou: "Sr. Michael, quais especulações você tem agora?". Este amigo estava tentando introduzir alguma leveza na situação. A carreira de Faraday consistia em fazer especulações sobre a ciência e, em seguida, entrar no laboratório para prová-las ou refutá-las. Era algo razoável a dizer.

Faraday levou muito a sério. Ele respondeu:
Especulações, meu bom homem, não tenho nenhuma. Tenho certezas. Agradeço a Deus que eu não debrucei minha cabeça moribunda em especulações pois "Eu sei em quem tenho crido e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia"3.

James Clerk Maxwell


O segundo dos três grandes físicos teóricos de todos os tempos certamente é James Clerk Maxwell. Alguém documentou a carreira de Maxwell desta forma:
Maxwell possuía todos os dons necessários para avanços revolucionários na física teórica - uma compreensão profunda da realidade física, grande habilidade matemática, total ausência de noções preconcebidas, uma imaginação criativa da mais alta ordem. Ele também possuía o presente para reconhecer a tarefa certa para esse gênio - a interpretação matemática do conceito de campo eletromagnético de Faraday. A conclusão bem-sucedida de Maxwell dessa tarefa, resultando em equações matemáticas [de campo] que traziam seu nome, constituíam uma das grandes realizações do intelecto humano.
Eu não concordo com uma das afirmações feitas acima. Se Maxwell realmente tivesse uma ausência total de noções preconcebidas, ele teria realizado uma ausência total de ciência. Então, isso é obviamente escrito por alguém que não é cientista. No entanto, este depoimento é basicamente bom.

Maxwell disse:
Pense em o que Deus determinou fazer a todos aqueles que se submetem à sua justiça e estão dispostos a receber o seu dom [da vida eterna em Jesus Cristo]. Devem ser conformes com a imagem de seu Filho, e quando isso se cumprir, e Deus ver que estão conformados com a imagem de Cristo, não pode haver mais condenação.
Maxwell e Charles Darwin eram contemporâneos. Muitos se perguntam o que ele pensava das teorias de Darwin. Na verdade, uma vez ele estava para ir a uma reunião na Riviera italiana em fevereiro para discutir novos desenvolvimentos na ciência e na Bíblia. Se você já passou algum tempo em Cambridge, Inglaterra, você sabe que é muito sombrio no inverno. Se eu fosse professor lá, eu teria aproveitado a oportunidade para ir à Riviera italiana nesta época do ano.

Maxwell recusou o convite. Ele explicou:
A taxa de mudança das hipóteses científicas é, naturalmente, muito mais rápida do que a interpretação bíblica. Então, se uma interpretação se baseia em tal hipótese, isso pode ajudar a manter a hipótese em alta muito tempo após de ela dever ter sido enterrada e esquecida.
Isso é verdade. Um exemplo disso é a teoria do estado estacionário, que foi popularizada por Fred Hoyle e muitos outros. É uma das duas teorias concorrentes da origem do universo. A hipótese do estado estacionário basicamente diz que o que você vê é o que sempre esteve lá. Tornou-se menos sustentável em 1965 com a observação da radiação de fundo de microondas por Arnold Penzias e Robert Wilson. Não existem mais muitas pessoas que acreditam na hipótese de estado estacionário. É interessante voltar para cerca de 1960 e encontrar comentários sobre o livro de Gênesis e ver como eles explicam como a hipótese do estado estacionário pode ser reconciliada com o primeiro capítulo do Gênesis. Qualquer pessoa racional pode ver que Gênesis está falando sobre um começo a partir do nada (ex nihilo), então são no mínimo estranhas estas explicações tentando conciliar um início absoluto com a hipótese do estado estacionário.
Dentro de cerca de 20 anos, essa hipótese terá sido esquecida. Esses comentários provavelmente ainda estarão disponíveis em bibliotecas e ninguém será capaz de entendê-los.

A Ciência Possui Conhecimentos Provisórios 


[Schaefer mostra audiência um desenho animado bem conhecido].
Ao verificar com vários matemáticos, cheguei a perceber que a equação neste desenho animado não significa absolutamente nada, mas a frase é apropriada. "O que é mais deprimente é a percepção de que tudo o que acreditamos será refutado em alguns anos". Espero que isso não seja verdade no meu trabalho em Química Quântica. Eu não acho que seja verdade, mas há alguma verdade nisso que o conhecimento científico é inerentemente provisório. Alcançamos entendimentos que estão sujeitos a sofrer, no mínimo, algum refinamento posterior.

Alguém que, obviamente, não é um admirador do cristão de Faraday e Maxwell, disse4:
As escolhas religiosas de Faraday e Maxwell eram inelegantes, mas eram formas eficazes de fugir de problemas sociais que distraíam e destruíam as qualidades das obras de muitos de seus mais modernos contemporâneos.
O que ele está dizendo é que, porque eles eram cristãos, Maxwell e Faraday não se tornaram alcoólatras, nem promíscuos, nem alpinistas sociais, como seus colegas capazes pareciam fazer.

Químicos Orgânicos

William Henry Perkin


Eu preciso colocar um pouco de Química Orgânica aqui para que meus colegas dessa área saibam que eu também prestei uma pequena atenção a eles. William Henry Perkin representa talvez o primeiro grande químico orgânico sintético. O descobridor do primeiro corante sintético e a própria origem do nome da conceituada revista acadêmica Perkin Transactions of the Royal Society of London, Perkin vendeu seu negócio altamente lucrativo e se aposentou para trabalhar em pesquisas particulares e empreendimentos missionários da igreja aos 35 anos no ano de 1873.

George Stokes


Podemos ler sobre George Stokes em qualquer edição do Journal of Chemical Physics, que é a melhor revista acadêmica do meu campo de pesquisa. Em edições recentes, a Espectroscopia Raman Anti-Stokes Coerente (CARS, em inglês) tem sido objeto de discussão. Ele foi um dos grandes pioneiros da espectroscopia, estudo de fluidos e da fluorescência. Ele ocupou uma das cadeiras mais ilustres do mundo acadêmico por mais de cinquenta anos, a Lucasian Professorship of Mathematics em Cambridge - a cadeira original de Sir Isaac Newton e atualmente de Stephen Hawking. Ele também foi presidente da Royal Society de Londres.

Stokes escreveu sobre outros tópicos além da química orgânica, incluindo o tema da teologia natural. Quanto à questão dos milagres, Stokes disse:
Admita a existência de um Deus pessoal e a possibilidade de milagres segue imediatamente. Se as leis da natureza são realizadas de acordo com a vontade dEle, Ele também pode querer a suspensão delas...

William Thomson


William Thomson foi conhecido mais tarde como Lord Kelvin. Thomson era um cientista fantástico. Ele é reconhecido como o principal cientista e o maior professor de ciência de seu tempo. Seus primeiros artigos sobre eletromagnetismo e calor fornecem prova permanente de seu gênio científico. Ele era um cristão com uma forte fé em Deus e na Bíblia. Ele disse:
Não tenha medo de ser um livre pensador. Se você pensa profundo o bastante, você será forçado pela ciência a crer em Deus.

J.J. Thomson


Em 1897, J.J. Thomson descobriu o elétron. Ele era o professor de física da Universidade de Cambridge.

O antigo laboratório Cavendish fica no meio do campus de Cambridge. Tanto foi descoberto lá que foi transformado em um museu. Um total de quinze Prêmios Nobel resultaram do trabalho realizado lá. Inscrito em sua porta é uma frase latina: "Timor Domini Principium Sapientiae"5. Um novo laboratório Cavendish foi reconstruído no lugar. No entanto, também tem esta frase do livro de Provérbios escrito sobre a porta, mas em inglês e não em latim.

JJ Thomson fez esta declaração na Nature:
[Podemos ver] à distância maiores picos [científicos] que concederão perspectivas ainda maiores a quem os ascender, e hão de aprofundar a convicção da verdade que é enfatizada a cada avanço na ciência: que grandes são as obras do Senhor.

Químico teórico

Charles Coulson


Charles Coulson é um dos três arquitetos principais da Teoria dos Orbitais Moleculares. Ele provavelmente teria recebido o Prêmio Nobel, mas ele não passou no primeiro requisito. A primeira condição para obter o Prêmio Nobel era viver até os 65 anos. A segunda é ter feito algo muito importante quando você estava na faixa dos 30 anos. Coulson fez um trabalho muito significativo quando era jovem, mas ele morreu aos 64 anos, desqualificando-se assim para o prêmio.

Coulson, professor de matemática na Universidade de Oxford por muitos anos, também foi ministro metodista não-ordenado. Ele foi um porta-voz dos cristãos na ciência acadêmica e o autor do termo teológico "Deus das lacunas".

Nas memórias biográficas da Royal Society após a morte de Charles Coulson, lemos uma descrição de sua conversão à fé em Jesus Cristo em 1930 como estudante de 20 anos na Universidade de Cambridge. Coulson testemunhou:
Havia por volta de dez pessoas; juntos buscamos a Deus e juntos o encontramos. Aprendi pela primeira vez na minha vida que Deus era meu amigo. Deus tornou-se real para mim, totalmente real. Eu O conheci e poderia conversar com Ele como nunca imaginei antes e essas orações eram o momento mais glorioso do dia. A vida passou a ter um propósito e esse propósito tornou tudo mais colorido.
A experiência de Coulson é bastante semelhante à minha, em Berkeley. Seria bom se eu pudesse dizer que houve trovões no céu, Deus me falou em termos audíveis e foi por isso que eu me tornei cristão. No entanto, não aconteceu assim, mas tive essa mesma percepção de que Coulson está falando - essa sensação de propósito e de uma vivacidade a mais para as cores da vida.

O sucessor de Coulson como professor de Química Teórica em Oxford foi Norman March, um bom amigo meu. Ele também é um ministro metodista.

Robert Griffiths, membro da nossa Academia de Ciências dos EUA, que ocupa a cadeira Otto Stern de Professor de Física da Universidade Carnegie Mellon, recebeu um dos mais cobiçados prêmios da American Physical Society em 1984 sobre seu trabalho em mecânica e termodinâmica. A revista Physics Today disse que ele é um cristão evangélico e teólogo amador, e que costuma ministrar um curso sobre cristianismo e ciência. Ele disse recentemente:
Se precisamos de um ateu para um debate, eu irei ao Departamento de Filosofia - o Departamento de Física não é muito útil.
Na Universidade de Berkeley, entre 55 professores de química, nós só tínhamos um que queria se identificar abertamente como ateu, meu bom amigo Bob, com quem ainda tenho muitas discussões sobre coisas espirituais.

Richard Bube


Durante muitos anos, Bube foi presidente do Departamento de Ciência dos Materiais em Stanford e realizou trabalhos fundamentais sobre Física de Estado Sólido em relação aos semicondutores. Ele disse:
Há proporcionalmente tantos motoristas de caminhão ateus quanto cientistas ateus.

John Suppe


Membro da Academia de Ciências dos EUA e notável professor de geologia em Princeton, especialista em tectônica, iniciou uma busca longa por Deus como membro do corpo docente cristão. Ele começou a participar dos cultos na Capela de Princeton, lendo a Bíblia e outros livros cristãos. Ele se comprometeu com Cristo e teve sua primeira experiência real de comunhão cristã em Taiwan, onde ele trabalhou por algum tempo como pesquisador. Ele afirma:
Alguns cristãos anti-científicos tendem a querer ficar debatendo sobre a evolução. Essa é definitivamente a coisa errada a fazer. Se você sabe quais são os problemas que os cientistas têm em suas vidas - orgulho, ambição egoísta, inveja - esses são exatamente o tipo de coisas para as quais Jesus Cristo disse que veio resolver por Sua morte na cruz. A ciência é cheia de pessoas com egos muito fortes que entram em conflito entre si. O evangelho é o mesmo para os cientistas, como é para qualquer outro. A evolução é basicamente uma fuga das questões mais importantes; Se os cientistas estão procurando significado em suas vidas, eles não encontrarão na evolução. Nunca deixei que não-cristãos ficassem me prendendo num debate sobre evolução.

Charles H. Townes


Meu candidato a Cientista do Século (XX) é Charlie Townes (claro, ele é um amigo meu e pode haver algum viés aqui). Ele fez algo bastante significativo quando descobriu o laser. Ele quase recebeu um segundo Prêmio Nobel pela primeira observação de uma molécula interestelar. Ele escreveu sua autobiografia, intitulada Making Waves (um trocadilho referente ao fenômeno ondulatório dos lasers). Um trecho da história de sua vida:
Você pode muito bem perguntar "onde Deus entra nisso", mas para mim, é quase uma pergunta sem sentido. Se você acredita em Deus, não existe um "lugar" particular - Ele está sempre lá, em todos os lugares. Para mim, Deus é pessoal, mas onipresente. Uma grande fonte de força, Ele fez uma enorme diferença em mim.
Aos oitenta anos de idade, Charlie Townes ainda tem um programa de pesquisa muito ativo em Berkeley.

Arthur Schawlow


Schawlow ganhou o Prêmio Nobel em Física de 1981, atuou como professor de Física em Stanford e se identifica como um cristão. Ele fez esta declaração incomum, que eu acho que só poderia ser feita por um cientista:
Temos a sorte de ter a Bíblia, e especialmente o Novo Testamento, que diz tanto sobre Deus em termos humanos amplamente acessíveis.

Allan Sandage


O maior cosmólogo observacional do mundo, um astrônomo da Instituição Carnegie, foi chamado o Grande Ancião da Cosmologia pelo The New York Times quando ganhou um prêmio de 1 milhão de dólares da Royal Swedish Academy of Sciences. Ele disse:
A natureza de Deus não deve ser encontrada em nenhuma parte das descobertas da ciência. Para isso, deve-se recorrer às Escrituras.
Em um livro, Sandage mencionou a pergunta clássica: "É possível ser um cientista e um cristão?" e ele respondeu: "Sim, e eu sou". Etnicamente judeu, Sandage tornou-se um cristão aos cinquenta anos - se isso não provar que nunca é tarde demais, eu não sei o que mais poderia!

Este é o homem que é responsável por nossos melhores valores para a idade do universo: algo como 14 bilhões de anos. No entanto, quando este cosmólogo brilhante é solicitado a explicar como alguém pode ser um cientista e um cristão, ele não se volta para a astronomia, mas sim para a biologia:
O mundo é complicado demais em todas as suas partes e interconexões para que isso seja devido ao acaso. (...) Estou convencido de que a existência da vida com toda a sua ordem e cada um de seus organismos é simplesmente bem ajustada demais.

William Phillips


Hoje em dia, na Física, você pode ser muito mais jovem e obter o Prêmio Nobel. Phillips não tinha nem 50 anos e já conseguiu, em 1997. Sua premiação foi pelo desenvolvimento de métodos para esfriar e aprisionar átomos com luz laser. Em uma coletiva de imprensa após o anúncio de sua vitória no Prêmio Nobel, ele disse:
Deus nos deu um mundo incrivelmente fascinante para viver e explorar.
De acordo com o New York Times, Phillips "fundou e ainda canta no coral da Igreja Metodista Unida Fairhaven, uma congregação multi-racial com cerca de 300 membros em Gaithersburg, Maryland. Ele também ensina na Escola Dominical e lidera estudos bíblicos". Se você ler mais adiante nesse artigo, você descobrirá que todos os sábados à tarde, ele dirige com sua esposa até o centro de Washington, DC, para dar carona a uma cega, uma afro-americana de 87 anos, para fazer suas compras e depois jantar.

David Cole & Francis Collins


Uma vez que minha área de especialização está bem no meio entre a Química e a Física, não poderia falar também sobre o campo das Ciências Biológicas. No entanto, meu colega de longa data, o bioquímico de Berkeley David Cole, e pioneiro em fibrose cística, Francis Collins - diretor do Projeto Genoma Humano, o maior projeto científico já realizado no mundo - são ambos bem conhecidos como cristãos sinceros.

Por que há tão poucos ateus entre os físicos?


Muitos cientistas estão considerando os fatos com seriedade. Eles dizem coisas como:
O presente arranjo da matéria indica uma escolha muito especial de condições iniciais. Paul Davies
De fato, se considerarmos as possíveis constantes e leis que poderiam ter surgido, as probabilidades contra um universo que produziu a vida como a nossa são imensas.
Stephen Hawking
Uma interpretação do senso comum dos fatos sugere que uma Super-inteligência mexeu com Física, bem como com Química e Biologia, e que não vale a pena falar de "forças cegas" na natureza.
Fred Hoyle
Como o apóstolo Paulo disse em sua Epístola aos Romanos:
Desde a criação do mundo, os atributos invisíveis de Deus - Seu poder eterno e sua natureza divina - foram claramente vistas, sendo evidenciadas pelo que foi feito.

Por que parece haver uma batalha?


A última pergunta que quero fazer é, então, por que muitas pessoas ainda pensam que há uma batalha contínua entre a ciência e o cristianismo? Não nego que há uma discussão em andamento  Mas acho que os fatos são esses, o que você pensa sobre Deus não depende se você tem um Ph.D. em ciências.

Por que algumas pessoas gostam de pensar que essa suposta batalha está se agravando? Pelo menos em parte, sinceramente, sinto que isso é uma falsa representação. Deixe-me dar-lhes apenas um exemplo. Andrew Dickson White foi o primeiro reitor da Universidade Cornell, a primeira universidade dos Estados Unidos fundada em princípios estritamente seculares (todas as outras foram fundados em uma base cristã). Ele escreveu um livro muito famoso, The History of the Warfare of Science With Theology, em 1896. Um trecho:
[João] Calvino tomou a iniciativa em seu Comentário sobre Gênesis, ao condenar todos os que afirmam que a Terra não é o centro do universo. Ele encerrou o assunto com a referência usual do primeiro verso do Salmo 93 e perguntou: "Quem vai se aventurar a colocar a autoridade de Copérnico acima da do Espírito Santo?"
Isso não está fazendo Calvino parecer muito aberto aos dados científicos! Mas qual é a verdadeira história por trás disso? Alister McGrath, físico-químico, professor de Teologia na Universidade de Oxford e talvez o maior estudioso vivo da vida de Calvino, escreveu recentemente uma biografia autorizada sobre Calvino, na qual ele questiona com grande detalhe:
Esta afirmação de Calvino é repetida por quase todos os escritores científicos sobre o tema de Religião e Ciência, como por exemplo Bertrand Russell em sua História da Filosofia Ocidental. No entanto, pode ser afirmado categoricamente que Calvino não escreveu tais palavras em seu comentário de Gênesis e não expressou tais sentimentos em nenhum de seus escritos conhecidos. A afirmação de que ele fez isso é encontrada em escritos do século XIX claramente sem fundamentos (...)
Seria justo perguntar o que Calvino realmente pensava da teoria heliocêntrica de Copérnico sobre o Sistema Solar, e a resposta é que não sabemos. Ele provavelmente nem a conhecia - Copérnico não era exatamente um nome familiar na França ou na Suíça em 1520. Contudo, no prefácio de sua tradução do Novo Testamento ao francês, Calvino escreveu:
O objetivo das Escrituras é levar-nos ao conhecimento de Jesus Cristo e, tendo chegado a conhecê-lo com tudo o que isso implica, devemos parar e não esperar aprender nada além disso [a partir delas].

Conclusão


Espero ter lhes dado um breve aperitivo sobre a História da Ciência. Aqueles de vocês que fizeram um curso de Química ou Física na faculdade certamente acharão familiares os nomes de muitas dessas pessoas. Na verdade, a razão pela qual preparei essa palestra é que essas são as mesmas pessoas das quais já falei em minhas aulas.

Existe uma tremenda tradição de cientistas ilustres que eram e são cristãos. Espero que o meu trabalho seja considerado suficientemente destacado para se tornar distinto entre essa categoria. Eu também espero ter lhe dado provas suficientes para que você nunca mais acredite que é impossível ser cientista e cristão.

Copyright © 2001 por Henry F. Schaefer III. Todos os direitos reservados. (Nota: O texto não está licenciado da mesma forma que o resto do blog).

Fonte: http://leaderu.com/offices/schaefer/docs/scientists.html
Tradução/Adaptação: David Sousa

Algumas referências:

1. Susan V. Gallagher, Roger Lundin. Literature Through the Eyes of Faith: Christian College Coalition Series. Harper Collins, 1989, 224 p.

2. E. Schrödinger. Nature and the Greeks. Cambridge Press, 1951..

3. Bíblia Sagrada, 2 Timóteo 1.12

4. J.G. Crowther. British scientists of the nineteenth century. Penguin Books, 1940. 441 p.

5. Bíblia Sagrada, Provérbios 1.7

3 comentários :

  1. O surgimento e crescimento da ciência já estava profetizado que haveria, tendo como origem o próprio Deus judaico-cristão!

    "E tu, Daniel, encerra estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará." Dn 12:4.
    "Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo, em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência." Cl 2:2,3.

    ResponderExcluir
  2. Nem mesmo os maiores postulados da física quântica defendem que o incrível e bem organizado universo e a complexa e multiforme vida aqui poderiam surgir de tais acidentes aleatórios cegos irracionais. Isso seria um ataque bizarro à razão e lógica humanas!
    Lembre-se, elementos químicos não tem vida em si mesmos.
    Mas Uma Causa Inteligente Criadora é o óbvio, evidente e racional.
    http://blog.godreports.com/2018/04/prof-says-expanding-universe-warps-time-so-one-day-is-like-a-trillion-to-god/

    ResponderExcluir
  3. Testemunho de um de meus professores de escola dominical que foi cientista da NASA num projeto secreto, e fala 5 línguas:
    https://www.youtube.com/watch?v=Y7tmRXnjF3s&t=2854s

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...