sexta-feira, 6 de abril de 2012

"É possível acreditar em Deus usando a razão" [Entrevista de William Lane Craig à Revista Veja]

William Lane Craig: "Sem Deus, não é possível explicar a existência de valores e deveres morais objetivos"


O filósofo e teólogo defende o cristianismo, a ressurreição de Jesus e a veracidade da Bíblia a partir de construção lógica e racional, e se destaca em debates com pensadores ateus


Marco Túlio Pires, de Águas de Lindóia

Quando o escritor britânico Christopher Hitchens, um dos maiores defensores do ateísmo, travou um longo debate nos Estados Unidos, em abril de 2009, com o filósofo e teólogo William Lane Craig sobre a existência de Deus, seus colegas ateus ficaram tensos. Momentos antes de subir ao palco, Hitchens — que morreu em dezembro de 2011 aos 62 anos — falou a jornalistas sobre a expectativa de enfrentar Craig.

"Posso dizer que meus colegas ateus o levam bem a sério", disse. "Ele é considerado um adversário muito duro, rigoroso, culto e formidável", continuou. "Normalmente as pessoas não me dizem 'boa sorte' ou 'não nos decepcione' antes de um debate — mas hoje, é o tipo de coisa que estão me dizendo". Difícil saber se houve um vencedor do debate. O certo é que Craig se destaca pela elegância com que apresenta seus argumentos, mesmo quando submetido ao fogo cerrado.

O teólogo evangélico é considerado um dos maiores defensores da doutrina cristã na atualidade. Craig, que vive em Atlanta (EUA) com a esposa, sustenta que a existência de Deus e a ressurreição de Jesus, por exemplo, não são apenas questões de fé, mas passíveis de prova lógica e racional. Em seu currículo de debates estão o famoso químico e autor britânico Peter Atkins e o neurocientista americano Sam Harris. Basta uma rápida procura no Youtube para encontrar uma vastidão de debates travados entre Craig e diversos estudiosos. Richard Dawkins, um dos maiores críticos do teísmo, ainda se recusa a discutir com Craig sobre a existência de Deus.

Em artigo publicado no jornal inglês The Guardian, Dawkins afirma que Craig faz apologia ao genocídio, por defender passagens da Bíblia que justificam a morte de homens, mulheres e crianças por meio de ordens divinas. "Vocês apertariam a mão de um homem que escreve esse tipo de coisa? Vocês compartilhariam o mesmo palco que ele? Eu não, eu me recuso", escreveu. Na entrevista abaixo, Craig fala sobre o assunto.

Autor de diversos livros —  entre eles Em Guarda – Defenda a fé cristã com razão e precisão (Ed. Vida Nova), lançado no fim de 2011 no Brasil, — Craig é doutor em filosofia pela Universidade de Birmingham, na Inglaterra, e em teologia pela Universidade de Munique, Alemanha. O filósofo esteve no Brasil para o 8º Congresso de Teologia da Editora Vida Nova, em Águas de Lindóia, entre 13 e 16 de março. Durante o simpósio, Craig deu palestras e dedicou a última apresentação a atacar, ponto a ponto, os argumentos de Richard Dawkins sobre a inexistência de Deus.

Entrevista:

Por que deveríamos acreditar em Deus? Porque os argumentos e evidências que apontam para a Sua existência são mais plausíveis do que aqueles que apontam para a negação. Vários argumentos dão força à ideia de que Deus existe. Ele é a melhor explicação para a existência de tudo a partir de um momento no passado finito, e também a para o ajuste preciso do universo, levando ao surgimento de vida inteligente. Deus também é a melhor explicação para a existência de deveres e valores morais objetivos no mundo. Com isso, quero dizer valores e deveres que existem independentemente da opinião humana.

Se Deus é bondade e justiça, por que ele não criou um universo perfeito onde todas as pessoas vivem felizes? Acho que esse é o desejo de Deus. É o que a Bíblia ensina. O fato de que o desejo de Deus não é realizado implica que os seres humanos possuem livre-arbítrio. Não concordo com os teólogos que dizem que Deus determina quem é salvo ou não. Parece-me que os próprios humanos determinam isso. A única razão pela qual algumas pessoas não são salvas é porque elas próprias rejeitam livremente a vontade de Deus de salvá-las.

Alguns cientistas argumentam que o livre-arbítrio não existe. Se esse for o caso, as pessoas poderiam ser julgadas por Deus? Não, elas não poderiam. Acredito que esses autores estão errados. É difícil entender como a concepção do determinismo pode ser racional. Se acreditarmos que tudo é determinado, então até a crença no determinismo foi determinada. Nesse contexto, não se chega a essa conclusão por reflexão racional. Ela seria tão natural e inevitável como um dente que nasce ou uma árvore que dá galhos. Penso que o determinismo, racionalmente, não passa de absurdo. Não é possível acreditar racionalmente nele. Portanto, a atitude racional é negá-lo e acreditar que existe o livre-arbítrio.

O senhor defende em seu site uma passagem do Velho Testamento em que Deus ordena a destruição da cidade de Canaã, inclusive autorizando o genocídio, argumentando que os inocentes mortos nesse massacre seriam salvos pela graça divina. Esse não é um argumento perigosamente próximo daqueles usados por terroristas motivados pela religião?
A teoria ética desses terroristas não está errada. Isso, contudo, não quer dizer que eles estão certos. O problema é a crença deles no deus errado. O verdadeiro Deus não ordena atos terroristas e, portanto, eles estariam cometendo uma atrocidade moral. Quero dizer que se Deus decide tirar a vida de uma pessoa inocente, especialmente uma criança, a Sua graça se estende a ela.

Se o terrorista é cristão o ato terrorista motivado pela religião é justificável, por ele acreditar no Deus ‘certo’? Não é suficiente acreditar no deus certo. É preciso garantir que os comandos divinos estão sendo corretamente interpretados. Não acho que Deus dê esse tipo de comando hoje em dia. Os casos do Velho Testamento, como a conquista de Canaã, não representam a vontade normal de Deus.

O sr. está querendo dizer que Deus também está sujeito a variações de humor? Não é plausível esperar que pelo menos Ele seja consistente? Penso que Deus pode fazer exceções aos comandos morais que dá. O principal exemplo no Velho Testamento é a ordem que ele dá a Abraão para sacrificar seu filho Isaque. Se Abraão tivesse feito isso por iniciativa própria, isso seria uma abominação. O deus do Velho Testamento condena o sacrifício infantil. Essa foi uma das razões que o levou a ordenar a destruição das nações pagãs ao redor de Israel. Elas estavam sacrificando crianças aos seus deuses. E, no entanto, Deus dá essa ordem extraordinária a Abraão: sacrificar o próprio filho Isaque. Isso serviu para verificar a obediência e fé dele. Mas isso é a exceção que prova a regra. Não é a forma normal com que Deus conduz os assuntos humanos. Mas porque Deus é Deus, Ele tem a possibilidade de abrir exceções em alguns casos extremos, como esse.

O sr. disse que não é suficiente ter o deus certo, é preciso fazer a interpretação correta dos comandos divinos. Como garantir que a sua interpretação é objetivamente correta? As coisas que digo são baseadas no que Deus nos deu a conhecer sobre si mesmo e em preceitos registrados na Bíblia, que é a palavra d’Ele. Refiro-me a determinações sobre a vida humana, como “não matarás”. Deus condena o sacrifício de crianças, Seu desejo é que amemos uns ao outros. Essa é a Sua moral geral. Seria apenas em casos excepcionalmente extremos, como o de Abraão e Isaque, que Deus mudaria isso. Se eu achar que Deus me comandou a fazer algo que é contra o Seu desejo moral geral, revelado na escritura, o mais provável é que eu tenha entendido errado. Temos a revelação do desejo moral de Deus e é assim que devemos nos comportar.

O sr. deposita grande parte da sua argumentação no conteúdo da Bíblia. Contudo, ela foi escrita por homens em um período restrito, em uma área restrita do mundo, em uma língua restrita, para um grupo específico de pessoas. Que evidência se tem de que a Bíblia é a palavra de um ser sobrenatural? A razão pela qual acreditamos na Bíblia e sua validade é porque acreditamos em Cristo. Ele considerava as escrituras hebraicas como a palavra de Deus. Seus ensinamentos são extensões do que é ensinado no Velho Testamento. Os ensinamentos de Jesus são direcionados à era da Igreja, que o sucederia. A questão, então, se torna a seguinte: temos boas razões para acreditar em Jesus? Ele é quem ele diz ser, a revelação de Deus? Acredito que sim. A ressurreição dos mortos, por exemplo, mostra que ele era quem afirmava.

Existem provas que confirmem a ressurreição de Jesus? Temos boas bases históricas. A palavra ‘prova’ pode ser enganosa porque muitos a associam com matemática. Certamente, não temos prova matemática de qualquer coisa que tenha acontecido na história do homem. Não temos provas, nesse sentido, de que Júlio César foi assassinado no senado romano, por exemplo, mas temos boas bases históricas para isso. Meu argumento é que se você considera os documentos do Novo Testamento como fontes da história antiga, — como os historiadores gregos Tácito, Heródoto ou Tucídides — o evangelho aparece como uma fonte histórica muito confiável para a vida de Jesus de Nazaré. A maioria dos historiadores do Novo Testamento concorda com os fatos fundamentais que balizam a inferência sobre a ressurreição de Cristo. Coisas como a sua execução sob autoridade romana, a descoberta das tumbas vazias por um grupo de mulheres no domingo depois da crucificação e o relato de vários indivíduos e grupos sobre os aparecimentos de Jesus vivo após sua execução. Com isso, nos resta a seguinte pergunta: qual é a melhor explicação para essa sequência de acontecimentos? Penso que a melhor explicação é aquela que os discípulos originais deram — Deus fez Jesus renascer dos mortos. Não podemos falar de uma prova, mas podemos levantar boas bases históricas para dizer que a ressurreição é a melhor explicação para os fatos. E como temos boas razões para acreditar que Cristo era quem dizia ser, portanto temos boas razões para acreditar que seus ensinamentos eram verdade. Sendo assim, podemos ver que a Bíblia não foi criação contingente de um tempo, de um lugar e de certas pessoas, mas é a palavra de Deus para a humanidade.

O textos da Bíblia passaram por diversas revisões ao longo do tempo. Como podemos ter certeza de que as informações às quais temos acesso hoje são as mesmas escritas há 2.000 anos? Além disso, como lidar com o fato de que informações podem ser perdidas durante a tradução? Você tem razão quanto a variedade de revisões e traduções. Por isso, é imperativo voltar às línguas originais nas quais esses textos foram escritos. Hoje, os críticos textuais comparam diferentes manuscritos antigos de modo a reconstruir o que os originais diziam. O Novo Testamento é o livro mais atestado da história antiga, seja em termos de manuscritos encontrados ou em termos de quão próximos eles estão da data original de escrita. Os textos já foram reconstruídos com 99% de precisão em relação aos originais. As incertezas que restam são trivialidades. Por exemplo, na Primeira Epístola de João, ele diz: “Estas coisas vos escrevemos, para que o vosso gozo se cumpra”. Mas alguns manuscritos dizem: “Estas coisas vos escrevemos, para que o nosso gozo se cumpra”. Não temos certeza se o texto original diz ‘vosso’ ou ‘nosso’. Isso ilustra como esse 1% de incerteza é trivial. Alguém que realmente queira entender os textos deverá aprender grego, a língua original em que o Novo Testamento foi escrito. Contudo, as pessoas também podem comprar diferentes traduções e compará-las para perceber como o texto se comporta em diferentes versões.

É possível explicar a existência de Deus apenas com a razão? Qual o papel da ciência na explicação das causas do universo? A razão é muito mais ampla do que a ciência. A ciência é uma exploração do mundo físico e natural. A razão, por outro lado, inclui elementos como a lógica, a matemática, a metafísica, a ética, a psicologia e assim por diante. Parte da cegueira de cientistas naturalistas, como Richard Dawkins, é que eles são culpados de algo chamado ‘cientismo’. Como se a ciência fosse a única fonte da verdade. Não acho que podemos explicar Deus em sua plenitude, mas a razão é suficiente para justificar a conclusão de que um criador transcendente do universo existe e é a fonte absoluta de bondade moral.

Por que o cristianismo deveria ser mais importante do que outras religiões que ensinam as mesmas questões fundamentais, como o amor e a caridade? As pessoas não entendem o que é o cristianismo. É por isso que alguns ficam tão ofendidos quando se prega que Jesus é a única forma de salvação. Elas pensam que ser cristão é seguir os ensinamentos éticos de Jesus, como amar ao próximo como a si mesmo. É claro que não é preciso acreditar em Jesus para se fazer isso. Isso não é o cristianismo. O evangelho diz que somos moralmente culpados perante Deus. Espiritualmente, somos separados d’Ele. É por isso que precisamos experimentar Seu perdão e graça. Para isso, é preciso ter um substituto que pague a pena dos nossos pecados. Jesus ofereceu a própria vida como sacrifício por nós. Ao aceitar o que ele fez em nosso nome, podemos ter o perdão de Deus e a limpeza moral. A partir disso, nossa relação com Deus pode ser restaurada. Isso evidencia por que acreditar em Cristo é tão importante. Repudiá-lo é rejeitar a graça de Deus e permanecer espiritualmente separado d’Ele. Se você morre nessa condição você ficará eternamente separado de Deus. Outras religiões não ensinam a mesma coisa.

A crença em Deus é necessária para trazer qualidade de vida e felicidade? Penso que a crença em Deus ajuda, mas não é necessária. Ela pode lhe dar uma fundação para valores morais, propósito de vida e esperança para o futuro. Contudo, se você quiser viver inconsistentemente, é possível ser um ateu feliz, contanto que não se pense nas implicações do ateísmo. Em última análise, o ateísmo prega que não existem valores morais objetivos, que tudo é uma ilusão, que não há propósito e significado para a vida e que somos um subproduto do acaso.

Por que importa se acreditamos no deus do cristianismo ou na ‘mãe natureza’ se na prática as pessoas podem seguir, fundamentalmente, os mesmos ensinamentos? Deveríamos acreditar em uma mentira se isso for bom para a sociedade? As pessoas devem acreditar em uma falsa teoria, só por causa dos benefícios sociais? Eu acho que não. Isso seria uma alucinação. Algumas pessoas passam a acreditar na religião por esse motivo. Já que a religião traz benefícios para a sociedade, mesmo que o indivíduo pense que ela não passa de um ‘conto de fadas’, ele passa a acreditar. Digo que não. Se você acha que a religião é um conto de fadas, não acredite. Mas se o cristianismo é a verdade — como penso que é — temos que acreditar nele independente das consequências. É o que as pessoas racionais fazem, elas acreditam na verdade. A  via contrária é o pragmatismo. “Isso Funciona?", perguntam elas. "Não importa se é verdade, quero saber se funciona”. Não estou preocupado se na Suécia alguns são felizes sem acreditar em Deus ou se há alguma vantagem em acreditar n’Ele. Como filósofo, estou interessado no que é verdade e me parece que a existência desse ser transcendente que criou e projetou o universo, fonte dos valores morais, é a verdade.

Perfil
Nome: William Lane Craig

Profissão: Filósofo, teólogo e professor universitário na Universidade de Biola, Califórnia

Nascimento: 23 de agosto de 1949

Livros destacados: Apologética Contemporânea – A veracidade da Fé Cristã; Em Guarda - Defenda a fé cristã com razão e precisão; ambos publicados no Brasil pela editora Vida Nova

Principal contribuição para a filosofia: Craig foi responsável por reformular o Argumento Cosmológico Kalam (variação do argumento cosmológico que defende a existência de uma primeira causa para o universo) nos seguintes termos: 1) Tudo que começa a existir tem uma causa de existência. 2) O universo começou a existir. 3) Portanto, o universo tem uma causa para sua existência.

Informações pessoais: William Lane Craig é conhecido pelo trabalho na filosofia do tempo e na filosofia da religião, especificamente sobre a existência de Deus e na defesa do teísmo cristão. Escreveu e editou mais de 30 livros, é doutor em filosofia e teologia em universidades inglesa e alemã e desde 1996 é pesquisador e professor de filosofia na Universidade de Biola, na Califórnia. Atualmente vive em Atlanta, nos EUA, com a esposa. Craig pratica exercícios regularmente como forma de combater a APM (Atrofia Peronial Muscular) uma doença degenerativa do sistema nervoso que lhe causou atrofiamento dos nervos das mãos e pernas. Especialista em debates desde o ensino médio, o filósofo passa a maior parte do tempo estudando.
 Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/e-possivel-acreditar-em-deus-usando-a-razao-afirma-william-lane-craig

20 comentários :

  1. A crença em Deus é necessária para trazer qualidade de vida e felicidade? Penso que a crença em Deus ajuda, mas não é necessária

    Craig sou fã de seus argumentos!
    Referente ao que ele diz sobre verdade. ELe acredita que o que ele prega seja a verdade, pois se pegar a biblia, ela diz que deus é a verdade, o caminho, e a luz (e varios outros). Logo para os adeptos ele é a verdade, o caminho e a luz. Mas o que é verdade?
    A palavra verdade pode ter diversos significados, alguns podem dizer q a verdade esta acima de todas as coisas, outro spodem dizer que deus é a verdade e ele esta acima de todas as coisas. Entao depende de onde usa-se apalavra verdade. Algo pode ser verdade pra mim e ao mesmo tempo ser uma mentira pro craig. rs.

    A busca para a verdade é um caminho continuo!


    1) Tudo que começa a existir tem uma causa de existência.
    2) O universo começou a existir.
    3) Portanto, o universo tem uma causa para sua existência.

    A pergunta que fica aqui o que ele quer dizer com universo? Ele quer dizer que tudo que veio a existir no universo tem uma causa inclusive o unvierso em si, mas veja bem quando ele pressupoe esse tipo de argumento tudo fica cinza novamente.E se o universo sempre existiu?vamos supor antes de tudo ser criado existia deus(o que seria uma causa para a existencia do universo), mas em qual universo? Porque quando vc pensa nisso vc tem que enteder deus como agente exterior, eis o problema com isso eis o link com a explicaçao na segunda parte do comentario

    http://www.respostasaoateismo.com/2012/05/video-ciencia-pode-explicar-tudo.html esta na segunda parte de meus comentarios


    Irei modificar o que craig diz

    1) Tudo que começa a existir tem uma causa de existência.
    2) Deus começou a existir.
    3) Portanto, deus tem uma causa pra sua existencia.

    ou

    1) Tudo que começa a existir tem uma causa de existência.
    2) O universo sempre existiu.
    3) Portanto, o universo é a causa dele mesmo existir.

    Nao sei se entendi errrado, o que isso quer dizer. Segundo nosso conhecimento tudo tem uma causa pra existir, o que torna o argumento muito bom, mas esse tipo de argumento vai levar sempre ao mesmo lugar. Se eu entendi errado mandem comentarios.

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    1. Gabriel,
      as suas modificações não funcionam, e eu explico por quê. No máximo você gera argumentos não muito convincentes, porque você usou premissas que não são muito bem aceitas pelo bom senso. Por exemplo, "Deus começou a existir" não é uma premissa válida porque ninguém com bom senso acredita nisso. Se alguém acredita em Deus, acredita que Ele sempre existiu, aliás ele é atemporal por definição. Se Ele começou a existir, ele não é Deus. E "o universo sempre existiu" não é algo que é aceito pela ciência, pelo contrário.

      Esse negócio dos argumentos não significa provar com 100% de certeza que Deus existe. Se as premissas forem 100% verdadeiras, por simples lógica o resultado é 100% correto. Não temos 100% de certeza de que TUDO que começa a existir tem uma causa nem de que o universo começou a existir. Mas todo o conhecimento humano acumulado até hoje e o nosso bom senso nos dá algumas razões para acreditar que essas premissas estão corretas, e daí concluimos que é temos boas razões para acreditar que Ele existe. E isso que diz o argumento cosmológico.

      Abraços, Paz de Cristo.

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    2. Tenho que concordar com vc em diversos, não irei mentir!!!

      Argumento cosmológico

      As coisas existem.
      É possível essas coisas não existirem.
      Qualquer coisa tem a possibilidade de não-existência, todavia existe, se foi causada existir.
      Algo não pode vir a existência desde que deve existir para se vir a existência o que é ilógico.
      Não pode haver um número inifinito de causas para se trazer algo a existência.
      Porque uma regressão inifita de causas não tem nenhuma causa inicial que significa que não há nenhuma causa de existência.
      Já que o Universo existe, deve haver uma causa.
      Deve haver uma causa de todas as coisas, portanto.
      Essa causa deve ser Deus.
      Tomás de Aquino (1224-1274) tinha uma versão do argumento cosmológico chamado Argumento do Movimento. Ele declarou que as coisas em movimento não puderam vir a movimento mas devem ter sido causadas a movimento. Por isso, não pode haver uma regressão infinita de movimentos. Então, deve haver um Movedor. Este Movedor deve ser Deus.
      Forças do argumento

      As forças do argumento cosmológico estão na sua simplicidade e facilidade de compreender o conceito de que não pode haver um número infinito de causas para um evento. Alguns argumentos para a existência de Deus requerem mais raciocínio, terminologia e conceitos, mas este argumento é básico e simples. Assim, é absolutamente lógico afirmar que os objetos não se originam sozinhos e devem, por conseguinte, ter causas.

      Fraquezas do argumento

      Uma das fraquezas do argumento é que se todas as coisas necessitam uma causa para existir, então o próprio Deus também deve, por definição, necessitar de uma causa a existir. Mas isto só empurra para trás e implica que deve haver um número infinito de causas que não podem existir. Isto é paradoxal.
      Assim, por definição, Deus é sem causa.

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    3. MEsmo o argumento cosmologico não lhe da uma razão para acreditar que deus existe, esse argumento não aponta para a existencia de deus, ele aponta diretamente para "deve existir" ou "tem que existir" ,para o argumento não cair em contradição "deus não pode ter uma causa", nem mesmo a ciencia afirma que o universo é infinito ou finito. A extensão do Universo é de difícil cálculo. Dependendo do número de dimensões que se considera, há duas hipóteses para se pensar o assunto:

      O universo é infinito, e portanto não pode ser medido;
      O universo é finito, e portanto pode ser medido.
      No entanto, o atual estágio do conhecimento científico relativo ao universo, e devido ao seu tamanho tão imenso, nos impossibilita o cálculo, pois ainda não sabemos ao certo os seus limites. Tal grandiosidade faz com que o mesmo seja considerado infinito. Alguns cientistas defendem ainda que existem diversas dimensões, incluindo o tempo. Formariam universos coexistentes e interpenetrantes, que não se misturam.


      MAs vc esta certo, esse argumento cosmologico não lhe oferece 100% de certeza, de fato nem 50% de certeza. A unica maneira pra esse argumento funcionar é se basear que deus é sem causa e é facil chegar a conclusao de que a causa do universo existir é deus baseado no argumento cosmologico. Mas fica a pergunta: como provar que deus é sem causa? Se algum dia alguem conseguir essa resposta é game over!!!

      Fui infeliz no comentario acima na formulção de meus comentarios, na vdd isso se deu a falta de procura e interesse em saber o que o argumento cosmologico diz. MAs agora fui atras e gostei de saber o que era. Obrigado Souza por essa oportunidade de melhorar meu nivel de conhecimento sobre os argumentos relacionados a existencia de deus. MAs infelizmente mesmo o argumento cosmologico não é o sufuciente nem em 50% para a existencia de deus pelo fato de "deus tem que ser sem causa" pois se ele tiver uma causa é game over.

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    4. Na verdade, seu pensamento ainda está um pouco impreciso. A questão não é "provar que Deus é sem causa". Deus é sem causa por definição. Se Ele tivesse causa, não seria Deus.

      Os argumentos cosmológicos em geral tentam chegar à conclusão de que existe uma causa não-causada para o Universo. Essa causa é chamada de "Deus". Eles não partem da ideia de Deus a principio, eles chegam à conclusão de que deve existir um ser com essas caracteristicas: não-causalidade, atemporalidade, etc. e chamam esse ser de "Deus".

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  2. Se alguém acredita em Deus, acredita que Ele sempre existiu, aliás ele é atemporal por definição.

    Gostaria de saber de onde surgiu essa palavra definição de que deus é atemporal. Dei uma procurada mas encontrei apenas argumentos que indicam que 'atemporal' é tirado da biblia e não de outro lugar, estou certo?

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    1. Deus é tratado tanto na religião quanto na filosofia, de forma independente. Na filosofia, Deus é o criador do Universo(espaço-tempo), se Ele é o criador do tempo logo Ele não está dentro do tempo, limitado.

      Na religião a Bíblia fala diversas vezes que Deus é Eterno, e que por exemplo "mil anos é como um dia para Deus".

      Abraços, Paz de Cristo.

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    2. /agora entendi, a unica forma que vc tem de dizer pra mim que deus é eterno ou tem diversas outras qualidades é atraves da biblia.

      E ainda me diz que o argumento cosmologico é valido, sendo que o que esta por tras para validar o argumento cosmologico é a biblia. Acho q nao preciso mais me preocupar com a existencia de deus já que o que é valido é a bilbia .DEsculpe mas vc e graig estao mihjando no proprio pé.

      Só uma observação: alguem no mundo conseguiu provar que a biblia é verdadeira? De 20 anos como religioso 5 como ateu, nunca consegui uma afirmação de que a biblia é verdadeira. Até hoje ainda procuro, filosofos, crentes, historiadores, arqueologicos, e o que obtive? Nenhum deles afirmam que a biblia é verdadeira, e graig e vc vem e dizem que para defender tais argumentos tao importantes para a exstencia de deus, é usada a biblia.

      Não acredito, Como hitchens diz, é apenas falacia, e nao acreditei q ele tinha e tem muita razao.

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    3. MAs nao acredito, mas posso levar em consideração.

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    4. Mas você não entendeu!?

      Eu acabei de dizer que a filosofia e o cristianismo encontram Deus de forma independente um da outra... o que eu disse é que a filosofia comprova racionalmente o que a Bíblia diz, não que você precisa da Bíblia para comprovar a filosofia!

      É claro que eu não vou usar a Bíblia para defender nenhum argumento RACIONAL. Mas isso não quer dizer que eu não possa acreditar na Bíblia por fé, é uma opção minha. O que eu defendi RACIONALMENTE aqui (pelo menos aqui nesse post) é a existência de Deus, e apenas isso. Entendeu? Eu acredito sim na Bíblia, mas em momento algum argumentei que ela é verdadeira ou que todos têm que acreditar nela.

      Abraços, Paz de Cristo.

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    5. Entao a biblia nao explica o que é racional.

      Obrigado, por chegar no mesmo ponto q eu!

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    6. O objetivo da Bíblia não é explicar nada sobre como o mundo funciona, ou seja, informações científicas. A Bíblia é um conjunto de registros históricos, poéticos e proféticos que contém uma mensagem espiritual. O tem da Bíblia é o relacionamento de Deus com o homem. A Bíblia nem mesmo se preocupa em provar que Deus existe, ela pré-assume isso (pois já começa com "no princípio criou Deus os céus e a terra"). Por isso a Bíblia deve ser usada no contexto espiritual, nunca no contexto científico, político ou qualquer outra coisa.

      Entendeu?

      Abraços, Paz de Cristo.

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    7. A Bíblia não é um manual científico, de como ligar e desligar as coisas, se e isto que vocês estão pensando.

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    8. Qual a parte de que Deus não pertence a porcaria das religiões vocês não entenderam???? RELIGIÃO MATA, CEGA, OMITE, MENTE...quantas vezes eu que sou um mero ser humano assisti coisas pela televisão que falei: "se, eu fosse Deus, já teria destruído o munda faz tempo! coisas ruim (que fogem do natural) tem seu preço, acaso vós queres plantar batata e colher cebola? mas a caridade, está sim, te aproxima da verdade. Eu DESAFIO a qualquer um que ler isto, QUE TIVER CORAGEM É CLARO!!! A dizer Deus se tu existes dá-me um sinal. peçam coisas loucas, dentro de um âmbito e censo moral divino! Duvido que Deus não vos concederá! Ele vos ama.digo isto porque comigo funcionou!!!!

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  3. Alguns gostam de física? A noção em senso comum de tempo é inerente ao ser humano, visto que todos somos, em princípio, capazes de reconhecer e ordenar a ocorrência dos eventos percebidos pelos nossos sentidos. Contudo a ciência evidenciou várias vezes que nossos sentidos e percepções são mestres em nos enganar. A percepção de tempo inferida a partir de nossos sentidos é estabelecida via processos psicossomáticos, onde variadas variáveis, muitas com origem puramente psicológica, tomam parte, e assim como certamente todas as pessoas presenciaram em algum momento uma ilusão de ótica, da mesma forma de que em algum momento houve a sensação de que, em certos dias, determinados eventos transcorreram de forma muito rápida, e de que em outros os mesmos eventos transcorreram de forma bem lenta, mesmo que o relógio - aparelho especificamente construído para medida de tempo - diga o contrário.
    Embora os pesquisadores não tenham encontrado evidências de um único "órgão do tempo" no cérebro, e de que ainda há muito por se descobrir em relação aos processos cerebrais responsáveis pela nossa percepção de passagem do tempo [Nota 1], é certo que o conceito baseado em senso comum é muito pouco preciso para mostrar-se confiável ou mesmo útil na maioria das situações, mesmo nas práticas onde estamos acostumados a utilizá-lo. A exemplo, todos certamente já afirmaram, de forma a mais natural: "o tempo corre", "este ano passou depressa" ou mesmo "esta aula não acaba". Uma definição científica mais precisa faz-se certamente necessária, e com ela ver-se-á, entre outros, que o tempo, em sua acepção científica, não flui. O tempo simplesmente é!

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  4. estranho isso? Nenhum cientista consegue definir o que é tempo? O TEMPO simplesmente é!

    Significado de Espaço

    s.m. Extensão indefinida que contém e envolve todos os objetos: o espaço é imaginado com três dimensões.
    Extensão limitada, intervalo de um ponto a outro: grande, pequeno espaço.
    A imensidade, a extensão dos ares: os corpos celestes rolam no espaço.
    Intervalo de tempo: no espaço de um ano.
    Distância percorrida por um ponto em movimento: quando um corpo cai livremente, os espaços que ele percorre são proporcionais aos quadrados dos tempos empregados para percorrê-los.
    Art. gráf. Pequena peça de metal, mais baixa que as letras, para separar as palavras.
    Espaço vital, território que uma nação julga necessário adquirir.

    ou seja, não há respostas cientificas que digam com precisão o que é tempo e espaço...!!!

    Deus é a mesma coisa!!! A ideia de colocar Deus em uma caixa chamadas erroneamente de igreja, ou tentar disseca-lo não vai funcionar... a ciência nunca teve, não têm, e nunca terá respostas para estas coisas...Submeter Deus em uma religião também é errada, a Bíblia em nenhum momento fala sobre religião A ou B, pelo contrário, podemos então analisar o termo "RELIGIÂO"

    Religião (do latim religare, significando religação com o divino)a unica crença de descreve isso é o cristianismo, nenhuma outra "religião" descreve algo como o criador que cria alguém que comete erros e se afasta do criador, logo este foi "desligado" e precisa ser religado. Portanto posso concluir que a unica religião é o cristianismo. Certo???

    Portanto no livro escrito por Tiago ele descreve religião de outra forma empregando outro sentido a este termo.

    Tiago 1:27 “A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se isento da corrupção do mundo.”

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  5. isto dá-se a ideia de praticar caridade no nosso dia a dia (mesma coisa é um doente que precisa tomar seus medicamento RELIGIOSAMENTE).

    Deus não se encaixa nos nossos padrões,estilos ou modismos, caso contrario não seria Deus e logo o colocaríamos dentro das nossa definições insuficientes de TEMPO e ESPAÇO.

    O objetivo dessas palavras não é de causar discussões vazias, se o que escrevi faz ou não sentido, é ou não verdade, simplesmente o que é, isto é! Todos somos sujeitos a falhas e erros, não há nenhum mal querer melhorar, pessoas com pouco entendimento, não entenderiam 1/3 d que está escrito em todo este site ou debate, e mesmo assim são felizes dentro do possível. Talvez eu não seja feliz da maneira com que estas levam a vida, muitos ateus, não seriam felizes da maneira que cristão com pouco esclarecimento levam sua crença, mas existe um MAIS, além de religiões, crenças, mitos, cultura, ética, moral entre muito...Existe Deus!!!

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    1. Vini, eu concordo com muita coisa que você falou, mas receio que não com tudo.

      A religião não tenta impor uma definição de Deus, em detrimento da ciência. Primeiro que Deus não é um assunto científico, a ciência nunca vai alcançá-lo, por definição, porque o método científico se restringe a estudar fenômenos da natureza, e Deus é mais do que isso. Por isso Deus é um objeto de conhecimento de um nível mais superior que o científico. Podemos ter uma noção de Deus através da filosofia, mas essa noção é tão limitada quanto você já falou.

      Entretanto, eu acredito que o próprio Deus nos deu uma forma de se revelar mais diretamente a nós, para que pudéssemos conhecê-lo de forma mais profunda. Essa forma inclui o nosso espírito, que é capaz de se relacionar com Ele, e a vinda de Jesus Cristo à terra. O que chamamos de religião é só uma sistematização de ensinamentos e costumes, mas tudo isto está baseado em algo mais profundo que é a revelação do próprio Deus no Universo, em nós e em Jesus Cristo.

      Abraços,Paz de Cristo.

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    2. Vc sabe q se relacionar com deus é o mesmo q se relacionar com um coelho invisivel , nao sabe? A ideia é a mesma, se alguem acredita e sente q eh vdd, e q sua vida foi mudada por esse coelho, não importa o q vc diga, q eh falso, q eh ridiculo, ou q não eh o verdadeiro deus, aquela pessoa nao vai mudar de ideia, pois ja esta enraizado nela.... ja se perguntou q essa conecção q vcs tem com deus pode ser uma forma de se comunicar consigo mesmo, com seu eu interior? JA percebeu q a força pra enfrentar o mundo vem de dentro de vc e nao de fora? Ja se perguntou q o q vc vive pode nao ser real? e se for real? mas e se nao for? vc nao perde nada...só uma coisa....razao... fé nao eh baseada no lado racional e sim no emocional....sentimentos como amor, odio, raiva, paz, fé, é seu lado emocional trabalhando.... eh posivel alguem como eu ter fé, mas não a fé q vc tem pois ja tive.....

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    3. Aqui está a diferença entre acreditar em Deus e acreditar em coelho invisível (no artigo substitua "papai noel" por "coelho invisível" ou por seja lá o que você quiser):

      http://www.respostasaoateismo.com/2011/03/fe-parte-3-de-3-por-que-acreditar-em.html

      Aliás, este texto é apenas a parte 3, também recomendo que você leia a parte 1 e a parte 2.

      http://www.respostasaoateismo.com/2011/03/fe-parte-1-sobre-fe.html

      http://www.respostasaoateismo.com/2011/03/fe-parte-2-sobre-fe-em-deus.html

      Abraços, Paz de Cristo.

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