quarta-feira, 12 de março de 2014

O Argumento do Diabinho Azul Jocaxiano


Olá, leitores. 


Aqui está mais uma resposta a leitor, que veio direto da seção de comentários. Aproveitei uma breve que fiz nos meus estudos aqui para publicá-la. 

Abraços, Paz de Cristo.
Rubens Leite
12 de março de 2014 18:46

1) Argumento: “O Diabinho Azul Jocaxiano”
Fala-se que Deus é uma entidade necessária para responder a questão:
“Como surgiu o Universo?”
Se respondermos com a mesma questão “Como surgiu Deus” o teísta diz que Deus não precisa de criador, pois é a causa dele mesmo ou então que sempre existiu ou que está além de nossa compreensão. E não adianta contra argumentar que podemos utilizar os mesmos argumentos trocando a palavra “Deus” por “Universo”. Ou seja, a mente teísta exige um criador para o universo quer se queira quer não se queira. Entretanto, atrelado a este deus-criador, embute-se todas as outras qualificações que normalmente atribui-se a Deus como forma de satisfazer nossas necessidades psicológicas como bondade e/ou onisciência e/ou onipotência e/ou perfeição entre outros. Mas da constatação que isso não é absolutamente necessário para se criar o universo surge o argumento do “Diabinho Azul Jocaxiano”:
Se você diz que Deus criou o Universo eu posso IGUALMENTE SUPOR que não foi Deus quem o criou, mas sim o "Diabinho Azul" quem o criou. Só que este diabinho não é todo poderoso como Deus, não tem a onisciência de Deus, não é bom como Deus, não é perfeito como Deus e, para criar o universo, ele acabou morrendo de tanto esforço que fez.
Sendo meu diabinho muito mais simples e menos complexo que seu Deus ele deve ser PREFERÍVEL em termos da “navalha de ocam” a Deus! Portanto, ANTES de invocar Deus como criador do universo você deveria invocar o "Diabinho Azul Jocaxiano". Caso contrário você estaria sendo ilógico adicionando hipóteses desnecessarias ao 'criador do Universo'.
Comentário: Não é necessário um criador com todas as propriedades de um “Deus” para se criar o universo basta ter o poder suficiente para criá-lo. Assim a alegação de que é necessário um “Deus” para o universo existir carece de fundamento lógico.
Jocax

Respostas ao Ateísmo:

Olá Rubens!

Obrigado pela sua contribuição, é um prazer comentar a sua resposta.

"Se respondermos com a mesma questão 'Como surgiu Deus' o teísta diz que Deus não precisa de criador, pois é a causa dele mesmo ou então que sempre existiu ou que está além de nossa compreensão."

A resposta mais coerente filosoficamente é que a própria pergunta não faz sentido. Perguntar "como surgiu Deus?" é a mesma coisa que perguntar "quem comeu o futuro?", por exemplo. O verbo comer não se aplica à palavra 'futuro', assim como o verbo surgir não se aplica a Deus, por definição. Note que isso não é fugir do problema. Nós estamos falando de um Ser que criou o tempo e o espaço, que é a essência do nosso Universo. Se Ele criou o tempo e o espaço, ele não está sujeito a nenhum dos dois. Ele existe fora do tempo e do espaço (esse é o significado da palavra "transcendente", que é um dos atributos básicos e necessários de Deus). Se Ele existe fora do tempo, palavras como "fim", "começo" ou "duração" simplesmente não fazem sentido aplicadas a Ele. É como querer dividir por zero. A divisão por zero não é definida na matemática. Até mesmo dizer que "ele sempre existiu" está incorreto, sob uma análise mais rigorosa (mas é aceitável que se diga, numa conversa informal). A existência de Deus não pode ser limitada por palavras que expressam tempo, nem mesmo o "sempre". Deus simplesmente "é" e pronto. Não há melhor definição de Deus do que o seu nome original no hebraico, que diz "EU SOU". 

"E não adianta contra argumentar que podemos utilizar os mesmos argumentos trocando a palavra 'Deus' por 'Universo'."

Não adianta porque pela ciência atual sabemos que o Universo não existiu sempre, ele teve um começo no tempo. Entre as evidências disto estão a radiação cósmica de fundo, que aponta para o Big Bang, o teorema de Borde-Guth-Vilenkin e os paradoxos filosóficos que surgem se considerarmos que o passado é infinito. O Universo teve um começo. E se ele teve um começo, é razoável pensar que ele teve uma causa, que obviamente está "fora" do Universo.

"Entretanto, atrelado a este deus-criador, embute-se todas as outras qualificações que normalmente atribui-se a Deus como forma de satisfazer nossas necessidades psicológicas como bondade e/ou onisciência e/ou onipotência e/ou perfeição entre outros."

Na descrição do argumento cosmológico Kalam eu dou razões para que Deus seja atemporal, extremamente poderoso e um Ser pessoal. No argumento moral, concebemos Deus como a origem de nossos deveres, obrigações e valores morais. No argumento ontológico, a principio difícil de entender, mas interessantíssimo, Deus se define como o maior Ser que pode ser concebido pela nossa mente, em questão de grandeza e virtudes. Isso não se trata de características introduzidas arbitrariamente segundo os nossos desejos, mas sim decorrem diretamente dos argumentos.

Além do mais, você comete uma falácia genética ao afirmar que essas características de Deus são inventadas por nós porque satisfazem nossas necessidades piscológicas. O fato de a ideia de Deus trazer conforto psicológico a alguém não implica logicamente que essa ideia é falsa. Se fosse o caso, eu poderia afirmar da mesma forma que o ateísmo é falso só porque os ateus têm, na verdade, medo de Deus (o que seria igualmente uma falácia). Se a ideia de Deus traz conforto psicológico, isso é coerente tanto com a existência quanto com a não-existência de Deus (por exemplo, se Deus existe ele poderia nos ter criado para se sentir confortados pensando nEle), portanto não pode ser usada como argumento para nenhum dos lados.

"Se você diz que Deus criou o Universo eu posso IGUALMENTE SUPOR que não foi Deus quem o criou, mas sim o 'Diabinho Azul' quem o criou. Só que este diabinho não é todo poderoso como Deus, não tem a onisciência de Deus, não é bom como Deus, não é perfeito como Deus e, para criar o universo, ele acabou morrendo de tanto esforço que fez."

Essa parte é a mais divertida.

Primeiro, vamos admitir que o Diabinho Azul tenha criado o Universo. Perceba primeiro que o próprio nome dele é uma contradição: se o Universo não existe, também não existe a cor azul. Então não tem como o diabinho ser azul. Eu poderia parar por aí, mas vamos continuar.

Segundo, note que como eu disse antes, o Criador do Universo precisa ser atemporal. Ausência de tempo implica em ausência de mudança. Assim, torna-se impossível, POR DEFINIÇÃO, que o Diabinho Azul tenha morrido no ato da criação do Universo. Pois um ser atemporal é um ser por definição IMUTÁVEL. Esse é o segundo problema com a sua tese, e é mais grave que o primeiro.

Vamos supor que então que você desista da sua tese inicial e volte atrás dizendo: "ah, ok, então o Diabinho Azul é atemporal e continuou existindo depois de criar o Universo". Pois bem, então eu digo que "Diabinho Azul" é só um outro nome para um Ser que eu estou chamando de "Deus". É a mesma coisa.

Mas ainda há um agravante: não é exatamente a mesma coisa porque você definiu o Diabinho Azul como sendo não-onipotente, não-onisciente e imperfeito. Eu pergunto: imperfeito em relação A QUÊ? Toda vez que falamos de perfeição, temos em mente um referencial que é o perfeito, e as coisas são comparadas com esse referencial. Se você definiu o Diabinho Azul como imperfeito, quer dizer que existe algo ou alguém que é o referencial de perfeição para ele. Isso deixa o seu conceito com uma pendência, de esclarecer quem ou o que seria esse referencial. O conceito de Deus é mais completo porque Ele é o próprio referencial, visto que Ele é perfeito. Ele não precisa de algo superior a Ele para ser explicado ou referenciado. Ele é um ser NECESSÁRIO e não CONTINGENTE (caso tenha dúvidas a respeito desses termos procure num dicionário de filosofia).

E por último, como eu já mostrei antes, a existência de Deus é defendida aqui através de uma sucessão de argumentos que acrescentam estes atributos de forma natural. Portanto eu forneci aqui um amplo arsenal de argumentos, que para serem refutados, têm de ser um a um. Você apenas apresentou uma caricatura de argumento, com uma caricatura de personagem e que levanta mais questões do que explicações. Preciso continuar? É melhor eu nem comentar sobre a menção à navalha de Occam...

18 comentários :

  1. Putz... depois dessa "surra"... acho que o atelhozinho deve estar se xingando de ser tão ignorante, coitado.

    Ótimas respostas... parabéns a David Sousa...
    Abraços...

    ResponderExcluir
  2. David realmente tem um ótimo silogismo. Allison Távora eu não me sinto ofendido quando alguém contra argumenta ou mostra falhas em meus argumentos, muito pelo contrário, eu fico feliz, tão feliz que leio o texto todo sorrindo de tão empolgado no que ele vai dizer, isso eleva meus pensamento. O argumento nem é meu, mas sim de Joao Carlos Holland de Barcellos, conhecido como Jocax. Ele é ateu e eu também, então resolvi colocar aqui um dos argumentos dele para ver como seria a resposta.
    E eu só fui lembrar agora.
    O que eu mais queria era ver o autor desses textos discutindo com o Jocax, seria como colocar Laplace e Newton na mesma messa, acho que ião sair faíscas, eu pagaria para ver e filmaria!

    Mas voltando ao assunto principal. O nome azul é completamente descartável, você e eu sabemos disso.
    O questão do ser atemporal realmente está correta, ou pelo menos aparenta estar. Eu não consigo encontrar nenhum outro argumento que derrube o seu, talvez João consiga.

    O principal: você não se referiu à benevolência. Benevolência não é um atributo necessário à criação do universo. Outra coisa, como você sabe infinitude no tempo e espaço causam contradições lógicas, se o universo não é infinito não é preciso ser onipotente para cria-lo, é ai que entra a Navalha de Nccam, nosso "diabinho" é preferível em relação a Deus, pois é infinitamente mais simples. Se considerarmos o que o universo surgiu do nada então descartamos os dois, pois é o mais lógico.

    Porque você não comentou sobre a NO? Senti uma pontada de arrogância aqui.

    Por último eu queria deixar aqui um link que argumenta contra você, basicamente mostra que Deus não pode ser atemporal. Também é de autoria do Jocax.
    Ele parte do principio que a aleatoriedade realmente existe.
    http://stoa.usp.br/cienciafilosofia/forum/56189.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, caro Rubens.

      Em relação a benevolência, é óbvio que ela não emerge do argumento cosmológico. Se nós tivéssemos SOMENTE o argumento cosmológico para acreditar em Deus, Ele poderia ser um Deus apenas racional e indiferente, poderíamos acreditar no deísmo, por exemplo. A benevolência de Deus vem do argumento moral. Assim, identificamos o Ser pessoal que é a origem dos valores e deveres morais objetivos como o mesmo Ser pessoal que é a origem do universo físico (aqui entra a Navalha de Occam... pra que dois seres diferentes?).

      Uma frase interessante que você disse é "se o universo não é infinito não é preciso ser onipotente para criá-lo". Isso pode ser verdade. Tanto que o argumento cosmológico não conclui que Deus é onipotente, mas sim que Ele tem um poder tão grande que nao podemos conceber. A inferência de que Deus é onipotente vem do argumento ontológico.

      Se tiver mais alguma coisa que quiseres discutir, estamos aí.

      Abraços, Paz de Cristo.

      Excluir
    2. Gostaria que você comentasse esse link aqui:
      http://stoa.usp.br/cienciafilosofia/forum/56189.html

      Excluir
    3. É ótimo ver que existe alguém pensante desse lado. kkk, mas gostaria que me explicasse que deus é esse que você descreve em sua fala? Qual religião crê nele? (PS.: não conhecia este site, nunca ouvi falar de ninguém que comenta aqui, então não sei de qual religião vcs são)

      Excluir
  3. Ola Pessoal, vou rebater os argumentos usados pelo David:

    1-Ele diz que nao faz sentido perguntar como surgiu deus.
    Entao ele deve explicar direitinho isso aos maiores filósofos e teólogos
    que existiram, e dizer a eles que são burros ou algo do genero.

    Se a questao realmente nao tivesse sentido um site religioso nao discutiria sobre ela:
    "....Quem criou Deus? É uma velha questão que tem atormentado a todos aqueles que gostam de pensar sobre grandes questões.
    ... Várias religiões tendem a resolver o problema de maneiras diferentes. A Igreja SUD (Mormonismo) diz que o Deus (Elohim) a quem devemos prestar contas teve um deus pai, então cresceu em um planeta como um homem, e evoluiu para se tornar ele mesmo um deus. Muitas outras religiões têm alegado que os deuses geram outros deuses. Claro que o problema com esta idéia é: como é que o primeiro deus chegou aqui? Este problema de regressão infinita invalida tais religiões. O cristianismo afirma que Deus sempre existiu. É essa idéia mesmo possível? Será que a ciência aborda estas questões?...."

    http://setimodia.wordpress.com/2011/06/24/se-deus-criou-tudo-quem-criou-deus/



    A questão não apenas tem sentido, como muitas pessoas perguntam sobre:
    https://www.google.com.br/search?q=a+questao+do+surgimento+de+deus&oq=a+questao+do+surgimento+de+deus&aqs=chrome..69i57j0l3j69i64l2.12983j0j8&sourceid=chrome&espv=210&es_sm=93&ie=UTF-8#q=como+surgiu+deus

    Isso prova que a pergunta faz sentido sim. A resposta que ele dá é que deus criou o tempo e estaria
    além do tempo:
    "...Se Ele criou o tempo e o espaço, ele não está sujeito a nenhum dos dois. Ele existe fora do tempo e do espaço (esse é o significado da palavra "transcendente", que é um dos atributos básicos e necessários de Deus)...."

    Se deus já existia como um ser pensante, e que pensava ou agia ANTES de criar o universo então ele não poderia
    estar fora do tempo, pois tempo é mudança!
    Se deus agia antes de criar o universo então havia tempo antes de criar o universo, mesmo que em outra dimensão.

    Se deus nao fazia nada então ele não existia como um deus, e sim como uma espécie de ESTÁTUA que
    nada faz, nem pensa , nem age, e portanto, nem poderia decidir coisa alguma já que também não poderia pensar.

    Então: ou o tempo não existia, e portanto deus era inerte e burro ( pois não poderia pensar ), ou
    o tempo existia e assim a pergunta precida de uma resposta.

    ResponderExcluir
  4. Vamos ao segundo ponto:
    Eu disse:
    "E não adianta contra argumentar que podemos utilizar os mesmos argumentos trocando a palavra 'Deus' por 'Universo'."

    O q vc responde:
    "Não adianta porque pela ciência atual sabemos que o Universo não existiu sempre,...."

    Se voce quer utilizar a ciência para argumentar entao vc deve esquecer deus. Ciencia ou Deus?
    veja bem, A CIENCIA NAO UTILIZA DEUS para nada. Se for utilizar a ciencia foi o BIG-BANG que criou o universo
    e NAO deus.

    Alem disso, mesmo em ciencia existem teorias cientificas em que o universo sempre existiu:

    ".......Em relação à origem do Universo, os pesquisadores se dividem basicamente em dois grupos: os que apoiam a teoria do Big Bang e os que sustentam a hipótese do Universo Eterno.

    O brasileiro Mário Novello, doutor em física pela Universidade de Genebra e pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), é partidário do segundo grupo....
    ...Em oposição, no cenário não singular, o Universo não tem um "começo" separado de nós por um tempo finito em nosso passado; aquele momento de condensação máxima nada mais é que um momento de passagem de uma fase anterior para a atual fase de expansão.
    No modelo cosmológico do Universo eterno, nesses cenários não singulares, dá-se um passo a mais, ao procurar uma explicação racional para a expansão do volume total do Universo...."
    http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/2013/08/1328554-leia-trecho-de-do-big-bang-ao-universo-eterno.shtml


    Ou seja, mesmo em ciencia NAO HA total concordancia que houve um inicio no tempo.

    Memo que houvesse um inicio no tempo nao precisaria ser deus que o teria criado
    existe uma hipotese bem mais sensata e satisfatória que deus :

    "O NADA JOCAXIANO"
    http://stoa.usp.br/jocax/files/1208/7309/O+Nada-Jocaxiano.html

    ResponderExcluir
  5. Eu digo:
    "..."Entretanto, atrelado a este deus-criador, embute-se todas as outras qualificações que normalmente atribui-se a Deus como forma de satisfazer nossas necessidades psicológicas como bondade e/ou onisciência e/ou onipotência e/ou perfeição entre outros."
    ..."


    Vc diz:
    "..No argumento moral, concebemos Deus como a origem de nossos deveres, obrigações e valores morais...."

    Pq um deus que criaria um universo estaria preocupado com valores morais?
    Ou seja, um criador do universo nao precisaria necessariamente se preocupar
    com a bondade ou moralidade dos seres que porventura evoluissem nesse universo, nao eh?

    Por isso disse que eh um atributo humano desnecessario. Colocado para satisfazer os anseios humanos.
    Um criador do universo nao tem que ser bonzinho necessariamente.


    -------------------------
    Eu disse:
    ".."Se você diz que Deus criou o Universo eu posso IGUALMENTE SUPOR que não foi Deus quem o criou, mas sim o 'Diabinho Azul' quem o criou. Só que este diabinho não é todo poderoso como Deus, não tem a onisciência de Deus, não é bom como Deus, não é perfeito como Deus e, para criar o universo, ele acabou morrendo de tanto esforço que fez.".."

    Vc rebate:
    "Primeiro, vamos admitir que o Diabinho Azul tenha criado o Universo. Perceba primeiro que o próprio nome dele é uma contradição: se o Universo não existe, também não existe a cor azul."

    O Nome do ser nao vem ao caso! Posso dizer que ele ficou azul depois de criar o universo
    seu corpo morto era azul.... Mas isso é irrelevante.

    ---
    Vc disse:
    "Segundo, note que como eu disse antes, o Criador do Universo precisa ser atemporal. Ausência de tempo implica em ausência de mudança. "

    Concordo que ausencia de tempo implica em ausencia de mudanca !!
    Por isso que deus nao poderia DECIDIR criar o universo pois isso envolveria o pensar e isso eh mudanca.
    Ou seja: se fosse atemporal nao poderia decidir coisa alguma pois o ato de pensar ou decidir envolve tempo.


    Vc disse: "Assim, torna-se impossível, POR DEFINIÇÃO, que o Diabinho Azul tenha morrido no ato da criação do Universo. Pois um ser atemporal é um ser por definição IMUTÁVEL. "

    Eu nao lembbro de ter dito que meu diabinho fosse atemporal, em todo caso existe SIM uma possibilidade
    dele ter criado o universo mesmo sendo atemporal: SE ELE NAO DECIDIU CRIAR, se ele NAO PENSOU antes de cria-lo.
    Ou seja é possivel sim o diabinho criar o universo e ser atemporal : Ser o NADA-JOCAXIANO.
    Neste caso ele nao eh bom e nao pensa de forma alguma e nem decide.

    ResponderExcluir
  6. Depois vc argumenta:
    "...Vamos supor que então que você desista da sua tese inicial e volte atrás dizendo: "ah, ok, então o Diabinho Azul é atemporal e continuou existindo depois de criar o Universo". Pois bem, então eu digo que "Diabinho Azul" é só um outro nome para um Ser que eu estou chamando de "Deus". É a mesma coisa...."

    Nao eh a mesma coisa , pois o diabinho *nao* precisa ter o poder INFINITO basta ter um poder para
    criar um unico universo.
    E nao precisa ser BOM !! Ele pode nao ter bondade ou ainda ser MAL !!

    Eh mais simples um diabinho q nao tem poder infinito ( que eh ilogico e sem sentido , ja q o univero eh finito )
    do que um ser com poder infinito.

    E a onisciencia? O diabinho eh mais simples que deus pq nao precisa saber tudo
    precisa apenas saber criar o universo e nada mais....

    -----
    Vc ainda diz:
    "... Se você definiu o Diabinho Azul como imperfeito, quer dizer que existe algo ou alguém que é o referencial de perfeição para ele. Isso deixa o seu conceito com uma pendência, de esclarecer quem ou o que seria esse referencial. O conceito de Deus é mais completo porque Ele é o próprio referencial, visto que Ele é perfeito...."

    Aqui vc se contradiz pois se vc diz q ele eh perfeito vc tbem precisa de um *referencial de perfeicao*
    como pode saber se suas qualidades sao ou nao perfeitas ,se nao ha nada pra comparar ?

    ----
    Vc diz:
    "Ele é um ser NECESSÁRIO e não CONTINGENTE (caso tenha dúvidas a respeito desses termos procure num dicionário de filosofia)."

    Nao é necessario,
    Se fosse necessario a ciencia nao o suprimiria de suas teorias para explicar o universo.
    Entende? Se deus fosse verdadeiro e existisse a ciencia o utilizaria para explicar o universo.
    Se nao o faz eh pq ele nao é necessario.
    veja que o proprio diabinho azul ou o "nada jocaxiano" sao suficientes.
    Deus eh desnecessario portanto.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria.
      Jocax, você se equivocou ao dizer: "Eh mais simples um diabinho q nao tem poder infinito ( que eh ilogico e sem sentido , ja q o univero eh finito )
      do que um ser com poder infinito." .

      Deus é um ser incriado, se ele cria algo, a coisa criada não pode ter a atribuição de ser incriada.
      O que quero dizer com isso? Deus, que é infinito, não criou um universo infinito, porque senão o universo seria um Deus criado, mas pelo fato de ser criado, já não pode ser Deus. Por isso, todas as coisas criadas tem uma grande perfeição, mas essa perfeição não pode ser ilimitada, porque só Deus o é. Tudo que é criado não pode ter os mesmos atributos daquilo que é incriado.

      Outro equívoco é dizer que Deus e a ciência são coisas contraditórias. Penso que seria bom pra você conhecer antes os escritos de Santo Tomás de Aquino para sustentar seu argumento, ou melhor, encontrar resposta pra ele. Santo Tomás diz que Deus criou as coisas, mas deu à essas coisas a capacidade de originarem outras.
      Exemplo: Deu criou a madeira e mantém a essência dela pra que ela continue existindo, porém, o homem pode pegar o material da madeira e fazer uma mesa, cadeira, bancos, etc. A ciência "não precisa" usar Deus em todos os seus estudos porque Ele não é o objeto do estudo no caso, exceto na teologia.
      Bom, muitos grandes cientistas diziam ser impossível não existir um Deus, que é um Ser superior e necessário, como Isaac Newton, Einstein, e companhia ilimitada kk

      Excluir
  7. A Origem do Universo, segundo Jocax
    http://www.genismo.com/logicatexto20.htm

    ResponderExcluir
  8. Um problema que eu vejo aqui nos seus argumentos, David Sousa, é que você usa muito o termo "por definição", mas onde está essa definição? É no significado da palavra "Deus" ou vem da Bíblia? Outra coisa, você disse "A inferência de que Deus é onipotente vem do argumento ontológico." Sempre que leio sobre o argumento ontológico sinto uma falta de consistência em suas premissas. Na wikipédia eu pude encontrar o texto com o qual quero me expressar e que concordo plenamente: "...a crítica de Immanuel Kant foi: a falsa premissa de que a existência é uma qualidade de algo" Como demonstração eu vou utilizar os pensamentos de Platão. Pense no círculo, qualquer círculo que você desenhe ou ache na natureza, por mais simétrico que pareça, NUNCA é perfeito. O círculo perfeito só existe no munda das ideias, na nossa mente. Se o argumento ontológico fosse verdadeiro, então assim como o círculo, todas as formas geométricas simetricamente perfeitas NECESSÁRIAMENTE teriam que existir na natureza, pois são perfeitas. Pois, segundo o argumento ontológico "existir na realidade é mais perfeito que existir só na mente". Mais uma coisa, "é difícil afirmar simplesmente que algo deve existir por definição. Sem uma boa sustentação filosófica quanto a por que uma coisa tenha de existir, simplesmente definir alguma coisa à existência não é uma boa filosofia (como afirmar que os unicórnios são cavalos mágicos de um só chifre que existem)." Desse modo a onipotência é invalida tanto pelo argumento cosmológico como pelo ontológico.

    ResponderExcluir
  9. Agora o argumento moral: "existe na mente de todos os homens um conceito de bem e mal, certo e errado, um senso de justiça que diz, por exemplo, que o estupro e assassinato de crianças é algo ruim. Devido a isso deve existir um Deus todo bom e responsável por esse pensamento em nossas mentes"

    Como você sabe, eu só preciso de um contra exemplo para invalidar esse argumento. Se acharmos alguém incapaz de sentir remorso por fazer o mal na humanidade então quer dizer que o senso de moral não está presente em todos os homens, o que portanto, invalida o argumento moral. E esse alguém existe e são conhecidos por psicopatas.

    ResponderExcluir
  10. Rubens, existe também outra falácia nesse argumento de que "se todos tem sentimento moral é pq deus colocou".

    Veja bem, em primeiro lugar, a "psicologia evolucionista" já explica a evolução dos sistemas morais nos homens sem apelar pra nenhum deus:
    http://www.genismo.com/psicologiatexto52.htm


    Em segundo lugar, mesmo que algum ser tivesse 'plantado' os sentimentos morais no seres humanos isso não implicaria que foi deus. Poderia ser qualquer ser , por exemplo, poderia ser uma bactéria marciana que caiu na terra que tem a propriedade de alterar os cerebros e colocar a moral. E ja que estamos falando de seres com poderes miraculosos, poderia tambem ser um duende que habita o interior do SOL que faz com que quase todos os seres humanos ( menos alguns escolhidos aleatoriamente por eles, chamados de psicopatas ,como vc bem frisou ) , possuam sentimentos morais.

    E podemos generalizar e dizer que não é porque algo é aparentemente miraculoso que esse algo foi necessariamente feito por deus. Poderia ser por qualquer outra coisa que tenha esse poder , como, por exemplo, cada grao de areia da 6 dimensão da nebulosa de Órion.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro JOCAX,
      sua resposta é tão grande que merece uma réplica na forma de texto. Tenho estado bastante ocupado (dá pra ver pelo quanto demorei a responder agora) mas vou colocar isso na minha lista.

      Abraços, Paz de Cristo.

      Excluir
    2. Resolvi escrever a resposta agora de uma vez. Desculpe ter escrito com pressa.

      http://www.respostasaoateismo.com/2014/04/o-argumento-do-diabinho-azul-jocaxiano.html

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...