Pergunta:
Olá, boa noite, amigo. Vi em um blog sobre "como saber se a biblia nao foi escrita pelo diabo?" e nisso, veio em minha mente: "e se na verdade o diabo for deus?"
Respostas ao Ateísmo:
Olá, Samuel.
Sua pergunta parece muito interessante. Mas penso que, se a gente analisar bem, ela não faz muito sentido.
Veja bem: considerando o que sabemos pela fé cristã, Deus é o Ser Eterno, Auto-suficiente, e Todo-Poderoso. O diabo é apenas uma de suas criaturas, que nunca jamais poderia se igualar a Deus em poder ou glória. Então Deus e o diabo são pessoas bem distintas. É claro que o diabo poderia se passar por deus e enganar algumas pessoas, criando um culto de idolatria. Mas Deus providenciou meios para que as pessoas o conhecessem como o verdadeiro Deus: a própria consciência moral humana, que aponta para um bem absoluto; a ordem e perfeição da natureza, que aponta para um Criador perfeito; e a pessoa de Jesus Cristo, que junto com a Bíblia compõem a revelação especial de Deus para a humanidade. É claro que podemos ver defeitos na consciência moral de algumas pessoas, assim como vemos coisas como as doenças na natureza e vemos pessoas distorcendo a Bíblia para obter ganhos próprios. Esses são justamente exemplos de ações do diabo para perverter a perfeita obra divina, mas a existência da exceção apenas confirma a regra, e não o contrário.
Nós, cristãos, não acreditamos no maniqueísmo (isto é, a crença de que há dois deuses iguais em poder mas com polaridades opostas). Há apenas um Deus que é Senhor de tudo, e todo o resto são criaturas subordinadas a Ele. Mesmo o diabo, que aparentemente é um ser rebelde e que luta contra Deus, só continua existindo porque Deus assim o permite, então deve haver algum propósito divino para a sua existência. O livro de Jó (1:6-12) mostra claramente um dos propósitos do diabo: testar a fidelidade dos justos. Na história de Jó ele é descrito como um mero subordinado de Deus, e ele só faz aquilo que Deus autoriza ele a fazer. No Novo Testamento, o diabo e os demônios são descritos como inimigos dos cristãos, pois eles estão a todo tempo nos provocando a pecar contra Deus, testando a nossa fé. Enquanto a nossa luta continuar, ele estará aqui, mas a Bíblia também revela que, no fim dos tempos, o diabo terá o fim que merece (Ap 20.10).
Creio que, portanto, não há como confundir o Deus como ser Criador e Absoluto com o diabo, uma mera criatura e que possui um propósito específico. Ainda assim, acho que sua pergunta ficaria ainda mais interessante se a reformulássemos: e se Deus, o Ser Eterno, Criador e Absoluto, fosse mau?
Aí temos um cenário mais interessante para ser imaginado. Mas note que se o caráter de Deus fosse o Mal Absoluto, então na verdade esse mal seria o "bem" e o que consideramos hoje "bem" seria o mal. Porque o Bem é definido como aquilo que corresponde ao caráter de Deus. E aí, teríamos duas opções: ou (1) o "Deus mau" criaria os humanos de acordo com a sua natureza (Má); ou (2) ele criaria os humanos tendo o contrário da sua natureza. No caso (1), simplesmente não teríamos como perceber que Deus é mau, porque nós teríamos a mesma natureza dele, e para nós o mundo pareceria de acordo como deveria ser. No caso (2), certamente perceberíamos, pois o mundo seria mal e nós seríamos bons, estaríamos a todo mundo percebendo um conflito que existe entre nós e a essência da natureza, que algo está muito errado. Mas não é isso que acontece. Como eu já disse, nós somos capazes de perceber a consciência moral em nós e a ordem e perfeição da natureza a nível essencial, mesmo que encontremos eventualmente falhas superficiais.
Nós identificamos nesse mundo a criação, a ordem, a perfeição, a injustiça e o amor como elementos constitutivos dele. Esses são todos valores que pertencem ao Bem. Se Deus fosse mau, os valores que encontraríamos na essência dele seriam destruição, caos, incompletude, injustiça e ódio. Talvez o mundo nem chegasse a ser criado, afinal um Ser mau tem mais prazer em destruir do que em construir. Um mundo governado pela maldade não pode subsistir por muito tempo.
Abraços, Paz de Cristo.